1374748a53e367c7af52e813c3fe1dff

LINHA DO TEMPO HISTORIA DO BRASIL

By giani
  • Apr 22, 1500

    0 BRASIL FOI CONQUISTADO PELOS PORTUGUESES.

    0 BRASIL FOI CONQUISTADO PELOS PORTUGUESES.
  • Period: Apr 22, 1500 to Dec 30, 1530

    Pré- colonia

    Durante a pre colonizaçao que foi quando Portugal estava explorando o Brasil, fizeram o escambo que foi a troca de armamentos, muniçoes e espelhos de portugal com as tropas indiginas que davam-lhe o conhecimento do territorio e a explorçao do pau- brasil.
  • Mar 19, 1530

    A EXPLORAÇAO

    A EXPLORAÇAO
    O TERRITORIO BRASILEIRO FOI DIVIDIDO ENTRE PORTUGUESES E ESPANHOIS. ESSA DIVISAO FOI CHAMADA DE TRATADO DE TORDESILHAS.
    O PAU BRASIL FOI EXPLORADO POR ATE 30 ANOS APOS A CHEGADA DOS PORTUGUESES E DE ACORDO COM O TEMPO O PRODUTO FOI ACABANDO E OS FRANCESES COMEÇARAM A SE INTERESAR PELO PRODUTO E PELO TERRITORIO. ISSO FEZ COM QUE PORTIUGAL INICIASSE A COLONIZAÇAO EFETIVA DO TERRITORIO.
  • REVOLTA DOOS ALFAIATES

    Quase dez anos depois da conjuraçao mineira ocorreu na Bahia um novo movimento revolucionario. Era diferente da Conjuraçao mineira pelo menos em um aspecto: os conjurados baianos eram pobres. brancos, mestiços e negros. A maioria dos participantes da conjuraçao Baiana eram alfaiates, pedreiros, sapateiros e soldados. entra eles haviam muitos escravos. esse movimento ficou conhecido como Revolta dos Alfaiates.
  • vinda da familia real

    vinda da familia real
  • O BRASIL SE TORNOU INDEPENDENTE.

    O BRASIL SE TORNOU INDEPENDENTE.
    O brasil se tornou independente que foi procalamado por D. Pedro.
  • COROAÇAO DE D. PEDRO I

    D. pedro primeiro foi coroado imperador do Brasil alguns mese depois da proclamaçao da independencia.
  • PRIMEIRO REINADO NO BRASIL

    PRIMEIRO REINADO NO BRASIL
    A História do Brasil Imperial tem início em 7 de setembro de 1823 com a proclamação de Independência do Brasil por D. Pedro I. O término deste período é a Proclamação da República, ocorrida no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889. Durante esta época, o Brasil foi governado por dois imperadores: D.Pedro I e D.Pedro II. Entre os anos de 1831 e 1840, o Brasil foi governado por egentes.
  • PRIMEIRA CONSTITUIÇAO BRASILEIRA

    No começo D. pedro fechou a assembleia constituinte e criou a primeira constituiçao em 1824.
    Durante esse periodo surgiu a primeira constituiçao brasileira que garantia aos cidadoes o direito de propriedade, liberdade e segurança. O nome oficial do país muda de Brasil para Império do Brasil. Essa conmstituiçao exigi a existencia de quatro poderes.: o legislativo, judiciário, o executivo e o que D.pedro criou o moderador que era quando o imperador fazia a ultima decisao.
  • CONFEDERAÇAO DO EQUADOR

    Politicos de outras províncias reagiram contra a decisao de D.pedro I conhecida como o poder moderador. Como exemplo dessa autoritaria apontavam a dissoluçao da Assembleia Constituinte, a expulsao de deputados, a censura à imprensa e posiçao superior do poder moderador. A mais energetica ocorreu nas provincias do Norte. Havia varios motivos desta reaçao energetica, por exemplo quando os menbros da elite se preucuparam com a caida da exportaçao do açucar.
  • A GUERRA DAS CISPLATINA

    Envolvendo as forças do Brasil e da Argentina, uma guerra chamada de "Guerra de Cisplatina". Os dois países disputavam a posse da Banda Oriental. A guerra pronlongou-se e ninguém conseguiu uma vitória, entao argetinos e brasileiros fizeram um acordo no qual a região disputada seria um país independente, o Uruguai.
  • Period: to

    PERIODO REGENCIAL NO BRASIL

    Entre as decadas de 1830 e 1840, varias revoltas questionaram a autoridade ainda em formaçao do governo central no Brasil. aproveitando-se das dificuldades que o governo enfrentava depois da absicaçao de D. Pedro I diversos grupos politicos lutaram por autonomia nas provincias. Para muitos estudiosos, essas lutas essas lutas poderiam ter ocasionado a divisao do pais, se nao tivesse havido energetica e violenta açao do governo central na epoca.
  • Period: to

    PRIMEIRA FASE DO PERIDO REGENCIAL

    A primeira FASE VAI DE 1831 A 1837, quando prevaleceram as ideias dos liberais e certa autonomia nas provincias, e ficou conhecida como avanço liberal.
  • PEDRO DE ALCANTRA NO IMPERIO

    Em 7 de abril de 1831 D. Pedro I abdicou o trono em favor de seu filho Pedro de Alcantra, mais ele nao tinha idade suficiente para governar entao neste caso o pais devria ser governado por um conselho de tres regentes eleios pelo poder legislativo, ate que o herdeiro completasse 18 anos.
  • REVOLTA DA CABANGEM

    A Cabanagem foi uma grande revolta popular iniciada na província do Grão - Pará em 1835. dela participaram milhares de homens e mulheres pobres, negros, indigenas e mestiços que trabalhavam na extraçao de produtos da floresta e vivam em casaas simples e cabanas à beira dos rios. Por esse motivo, os revoltosos eram chamdos de cabanos.
  • REVOLTA DAS ARROUPILHAS

    A Revoluçao Farroupilha, tambem chaamda Guerra dos Farrapos, ocorreu no Rio Grande do Sl e foi a mais longa revolta da historia do Brasil. derou dez anos, de 1835 a 1845. Existem duas hipoteses para o nome da rebeliao. alguns estudiosos dizem que os soldados que lutaram nesse movimento vestiam uniformes esfarrapados. Outros atribuem o nome farrapos ou farroupilha ao apelido dado ao grupo politico dos liberais exaltados.
  • Period: to

    A SEGUNDA FASE DO PERIODO REGENCIAL

    A segunda que vai de 1837 a 1840, foi denmiada regresso conservador. O poder central voultou a se fortalecer, as elitas provinciaisperderam parte da autonomia que haviam conquistado. Muitas das revoltas iniciadas ainda no período do avanço liberal também foram derrotadas.
  • Proclamaçao da Republica

    Proclamaçao da Republica
    Em 15 de novembro de 1889, representantes dops militares, cafeicultores e profissionais liberais levaram adiante o golpe que derrubou a Monarquia. Formaram então o primeiro governo provisório republicano.
  • Period: to

    Periodo da Republica da Espada

    teve seu início quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894. Assim que a monarquia foi derrubada, o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca guiou as decisões tomadas no Brasil. Neste periodo ocorreu a separaçao da Igreja e do Estado, foi instituido o casamento civil, o governo addotou o modelo liberal, as provincias se transformaram em estados, neste periodo o Enclihamento tambem ocorreu.
  • Primeira Revolta da Armada

    Primeira Revolta da Armada
    A primeira foi a revolta da Armada, na qual protestava contra o autoritarismo do governo.
  • Revoluçao Federalista

    Revoluçao Federalista
    Queriam o paralamentalismo e constituiçao própria. E assim Politicos civis recuperaram o comando do país, colocando um fim na repuplica dos militares.
  • Segunda Revolta da Armada

    Segunda Revolta da Armada
    Em setembro de 1893 ocorreu a Segunda Revolta da Armada, que tinha como objetivo de uma nova eleiçao.
  • Period: to

    Republica do café com leite

    Ficou conhecida como “política do café-com-leite” o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado.
  • Period: to

    Semana da Arte Moderna

    A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
  • A Revolta do Forte de Copacabana

    A Revolta do Forte de Copacabana
    Foi a primeira revolta tenentista e teve a participacçao de 300 militares. Liderados pelos tenentes os homens que serviam o forte se revoltaram e tetaram impedir Arthur Bernardes de tomar a presidencia. Ocorreu porque durante a campanha, foi publicado no Jornal do Rio cartas atribuidas a Bernardes que ofendiam o exercito brasileiro. As cartas eram uma fraude. Tropas fieis ao governo isolaram os rebeldes, entretanto 17 tenentes e um civil combateram essas tropas e apenas dois tenetes sobreviveram
  • Coluna Prestes

    Coluna Prestes
    A coluna prestes aconteceu quando as duas forcças tenentistas se uniram e dedicaram-se a dirigir ao interior do Brasil, buscando o apoio da populacçao dos lugares por onde passavam para realizarem novas revoltas contra o governo. Assim nascia a chamada coluna prestes, pois ambas as tropas pasaram a ser lideradas por Luis Carlos Prestes.
  • Period: to

    Revolta de 1924

    Na revolta de 1924, os tenentes representavam toda a sociedade lutando contra as oligarquias politicas. Causaram novas revoltas em SP E RS. Foram liderados por Isodoro Dias Lopes e causaram mais de 500 mortes. Como a ofensiva armada do governo era mais forte as tropas tenentistas foram obrigadas a abandonar. Essa guerra durou 23 dias.
  • CRISE DE 1929

    CRISE DE 1929
    EM 1929 UMA GRAVE CRISE ABALOU A ECONOMIA E A POPULACÇAO DE VARIOS PAISES. O EPISODIO MAIS CONHECIDO FOI A QUEDA NO VALOR DAS AÇOES NEGOCIADAS NA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK. PROVOCANDO A FALENCIA DE EMPRESAS E BANCOS E LEVANDO MILHOES DE TRABALHADORES A FICAREM DESEMPREGADOS.
  • Governo Provisorio

    Governo Provisorio
    os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo. Pela imposição do presidente, vários militares passaram a controlar.Dessa maneira, consolidou-se um clima de tensão entre as velhas oligarquias e os tenentes interventores.conflito teve maior força em São Paulo onde as oligarquias locais convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas. originou-se a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.
  • REVOLUÇAO DE 1930

    REVOLUÇAO DE 1930
    COMO A CRISE OS NEGOCIANTES NAO PODIAM MAIS VENDER E NEM COMPRAR E ISSO AFETOU PRODUTORES E COMERCIANTES DE OUTRO PAISES QUE DEPENDIAM DISSO. FOI O CASO DO BRASIL QUE DEIXOU DE VENDER MILHOES DE SACAS DE CAFE PARA ESSE MERCADO FAAZENDO O PREÇO DESPENCAR 50%.
  • REVOLUÇAO DE 1930

    REVOLUÇAO DE 1930
    COMA DIMINUIÇAO DO PODER ECONOMICO DOS CEFEICULTORES, AS ALIANÇAS POLITICAS QUE DEFENDIAM E SUSTENTAVAM OS GOVERNANTES NA PRIMEIRA REPUBLICA, SE DESFEZ. ASSIM ALEM DOS PROBLEMAS ECONOMICOS HOUVE UMA DESAVENÇA ENTRE AS ELITES MINEIRAS E PAULISTAS QUANTO A INDICAÇAO DO CANDIDATO QUE SUCEDERIA O PRESIDENTE WASHINTON LUIS.
  • Governo Constitucionalista

    Governo Constitucionalista
    O Governo Constitucionalista durou de 1934 a 1937. Era basicamente o conflito entre duas alianças. Uma era a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a outra era a ANL (Aliança Nacional Libertadora). A AIB defendia a consolidação de um governo centralizado capaz de conduzir a nação a um “grande destino”. A ANL era favorável à reforma agrária, à luta contra o imperialismo e à revolução por meio da luta de classes. Vargas anulou a Constituiçao de 34 e governou por 15 anos.
  • Period: to

    PRODUTOS

    O BRASIL TEVE TRES TIPOS DE PRODUTOS NA COLONIZAÇAO, O PAU BRASIL, A CANA DE AÇUCAR, E A MINERAÇAO.
  • FIM DO PRIMEIRO REINADO

  • RESTAURADORES CARAMURUS

  • REVOLTAS REGENCIAIS

    Durante as Regencias, inumeras revoltas ocorreram nas províncias brasileiras. Diante dessa situaçao, Feijo teria afirmado que " o vulcao da anarquia ameaça devorar o Imperio."