Slslslssl

Primeiro Reinado

  • Guerras de Independência

    Guerras de Independência
    Depois de 7 de setembro de 1822 teve muitas manifestações dos militares portugueses que moravam no Brasil que eram contra a Independência. Para não colocar em risco a liberdade que conquistou de Portugal Dom Pedro I teve que ser rápido, ele queria expulsar as tropas portuguesas do Brasil. Dom Pedro I contratou militares ingleses e franceses para combater porque ele não tinha um exercito.Dom Pedro I venceu as guerras em 1825 e Portugal reconheceu a Independência do Brasil.
  • Period: to

    Cultura e Sociedade no primeiro reinado

    Sociedade no primeiro reinado se caracterizava pela elite nacional, os grandes proprietários de terra,comerciantes e funcionários públicos.A classe média era formada por profissionais militares e membros do baixo clero.Classe formada por trabalhadores livres e estrangeiros.E a classe dos escravos.A cultura teve grande influencia dos europeus.Peças teatrais estrangeiras eram apresentadas,era comum festa religiosas católicas se destacando o entrudo.A população adotou musica e danças dos escravos.
  • Period: to

    Informações das Imagens

    Gerras das Independências: Pintura ''A Proclamação da Independência'' de René François Moureaux 1844.
    Confederação do Equador:Pintura ''Estudo para Frei Caneca'' de Antonio Parreiras 1918.
    Constituição de 1824:Pintura ''D. Pedro I'' de Manuel de Araújo 1826
    Crise e Abdicação:Pintura''A abdicação do primeiro Imperador do Brasil, D. Pedro I'' de Aurélio Figueiredo 1911.
    Rusgas: Quadro ''As Rusgas'' pintado por Moacyr Freitas
    Revolta do Malês:pintura em papel Jules Sinéty 1838
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    Elaborar a constituição para o Brasil era muito importante então D.Pedro I convocou assembleia para organizar a Constituição do Brasil. Nesse projeto membros da constituinte e o imperados foram contra e debates entre portugueses e brasileiros se estendeu até 1823 quando D.pedro mandou fechar a Assembleia.A constituição elaborada foi outorgada em 25 de março de 1824 dividida entre 4 poderes: Legislativo,Executivo,Judiciário e Moderador onde D.Pedro I tinha amplos poderes.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Foi um movimento politico em 1824 que começou entre os pernambucanos e o governo.Os líderes pernambucanos não estavam contentes com a interferência de D.Pedro I na politica e chamaram seus vizinhos,CE,PBe RN para se unir a eles.Queriam um novo pais com um regime republicano.Teve participação da elite,comerciantes e até classe popular e escravos.O imperador mandou tropas para acabar com o movimento e os líderes foram presos e D.Pedro I retomou a autoridade de todo territória brasileiro
  • Period: to

    Guerra da Cisplatina

    Foi um conflito no Sul com inicio em 1825 entre o Brasil e as Províncias Unidas Do Rio da Prata, hoje a Argentina. As Províncias Unidas queriam negociar a posse da Província Cisplatina e o governo brasileiro não aceitou, começando assim um conflito. Então D.Pedro I pediu ajuda com apoio financeiro para a Inglaterra. Depois de 3 anos, em 1828, o Brasil reconheceu que perdeu e abriu mão da Província Cisplatina que se tornou independente.
    *Pintura de: Juan Manuel Blanes.
  • Crise e abdcação

    Crise e abdcação
    Os brasileiros acusavam D.Pedro I de não ser um com administrador das financias do país,foi recebido com protestos ao chegar em MG pela morte de um dos críticos do seu governo,quando voltou para RG foi recebido com uma festa organizada pelos portugueses e isso causou confrontos que duraram 3 dias,Noite Das Garrafadas.A crise fez com que D.Pedro I abdicasse do trono colocando seu filho de 5 anos no lugar.Como era menor o Brasil foi governado por regentes.
  • Rusgas

    Rusgas
    Essa manifestação era consequência de uma crise econômica na província de Mato Grosso, disputavam grupos políticos. Com a crise os pagamentos dos salários estavam atrasados e a miséria estava aumentando. Alguns integrantes do movimento foram condenados a morte e outros a pena de galés que era pena de trabalho forçado.
  • Revolta do Malês

    Revolta do Malês
    Os Malês se revoltaram em Salvador contra a escravidão eram os africanos e algo brasileiro muçulmano. Esse movimento que foi freado com violência pela guarda nacional e exercito. O movimento foi marcado por execuções,prisões,torturas e deportação
  • Period: to

    Revolução Farroupilha

    Essa província ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, onde participavam a elite. A insatisfação com a cobrança de impostos na região e com o indicado para presidente da província causou essa revolta.Liderados por Bento Gonçalves e Giusepe Garibaldi,proclamaram a Republica Rio-Grandense e Republica Juliana.
  • Period: to

    Sabinada

    Revolta nas província da Bahia liderados pelos liberais que eram contra o governo regencial queriam a independência da Bahia.Os revoltosos prometeram dar liberdade aos escravos que lutassem pela causa.As tropas oficiais invadiram salvador causando a morte de cerca do 1300 rebeldes.No final lideres foram presos e pena de morte, que se reverteu em pena de exílio da província.
  • Period: to

    Balaiada

    Foi uma revolta que aconteceu no Maranhão. Surgiu porque queriam condições de vida melhores,participaram os vaqueiros,escravos e outros de classe baixa.
    Os liberais e conservadores estavam preocupados com essa revolta e se uniram contra balaios pedindo ajuda ao governo regencial que mandou tropas para acabar com a rebelião.Durante o conflito quase todos os revoltosos e os lideres principais foram mortos.
  • Golpe da Maioridade

    Golpe da Maioridade
    Foi um movimento liderado pelos deputados liberais,aprovando um projeto um projeto de lei para antecipar a maioridade.Isso aconteceu por causa da instabilidade politica do Brasil.Assim Dom Pedro de Alcântara foi coroado imperador do Brasil ao 14 anos.O golpe da Maioridade colocou fim a esse período. *Imagem:''Retrato do Imperador Dom Pedro II'' Pintura de Felix Taunay
  • Period: to

    Imigração no segundo reinado

    O tráfico de escravos estava proibido, os agricultores principalmente os cafeicultores tiveram dificuldade para conseguir mão de obra e começaram a contratar os imigrantes que viam ao Brasil em grande quantidade.Os imigrantes procuravam melhorar de vida, mas com o sistema de parceria que os donos de terra bancavam eles não conseguiam juntar dinheiro para comprar suas próprias terras e pararam de vir para o país causando uma crise.O governo decidiu pagam o custo de viagem e um salário mensal.
  • parlamentarismo

    parlamentarismo
    Foi estabelecido no Brasil baseado no modo inglês, mas funcionava ao contrario e se deu o nome do parlamentarismo ás avessas.
    O parlamento era submisso ao poder e aos interesses de D,Pedro ll, ele nominava o presidente do conselho dos ministro.
    imagem= Caricatura de Faria publicada em mequetrefe em 19/1/1878
  • Period: to

    Revolução praieira

    Foi um movimento que aconteceu no Brasil, em pernambuco. Esse movimento aconteceu por causa das disputas politicas, senadores do partido conservador proibiram a aprovação do 1 senador do partido liberal. Os parlamentares se revoltaram e os deputados do partido liberal começaram a revolta, contando com ajuda do parte da população que tambem não estavam satisfeita com a politica. As principais reivindicações eram o voto livre e universal e a liberdade de imprensa.
  • Lei de terras

    Lei de terras
    Essa lei determinava que a compra de propriedade de terra no Brasil só seria reconhecida com o documento assinado por um juiz.Os imigrantes não podiam comprar nos primeiros 3 anos.Juízes corruptos imitiam documentos falsos garantindo que pessoas com menos posses não tivesse acesso as terras ficando a posse com a elite.E as terras produtivas nas mãos dos grandes latifundiários confirmada na Constituição de 1824 foi reforçada pela Lei das Terras.
    Imagem=fandango negro no Campo/1822/Augustos
  • Period: to

    Guerra do Paraguai

    Foi um conflito onde o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança, Argentina,Uruguai e Brasil.O ditador do PAR Francisco S. Lopes queria conquistar terras na região da Bacia do Prata.O PAR queria ter uma saída para o Oceano Atlântico.O conflito começou quando um navio brasileiro foi preso palos paraguaios,Paraguai invadiu MT,Corrientes e RS.PAR perdeu a batalha do Riachuelo e o controle do Rio Paraná.Terminou com a captura de Solano Lopes.Os países enfrentaram grandes dificuldades financeiras.
  • Period: to

    Movimento Abolicionista

    Foi um movimento político que defendeu e lutou para acabar com a escravidão no Brasil.Políticos,advogados,médicos,jornalistas,artistas,estudantes participaram desse movimento.Com esse movimento o Brasil teve grandes conquistas:Lei do Ventre Livre,Lei dos Sexagenários e Lei Áurea.A Lei Áurea concede liberdade a todos os indivíduos que eram escravos no Brasil.
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    Apos uma batalha longa dos abolucionistas para acabar com a escravidão finalmente em 13 de Maio de 1888 a princesa Isabel assinou a lei Áurea que acabou com a escravidão no Brasil.
    Imagem: Reprodução lei Áurea 1888.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    O sistema de monarquia não correspondia mais as necessidades da população que desejava mais democracia e menos autoritarismo.Então aconteceu um golpe militar liderado por Marechal Deodoro da Fonseca em 15/11/1889, acabando com a monarquia e começando a República Federativa e Presidencialista no Brasil.Marechal Deodoro assumiu a presidência da República provisoriamente
    imagem: Proclamação da República- tela a óleo de Benedito Calixo em 1893