1200px pedro américo   independência ou morte   google art project

Brasil independente

  • Period: to

    A sociedade brasileira do primeiro reinado

    A sociedade brasileira do primeiro reinado era formada pela elite nacional, classe média, trabalhadores livres, africanos escravizados.
    Sobre a cultura, a educação, a arte e demais aspectos culturais da sociedade brasileira ainda tinha bastante influência europeia. A educação infantil desenvolveu-se de forma lenta. A cultura popular era fruto da mistura de várias etnias (principalmente indígenas, africanas e europeias).
  • Period: to

    Guerras de Independência

    A Guerra da Independência do Brasil é uma série de eventos ocorridos entre 1821 a 1824, no contexto do processo de Independência do Brasil. Na Guerra da Independência os brasileiros combateram em ambos os lados. E foi formalmente encerrada em 1825, quando a independência foi reconhecida por Portugal e pelo Reino Unido, por meio da assinatura do Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    A constituição de 1824 teve início em 1923 em na assembleia constituinte con uma discussão sobre uma criação de uma constituição para o Brasil (na época império). Como os partidos políticos da época tinham ideias diferentes e alguns desacordos, para colocar fim a isso D. Pedro 1º fechou a assembleia e fez uma nova constituição baseada nas leis portuguesas. Características da constituição eram a criação do poder moderador, divisão do Brasil em 18 províncias, catolicismo como religião oficial.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    As províncias de Pernambuco, Paraiba, Rio Grande do Norte e Ceara se uniram e criaram o regime republicano.
    Os lideres da revolta objetivavam a criação de um novo país na região e contrario à escravidão.
  • Period: to

    A guerra da Cisplatina

    A guerra da cisplatina aconteceu entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata. Esse foi o primeiro conflito do Brasil como nação independente, ocorrido entre 1825 a 1828.
    O resultado de todo o confronto foi desastroso para o Brasil, que, além de perder a cisplatina, teve que enfrentar uma intensa crise econômica, que contribuiu para aumentar o descontentamento e a oposição ao governo, e o pior de tudo foi que a maior parte das batalhas não passaram de escaramuças sem grandes resultados.
  • Crise e abdicação de D. Pedro 1º

    Crise e abdicação de D. Pedro 1º
    Ocorreu por conta da:
    -Dívida acumulada pelo Brasil por financiar a guerra da Cisplatina
    -Impopularidade do imperador
    -Noite das garrafadas
    entre outros fatos, que fizeram Dom Pedro abdicar e voltar para Portugal
  • Period: to

    Rusga

    Durante o período regencial, dois grupos políticos que disputavam o poder das províncias de Mato Grosso. A disputa era entre a Sociedade Filantrópica e a Sociedade dos Zelosos da Independência.
    Seus objetivo era solucionar a crise econômica e consequentemente o aumento da miséria social.
    O movimento não durou muito, logo foi repreendido e alguns participantes foram presos e outros foram condenados.
  • Revolta dos Malês

    A revolta dos Malês aconteceu por conta da da mais tratos que ocorriam com os escravizados e por conta da determinação do catolicismo como religião principal. O seu objetivo foi implantar uma monarquia islâmica no Brasil e acabar com a escravidão, e isso resultou num massacre dos Malês pelo exército e a guarda nacional
  • Period: to

    Cabanagem

    A revolta ocorreu no Pará, e foi criada por escravisados e homens livres que estavam descontentes com os governos local e nacional.
    Seu objetivo era estabelecer um governo que melhorasse as condições de vida da população e expulsar os portugueses.
    Os Cabanos foram completamente derrotados pelas forças militares do governo regencial e mais de 30 mil pessoas morreram.
  • Period: to

    Farroupilha

    Foi uma revolta que aconteceu no Rio Grande do Sul, onde ocorreu o questionamento do preço baixo dos produtos estrangeiros e dos altos impostos, com o objetivode se separar do Brasil e implantar uma república, após muito tempo de conflitos decidiu negociar com os farrapos o preço dos produtos estrangeiros e anistiar os participantes da revolta
  • Period: to

    Sabinada

    A sabinada foi uma revolta por volta de 1837-1838 na Bahia, suas causas foram a não aceitação do governo regencial por parte dos liberais, e seus principais objetivos eram tornar a província da bahia independente mas após tanto lutar, em 1838 o movimento foi contido, líderes foram mortos e mais 1300 pessoas morreram
  • Period: to

    Balaiada

    A balaiada foi uma revolta por volta de 1838-1840 por conta da decadência da produção de algodão e disputa entre liberais e conservadores.
    seu principal objetivo era tomar poder do local e melhorar a economia e condições sociais.
    Após dois anos de luta os líderes foram reprimidos e houveram mais de 12 mil mortes.
  • Golpe da maioridade

    O golpe da maioridade foi uma medida tomada por representantes liberais em antecipação da maioria de D. Pedro de Alcântara. Em 18 de julho de 1840, devido à instabilidade causada pelo período de regência, D. Pedro foi coroado o segundo imperador do Brasil com apenas 14 anos.
  • Parlamento 2º reinado

    Em 1847, foi instituído no Brasil o regime de governo parlamentarismo. Que foi denominado de "parlamentarismo às avessas" por funcionar diferente do inglês
    Ele funcionava da seguinte forma, D.Pedro ll nomeava o presidente do Conselho dos Ministros. O presidente do Gabinete e o imperador nomeavam os membros do Conselho. Eram convocadas as eleições para a Câmara dos Deputados. E o imperador poderiam usar o Poder Moderador para destruir o presidente do Gabinete.
  • Period: to

    Guerra do Paraguai

    Guerra que ocorreu pela disputa dos rios na região do rio da Prata, que teve de um lado Brasil, Argentina e Uruguai ( Tríplice Aliança), contra o Paraguai.
    O fim do conflito trouxe prejuízos a todos, mas principalmente o Paraguai que teve cerca de 176 mil mortos e não conseguiu recuperar o desenvolvimento social e econômico que tinha antes da guerra.
  • Imigração do segundo reinado

    Para o início da imigração dos estrangeiros para o Brasil, criou-se uma lei de terras, que impossibilitava estrangeiros de comprar terras nos seus 3 primeiros anos aqui, que incentivou mais pessoas de fora vir para cá, mas com isso, eles acabaram ficando endividados e foram obrigados a trabalhar nas fazendas de café por longos tempos, e com o tempo, começaram a ser tratados pelos fazendeiros como escravos, desincentivando mais pessoas de virem para o Brasil
  • Period: to

    Movimento Abolicionista

    O movimento abolicionista consiste no conjunto de indivíduos e instituições que se opunham à escravidão, é que nasceu do iluminismo e da reforma protestante.
    Tais leis como a Lei do ventre livre e a Lei Eusébio de Queirós contaram com a influência desses grupos
    Na metade do século XIX os clubes abolicionistas que procuravam lutar contra escravidão se multiplicaram, e entre 1870 a 1880 o movimento ganhou ainda mais reconhecimento e força
  • Lei Áurea

    Em 1888, a pressão polular levou a princesa Isabel a assinar a abolição definitiva da escravidão, batizada de Lei Áurea. E a abolição sem a indenização aos antigos senhores de escravizasdos acabou por retirar de forma definitiva o apoio deles ao governo imperial.
  • Lei Áurea

    Em 1888, a pressão polular levou a princesa Isabel a assinar a abolição definitiva da escravidão, batizada de Lei Áurea. E a abolição sem a indenização aos antigos senhores de escravizasdos acabou por retirar de forma definitiva o apoio deles ao governo imperial.
  • Proclamação da República

    A República foi proclamada por Deodoro da Fonseca um monarquista. 
    Ele e os militares pretendiam derrubar apenas o gabinete do Visconde de Ouro Preto. No entanto, levado ao ato da proclamação, mesmo doente, Deodoro age por acreditar que haveria represália do governo monárquico com sua prisão e de Benjamin Constant, devido à insurgência dos militares.
    A República não favorecia em nada aos mais pobres e também não contou com a participação desses na ação efetiva.
  • Period: to

    Revolução praieira

    O governo se organizava de maneira preferencial a certos grupos políticos, e com isso a população ficou aborrecida. Em 1848, na Província de Pernambuco, a oposição dos Liberais aos Conservadores que estavam no poder gerou um conflito armado, que ficou conhecida como Revolução Praieira
  • Lei de terras

    A lei de terras consiste na determinação queda prioridades terras no país somente seria reconhecida por meio da posse de um documento assinado por um juiz, que comprovasse a compra e que para os imigrantes não havia possibilidades de compra em seus três primeiros anos no pais.