Images (1)

Primeiro Reinado

  • Period: to

    Guerras de Independência

    É uma série de eventos ocorridos entre 1822 a 1824, no contexto do processo de Independência do Brasil. que foi encerrada em 1824, quando a independência foi formalmente reconhecida por Portugal e pelo Reino Unido, por meio da assinatura do Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal. A Guerra da Independência pode ser considerada uma guerra civil Luso-Brasileira.
    https://images.app.goo.gl/oKMF3wQawtp8vuXTA
  • Period: to

    Construção de 1824

    A primeira Constituição brasileira foi outorgada por d. Pedro I em 25 de março de 1824, e conferiu as bases da organização político-institucional do país independente. Em 1822 d. Pedro convocou uma assembleia constituinte com a tarefa de elaborar uma Constituição para o Brasil. Instalada em 3 de maio de 1823, a assembleia foi dissolvida pelo imperador em 12 de novembro deste mesmo ano, devido ao descontentamento de d. Pedro.
    https://images.app.goo.gl/7iDv9c4Faw7t8QLx9
  • Period: to

    Confederação do Equador

    A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste do Brasil em 1824, durante o período imperial. Foi uma reação à Constituição outorgada por dom Pedro I no mesmo ano. Essa Constituição mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.
    *termino:dia 29 do 11 de 1824*
    https://images.app.goo.gl/SKv7YhgQnRuUxXiQ8
  • Period: to

    Guerra da cisplatina

    A Guerra da Cisplatina foi um conflito armado entre Brasil (Império do Brasil) e Províncias Unidas do Rio da Prata (antigas províncias do Vice-reinado espanhol do Rio da Prata),a região era motivo de disputas entre Portugal e Espanha desde o final do século XVII. Até 1816 a região foi território espanhol. Porém, em 1816, ela foi invadida e anexada a coroa portuguesa.
    https://images.app.goo.gl/5rbSXDLkrMW9owor8
  • Period: to

    Sociedade e Cultura do 1°reinado

    Mantém os privilégios das elites agrárias, principalmente a continuidade do regime escravocrata. Aos poucos, porém, seu governo assume caráter centralista e despótico que desagrada aos interesses provinciais.
  • Period: to

    Queda e abdicação de D. Pedro I

    A Abdicação de D, Pedro I, ocorrida em 7 de abril de 1831, deveu-se a uma série de complicações políticas nascidas dos interesses de brasileiros e portugueses, à época,após setembro de 1822, quando o Brasil foi proclamado independente pelo então Príncipe Regente D. Pedro, seguiram-se uma sequência de conflitos militares e políticos no Brasil que objetivavam assentar as bases do novo governo, sob o regime imperial.
    https://images.app.goo.gl/s8WMW7o582tHzSiA7
  • Period: to

    Periodo Regencial

  • Period: to

    Cabanagem

    A Cabanagem, revolta popular do período regencial, que ocorreu na província do Grão-Pará (hoje, estado do Pará, região Norte do Brasil),recebeu esse nome por causa dos muitos revoltados que moravam em cabanas às beiras de rios e eram chamados de cabanos,os cabanos reivindicavam melhores condições de vida e trabalho, e a elite procurava maior participação nas decisões politico administrativas da província, ambos se uniram num movimento de protesto pela independência da província do Grão-Pará.
  • Period: to

    Rusga

    A chamada Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atuais Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros o que na verdade ocorreu em Cuiabá.https://images.app.goo.gl/TmmcTrFWvR5zvVes5
  • Period: to

    Revolta dos Malês

    A Revolta dos Malês foi uma revolta do período regencial. Aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, em Salvador, na Bahia. Foi uma revolta que se destacou no período por ter motivação religiosa, tendo sido levada a cabo por escravos de religião islâmica, os chamados malês, que diferiam dos escravos tradicionalmente trazidos ao Brasil, que possuíam muitas vezes, diferentes religiões próprias.https://images.app.goo.gl/kTEV5i3ZTnKavj3A9
  • Period: to

    Revolução farroupiha

    Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolta dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, foi uma das revoltas provinciais que aconteceram no território brasileiro durante o Período Regencial. Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração (10 anos), e, além disso, foi uma das que apresentaram maior ameaça à integridade territorial brasileira,organizada como um movimento da elite gaúcha, a Guerra dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo.
  • Period: to

    Sabinada

    A Sabinada foi um levante armado ocorrido na província da Bahia, entre novembro de 1837 e março de 1838, tendo como palco principal a cidade de Salvador,o nome do movimento se deve a seu líder, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, republicano, médico, jornalista e revolucionário federalista.Uma das principais causas foi a insatisfação diante da falta de autonomia política e administrativa da província, pois aos olhos dos revoltosos, o governo regencial era ilegítimo.
  • Period: to

    Balaiada

    A Balaiada foi uma luta popular que sucedeu na província do Maranhão durante os anos de 1838 e 1841,a revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos.O nome dessa luta popular provém dos "balaios", nome dos cestos fabricados na região.
  • Period: to

    Golpe da maioridade

    O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, garantiu a D. Pedro II o cargo de imperador quando ele tinha 14 anos, em 1840.Oficialmente chamado de Declaração de Maioridade, foi a estratégia do partido liberal para dar fim ao Período Regencial ( 1831-1840), em que o Brasil passou a ser governado por regências, após a abdicação de D. Pedro I (pai de D. Pedro II) como imperador do País. *ACONTECEU EM 1840*
  • Period: to

    Segundo Reinado

  • Period: to

    Parlamentarismo no segundo reinado

    O parlamentarismo funcionava de forma contrária ao inglês,o que lhe rendeu o título de parlamentarismo às avessas,Aqui o imperador D.Pedro II nomeava o presidende do Conselho dos Ministros,que ocupava cargo semelhente ao de primeiro-ministro,o presidente do Gabinete e o Imperador nomeavam os outros membros.
  • Period: to

    Imigração no segundo reinado

    A imigração estrangeira para São Paulo cresceu após a iniciativa particular de formar núcleos coloniais.já em 1840,esse sistema começou a ser introduzido em São Paulo quando o Senador Vergueiro mandou vir de Portugual colonos para sua Fazenda Ibicaba.Foi primeira experiência de emprego de mão de obra livre europeia na chamada "grande lavoura".Vergueiro concluira que o financiamento da imigração ficaria mais barato que a compra e a manutenção de escravos.
  • Period: to

    Revolução praieira

    A Revolução Praieira foi um conflito ocorrido durante o período imperial brasileiro. Seu centro foi Pernambuco, a então mais importante província do Nordeste brasileiro. Economicamente, possuía alto valor pela pujança de sua economia açucareira. Politicamente, o estado, representado por sua elite açucareira, gozava de alto prestígio junto ao governo central no Rio de Janeiro.
  • Period: to

    Lei de terras

    A iminência ao fim da escravidão e a recente entrada de uma grande quantidade de imigrantes no Brasil geraram entre os membros da elite agrária nacional o temor de ter a posse da terra ameaçada.
    Tal situação fez com qur esses membros pressinassem o governo, que promulgo a Lei de Terras.Essa lei determinava que a propriedade de terras no país somente seria reconhecida por meio da posse de um documento assinado por um juiz,comprovando a compra do lote.
  • Period: to

    Guerra do Paraguai

    A Guerra do Paraguai foi reflexo da consolidação das nações da bacia platina (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) e resultou em enorme destruição e grande saldo de mortos. Conflito de maior duração e proporção de toda a história da América do Sul, a Guerra do Paraguai foi um grande divisor de águas para todos os países envolvidos.
  • Period: to

    Movimento abolicionista

    A aprovação da Lei Áurea foi uma conquista popular, fruto do crescimento que o movimento abolicionista teve na segunda metade do século XIX. O movimento abolicionista no Brasil agrupou pessoas de diferentes classes sociais que agiam de diversas maneiras na luta pela abolição da escravatura. Incluída no movimento abolicionista não está apenas a ação da parcela livre da sociedade mas também a resistência dos escravos.
  • Period: to

    lei áurea

    A Lei Áurea (Lei nº 3.353), foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro II, no dia 13 de maio de 1888.A lei concedeu liberdade total aos escravos que ainda existiam no Brasil, um pouco mais de 700 mil, abolindo a escravidão no país.
    A sanção dessa lei resultou numa vitória dos conservadores que aboliram escravidão sem pagar indenização aos fazendeiros.
  • Period: to

    Proclamação da República

    A Proclamação da República no Brasil ocorreu dia 15 de novembro de 1889 tendo à frente o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), que se tornou o primeiro presidente do Brasil. O evento representou o fim da Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime presidencialista no Brasil.