Proclamacao da republica

Historia do Brasil

  • Apr 22, 1500

    Conquista do território pelos portugueses

    Conquista do território pelos portugueses
    Vindas dos portugueses pra conquistar a terra que ja era deles de acordo com o Tratado de Tordesilhas.
  • Period: Apr 22, 1500 to Sep 11, 1534

    Fase pré-colonial

    Fase definida pela estraçao do pau-brasil pela pratica de escambo. (escambo troca de coisas)
  • Feb 4, 1534

    Início da colonização

     Início da colonização
    início da colonização - Capitanias Hereditárias e engenhos - 1534
  • Revolta de Beckman

    A Revolta de Beckman foi uma rebelião ocorrida em 1684, como uma reação de proprietários rurais do Maranhão, aos abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão, instalada na região dois anos antes, em 1682, por ordem do governo português.
  • Guerra dos Emboabas

    Conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, envolvendo os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil). O confronto tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descoberatas na região das Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.
  • Guerra dos Mascates

  • Revolta de Vila Rica

    A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, foi um movimento social de caráter nativista que ocorreu em 1720 na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais).
  • Conjuracao Mineira

  • Conjuracao Baiana

  • Vinda da famíla real ao Brasil

  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

  • Revolucao Pernambucana

  • Retorno de D. João VI e sua Corte a Portugal

    Em 1820, ocorreu a Revolução do Porto, sendo que os revolucionários vitoriosos passaram a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição. Pressionado pelos portugueses, D. João VI resolveu voltar para Portugal, em abril de 1821. Deixou em seu lugar, no Brasil, o filho D. Pedro como príncipe regente.
  • Period: to

    Reinado de D. joão VI no Brasil

    Além de trazer transformações no jogo econômico, o governo de Dom João VI empreendeu outras mudanças. Adotada como capital do império, a cidade do Rio de Janeiro sofreu diversas modificações. Missões estrangeiras vieram ao país avaliar as riquezas da região, a Biblioteca Real foi construída, o primeiro jornal do país foi criado. Além disso, novos prédios públicos foram estabelecidos. A Casa da Moeda, Banco do Brasil, a Academia Real Militar e o Jardim Botânico foram algumas das obras públicas do
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    O Primeiro Reinado foi a fase da historia do Brasil que corresponde ao governo de D.Pedro primeiro. Tem inicio em 7 se setembro de 1822, com a Independencia do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicacao de D.Pedro primeiro. O governo de D.Pedro primeiro enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independencia, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposicoes politicas internas.
  • Indepednência do Brasil

    Foi quando Brasil ficou idempendente de Portugal. E nao tinha que tomar ordens do rei de Portugal.
  • Period: to

    Periodo Regencial

    O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).
  • Period: to

    Segundo Reinado

    O Segundo Reinado iniciou-se com a declaração de maioridade de Dom Pedro II, realizada no dia 23 de julho de 1840. Na época, o jovem imperador tinha apenas quatorze anos de idade e só conseguiu ocupar o posto máximo do poder executivo nacional graças a um bem arquitetado golpe promovido pelos grupos políticos liberais. Até então, os conservadores (favoráveis à centralização política) dominaram o cenário político nacional.
  • Abolicao da Escravidao

    Abolicao da Escravidao
    Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época.
  • Period: to

    O período da República Velha ou Primeira República

    A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.
    A insatisfação com a eleição de Júlio Prestes, em 1930, deu à elite os motivos para derrubar os fazendeiros paulistas que estavam no poder, através da Revolução de 1930. Era o fim da República Velha e o início da Era Vargas.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil. No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.
  • Governo de Marechal Deodoro da Fonseca

    O Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil após a Proclamação da República de 15 de novembro de 1889.
    Em 23 de novembro de 1891, o presidente Marechal Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo após a ameaça do almirante da Marinha Custódio de Melo de bombardear a Baía de Guanabara.
  • Governo de Marechal Floriano Peixoto

    Governo de Marechal Floriano Peixoto
    Floriano Peixoto foi o vice de Deodoro da Fonseca e assumiu a presidência após a renúncia deste. Floriano recebeu o apoio de militares florianistas e de oligarquias estaduais antideodoristas.
    O presidente achou necessário governar pela força devido aos inúmeros problemas enfrentados pela nação e ganhou com isso o apelido de "Marechal de Ferro".
    Em 1893 ainda enfrentou mais 2 revoltas:
    1)A Revolta Federalista do Rio Grande do Sul
    2)A Revolta da Armada.
  • Period: to

    Coluna Prestes

    A Coluna Miguel Costa Prestes, mais conhecida como Coluna Prestes, foi um movimento liderado por militares, que faziam oposição à República Velha e às classes dominantes na época. Teve início em abril de 1925, no governo de Artur Bernardes (1922-1926).
    No início da década de XX, o Brasil vivia sob o domínio das oligarquias rurais e setores médios urbanos, como os militares, por exemplo, começaram a questionar este poder e a pressionar por mais investimentos nas forças armadas.
  • A Revolta do Forte de Copacabana

    A Revolta do Forte de Copacabana
    A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi uma revolta tenentista ocorrida na cidade do Rio de Janeiro (capital do Brasil na época) em 5 de julho de 1922. Foi a primeira revolta tenentista da República Velha. Teve a participação de 17 militares e um civil. Descontentamento dos tenentes com o monopólio político do poder no Brasil por parte das oligarquias (principalmente ricos fazendeiros) de Minas Gerais e São Paulo.
  • Revolta de 1924

    Revolta de 1924
    A Revolta de 1924 foi o maior conflito bélico já ocorrido na cidade de São Paulo.
    A República Velha brasileira é marcada por ser um período de proeminência de oligarquias políticas que dominavam o país. O principal produto da pauta de exportação era o café, o que garantia poderio político e econômico aos seus produtores. Mas essa fase também é marcada por instabilidades e revoltas vindas de setores da população que desejavam modificar o restrito cenário político. A Revolta de 1924, também cham
  • Period: to

    Governo Provisório

    Sendo reforçado por um amplo conjunto de forças, o primeiro mandato de Getúlio Vargas como presidente teve a presença de vários grupos aliados. Classes médias, a burguesia urbana, as oligarquias dissidentes, banqueiros, industriais e militares formavam outra configuração política. Nesse quadro, as antigas oligarquias não tinham seu poder completamente expurgado, mas agora teriam que dividi-lo junto ao interesse desses novos nichos. A era Vargas foi de 1930 ha 1934.
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Revolução de 1930 é o nome do movimento (erroneamente identificado como revolução, tendo características mais semelhantes às de um golpe de estado) que pôs fim à Primeira República Brasileira, conhecida popularmente como "República Velha" ou "República do Café com Leite".
    O movimento de 30 insere-se num contexto social e econômico de grande apreensão, não só dentro das fronteiras brasileiras, mas no mundo todo. Com a quebra da Bolsa de Nova Iorque ocorrida em outubro de 1929.
  • Period: to

    O governo constitucional

    Valendo-se da manutenção dos setores que o apoiavam e o vazio político ainda gerado pela Revolução de 1930, Getúlio Vargas alcançou mais um mandato presidencial. Desta vez, conseguiu ser eleito de forma indireta pelos integrantes da Assembleia Constituinte. Só com o fim do seu mandato é que haveria a realização de eleições presidenciais com votação direta. O governo constitucional foi de 1934 – 1937.
  • Period: to

    Estado Novo

    Sistema político de caráter ditatorial que foi implantado no país, na pessoa do Presidente Getúlio Vargas, a partir de 10 de novembro de 1937. Através da cadeia de estações rádio-difusoras, Getúlio anunciou a implantação do Estado Novo, instituindo um período de despotismo que duraria até 29 de outubro do ano de 1945. Em 1938, já com a eleição marcada, e que tinha como candidatos José Américo de Almeida e Armando de Sales Oliveira, o governo delatou a existência de um plano comunista