Images

História do Brasil

  • Apr 22, 1500

    Conquista do território pelos portugueses em 1500

    Conquista do território pelos portugueses em 1500
    Pela vinda dos portugueses para conquistar a terra que ja era deles de acordo com o tratado de tordesilhas.
  • Apr 22, 1500

    Fase pré-colonial de 1500 até 1534

    Fase pré-colonial de 1500 até 1534
    Durante esse período Portugal limitou-se a enviar para o Brasil expedições de reconhecimento e de defesa e iniciou a extração do pau-brasil.
  • Feb 5, 1534

    início da colonização Capitanias Hereditárias e engenhos 1534

    início da colonização Capitanias Hereditárias e engenhos 1534
    Portugal dava início à colonização efetiva de suas terras na América, visando compensar os efeitos negativos e, proteger seus domínios ameaçados pelas ambições estrangeiras.
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    Um reação de proprietários rurais do Maranhão, aos abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão, instalada na região dois anos antes, em 1682, por ordem do governo português.
  • Guerra dos Palmares

    Guerra dos Palmares
    Os maus tratos, a supressão da liberdade e a forma violenta dos colonos portugueses ao lidarem com os escravos negros geraram uma concentração quilombola na região Nordeste do país que ficou conhecida como Palmares. O quilombo foi crescendo aos poucos, com a adesão de escravos fugitivos, até ocupar uma área territorial de cerca de 200 km².
  • Guerra dos Emboabas

    Guerra dos Emboabas
    Por volta do final do século XVII, os paulistas que residiam na capitania de São Vicente encontraram ouro no sertão. Este fato fez com que muitos garimpeiros e portugueses fossem para aquela região.
  • Guerra dos mascates

    Guerra dos mascates
    Foi rebelião de caráter nativista, ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife.
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    Várias manifestaçoes contra a Coroa Portuguesa no período colonial.
  • Conjuraçao Mineira

    Conjuraçao Mineira
    Foi a participaçao de pessoas ricas (fazendeiros, mineiros, padres) que queriam a continuaçao do trabalho escravo. Eles foram julgados, condenados e presos.
  • Conjuraçao Baiana

    Conjuraçao Baiana
    Foi a participaçao de pessoas pobres, principalmente a dos afaiates, que sempre sofriam e queriam a aboliçao da escravidao. Eles foram esquartejados, presos e enforcados. E o motivo dessa revolta foi de impostos, queiam melhores condiçao de vida e também queria que Brasil fosse livre.
  • Vinda da Familia real no brasil

    Vinda da Familia real no brasil
    Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves
    Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi a designação oficial assumida em 16 de dezembro de 1815, a elevação do então Estado do Brasil (1621-1815), uma colónia portuguesa, a reino unido com o Reino de Portugal e Algarve, devido à transferência da família real e da nobreza portuguesa para o Brasil. Tal aconteceu por ordem do então Príncipe-regente Dom João Maria de Bragança (futuro Rei Dom João VI), após as invasões napoleônicas a Portugal.
  • Indepedencia do Brasil

    Indepedencia do Brasil
    Ums fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.
  • Primeiro Reinado

    Primeiro Reinado
    Termina em 7 de abril de 1831
    - é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I.
    - O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.
  • Segundo Reinado

    Segundo Reinado
    em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
    O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.
  • Abolição da escravidão

    Abolição da escravidão
    Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época.
  • Proclamação da República

    No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
  • Governo de Marechal Deodoro da Fonseca

    Foi do ano de 1889 á 1991
    - Floriano enfrentou protestos da oposição que não o aceitava como presidente.
    - Floriano usou da violência para acabar com as duas revoltas da armada e federalista
    - Apoiava a classe média menos favorecida tomando medidas eficazes para diminuir o custo de vida.
  • Governo de Marechal Floriano Peixoto

    Peixoto mandou construir casas, diminuir os altos valores dos aluguéis e até mesmo isentar os mais pobres de pagar os altos impostos cobrados
  • A Revolta do Forte de Copacabana

    A Revolta do Forte de Copacabana
    Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha brasileira. Foi feita por 17 militares e 1 civil que reivindicavam o fim das oligarquias do poder.
  • Revolta de 1924

    Revolta de 1924
    Foi o maior conflito bélico já ocorrido na cidade de São Paulo.
  • Coluna Prestes

    Coluna Prestes
    Foi um movimento político-militar brasileiro e ligado ao tenentismo.
    - exigência do voto secreto
    - defesa do ensino público
    - obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Colocou fim à Primeira República Brasileira, conhecida popularmente como "República Velha" ou "República do Café com Leite".
  • Governo Constitucional

    Governo Constitucional
    Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.
  • Governo Provisório

    Governo Provisório
    Revolução de 1930, onde Getulio Vargas assume o poder durante 4 anos ate que se tenha criado uma nova constituição.
  • Estado Novo

    Estado Novo
    É o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
  • Período Regencial

    Período Regencial
    anos entre 1831-1840
    Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos. A Constituição brasileira do período determinava, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).
    - Regência Trina Provisória (1831), Regência Trina Permanente (1831 a 1835), Regência Una de Feijó (1835 a 1837), Regência Interina de Araújo Lima (1371), Regência Una de Araújo Lima (1838 a 1840).