Bandeira brasil

Historia do Brasil

  • Apr 22, 1500

    conquista do território pelos portugueses

     conquista do território pelos portugueses
    Chegada dos portugueses para conquistar o territorio que ja era deles pelo tratado de tordesilhas
  • Period: Apr 22, 1500 to Jan 1, 1534

    Fase pre-colonial

    Extração do pau-brasil atraves da pratica do escambo.
  • Jan 1, 1534

    Início da colonização - Capitanias Hereditárias e engenhos

    Início da colonização - Capitanias Hereditárias e engenhos
    No inicio da colonização, as capitanias hereditárias foram criadas no Brasil para administrar a colonia em 1534 pelo rei de Portugal. Nelas foram criadas pelos engenhos.
  • Revolta de Beckman

    Revolta de Beckman
    A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684.
  • Guerra dos palmares

    Guerra dos palmares
    Palmares foi o maior quilombo já existente em número de quilombolas. Chegou a ocupar uma faixa de terra de 200km, e sua permanência incomodava os senhores de engenho.
  • Guerra dos Emboabas

    Guerra dos Emboabas
    Conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, envolvendo os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil). O confronto tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descoberatas na região das Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.
  • Guerra dos Mascates

    Guerra dos Mascates
    A Guerra dos Mascates foi uma rebelião de caráter nativista, ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife.
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, foi um movimento social de caráter nativista que ocorreu em 1720 na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais).
  • Inconfidencia Mineira

    Inconfidencia Mineira
    A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.
  • Conjuracao Baiana

    Conjuracao Baiana
    Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa.
  • Vinda da famíla real ao Brasil

    Vinda da famíla real ao Brasil
    Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
  • Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves

    Brasil torna-se Reino Unido de Portugal e Algarves
    Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de reino. Embora não tivesse se tornado um país independente, passava a ter condição de igualdade com a antiga metrópole do reino, Portugal.1815
  • Revolução Pernambucana

    Revolução Pernambucana
    Revolução Pernambucana de 1817
    Revolução Pernambucana de 1817 Revolução PernambucanaO que foiA Revolução Pernambucana foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro.Causas- Insatisfação popular com a chegada e funcionamento da corte portuguesa no Brasil, desde o ano de 1808. O questionamento maior era com relação a grande quantidad
  • Retorno de D. João VI e sua Corte a Portuga

    Retorno de D. João VI e sua Corte a Portuga
    Ciente das inquietações políticas que vinham acontecendo no país, dom João retornou a Portugal e decidiu deixar seu filho dom Pedro no Brasil, com príncipe regente.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil
    A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

    O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I. O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.
  • Period: to

    Período Regencial

    O Período Regencial é uma época da História do Brasil entre os anos de 1831 e 1840. Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos de idade. A Constituição brasileira do período determinava, neste caso, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).
  • Period: to

    Segundo Reinado

    O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
    O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.
  • Abolição da Escravidão

    Abolição da Escravidão
    Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo e
  • Period: to

    Governo de Marechal Deodoro Fonseca

    A República do Brasil foi proclamada no dia 15 de novembro de 1889. Pondo fim a mais de 70 anos de monarquia, o início da República foi marcado por sérias crises políticas e econômicas.
  • Proclamação da Republica

    Proclamação da Republica
    No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo.
  • Period: to

    Governo de Marechal Floriano Peixoto

    Floriano Peixoto foi o vice de Deodoro da Fonseca e assumiu a presidência após a renúncia deste. Floriano recebeu o apoio de militares florianistas e de oligarquias estaduais antideodoristas.