Bandeiras portugal brasil bom 300x222

BHG

  • Period: Feb 15, 1500 to

    Colonia

    Periodo em que o Brasil era colonia de Portugal. Até independencia
  • Period: Feb 17, 1500 to Feb 17, 1530

    Pau Brasil

    Periodo em que os Portugueses exploraram os Pau Brasil qual valia muito.Os portugueses fizeram escambo com os indios, os indios traziam o Pau-Brasil para eles e eles davam coisas com pouco valor para os indios.
  • Apr 22, 1500

    Chagada dos Portugueses

    Chagada dos Portugueses
    Quando Pedro Alvares Cabral chegou nesssa terra O Brasil. Vieram para o Brasil para tomar posse de suas terras, definido pela tratado de tordesilhas, que dizia que tudo que estava a oeste da linha imaginaria pertencia a Espaha e a leste a Portugal.
  • Feb 15, 1530

    Captanias hereditarias

    Captanias hereditarias
    Ano em que o Brasil foi dividido em Captanias hereditarias que passavam de pai para filho. Essa sociedade era patriarcal, então quer era dono mandava em tudo, ou seja, mandava na terra na familia e nos acontecimentos em seu engenho.
  • Period: Feb 17, 1530 to

    Cana de Açucar

    Tempo em que o Brasil usufruia de cana de Açucar como principal produto economico. A cana era de boa qualidade. Esse periodo economico acabou quando os holandeses, começaram a produzir cana de qualidade semelhante e cobrar mais barato.
  • Period: to

    Escravidão no Brasil

    A escravidão começou nas lavouras de cana de açucar e so acabou quando Princesa Isabel aboliu a escravidao
  • Period: to

    Ciclo do Ouro

    Quando o Brasil tinha como fonte de renda o ouro, por isso a população se mudou mais para o sul e a capital foi mudada para o Rio de Janeiro. Nesse tempo os Portugueses cobravam impostos muito altos e por isso houve varias revoltas.
  • Vinda da Familia Real

    Vinda da Familia Real
    A Familia Real veio para o Brasil, pois Napoleão Bonaparte estabeleceu o Bloqueio Continental, que fallava que todos of paises europeus não podiam comercializar com a inglaterra, e Portugal continuou comercialisando com os ingleses e então vieram para o Brasil escoltados pelos ingleses para fugir de Napoleão.
  • Revolução Liberal do Porto

    Revolução Liberal do Porto
    Foi uma revolução Liberal que aconteceu na cidade do Porto, que se espalhou rapidamente para outras regiões do pais, até chegar na capital lisboa. Essa revolução conquistou oapoio da burguesia, do clero, da nobreza e do Exército e dos estratos sociais portugueses.
  • Elevação a Reino Unido

    Foi quando, para fugir de Napoleão, a Familia real veio para o Brasil e o Brasil virou a cede do governo Portugues e por isso virou Reino unido a Portugal e Algavares. Com isso o Brasil ganhou autonomia administrativa.
  • Independencia do Brasil

    Independencia do Brasil
    Dia em que D.Pedro I declarou a independencia do Brasil de Portugal, e disse sua famosa frase "Independencia ou Morte!"
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    Essa constituição foi elaborada 1 ano após a Proclamação da Independencia. Ficou conhecida como constituição da mandioca, pois era de voto censitário e por isso só os grandes proprietarios rurais votavam.Nessa constituição existiam quatro poderes: O legislativ, o Judiciario, o executivo e o Moderador, que era um poder só do imperador que era a chave de toda a organização e era o poder acima de todos os outros, esse poder tinha poder sobre todos e nada passava sem ele aprovar.
  • Confederação do Equador

    Foi um movimento REvolucionario que aconteceu no nordeste e foi a principal reação contra a tendencia absolutista de D. Pedro I
  • Guerra da Cisplatina

    Guerra da Cisplatina
    Envolveu Forças do Brasil e de Bueno Aires, as duas forças estavamk disputando a posse da Banda Oriental, que incluia a antiga colonia do Sacramento. Depois 1821.
  • Problemas com o Trono de Portugal.

    O irmão de D. Pedro, Miguel, fez uma maracutaia e robou o trono que tinha que ser da Maria da Gloria, filha de D. pedro.
  • Problemas economicos no imperio

    o imperio teve vários problemas economicos, mas o principal foi a falencia do banco odo Brasil.
  • Morte do Líbero Badaró

    Morte do Líbero Badaró
    Assasinato do jornalista Líbero Badaró, D. Pedro tinha algo a ver com isso.
  • Abdicação de D. Pedro I

    Abdicação de D. Pedro I
    Diversos motivos levaram D. Pedro a abdicar de seu trono, como o Desfecho da Cofederação do Equador, a constituição de 1824 a falencia do Banco do Brasil entre muitos outros.
  • Period: to

    Periododo Regencial

    Começou após a abdicação de D. Pedro I, que por diversos abdicou de trono e deixou seu filho Pedro de Alcantata no poder. Como Pedro de Alcantara era menor de Idade, seu pai deixou Regentes para reinar por seu filho, e tornou-o principe regente
  • Fases do Periodo regencial

    Fases do Periodo regencial
    A época pode ser dividida em fases. A primeira vai de 1831 a 1837, quando prevaleceram as idéias dos liberais e certa autonomia nas provincias , e ficou conhecida como avanco liberal. A segunda que vai de 1837 a 1840 foi denominada regresso conservador.
  • Restauradores

    Defendiam a volta de D. Pedro ao poder, absolutista. Pertenciam lá os comerciantesportugueses ligados ao comercio colonial e militares de alta patente. Os mariores nomes eram José Bonifácio e silva.
  • Liberais exaltados

    Defendiam a centalização do poder, autonomia administativa das provincias. Faziam parte os profissionais liberais, pequenos comerciantes, fincionarios publicos comerciantes, funcionarios publicos modestos e militares de baixa patente. Cipriano Barata, Borges da fonseca, Migguel Farias Rangel de Vasconcelos e Augusto May. Jornais: A Malagueta, A sentinela da liberdade. Sociedade federalista.
  • Liberais Moderados

    Lutavam pela preservação da unidade territorial do país. defendiam a monarquia, mas sem absolutismo. Queriam manter a escravidão e a ordem social. Muitos desejavam ampliar o poder dos governantes das provincias. Grandes proprietariosrurais de são paulo rio de janeiro, Minas gerais e do nordeste do pais. Diogo Antonio Feijó, Evaristo de Veiga, e Bernardo Pereira Vasconcelos. Jornal: A Aurora. Sociedade defensora de independência
  • Cabanagem

    A Cabanagem foi uma revolta popular que aconteceu entre os anos de 1835 e 1840 na província do Grão-Pará.Embora por causas diferentes, os cabanos e os integrantes da elite local se uniram contra o governo regencial nesta revolta. O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. Os cabanos pretendiam obter melhores condições de vida (trabalho, moradia, comida). Já os fazendeiros e comerciantes, que lideram a revolta, pretendiam obter maior participação nas decisõe
  • Farroupilha

    Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.Descontentamento político com o governo imperial brasileiro;Busca por parte dos liberais por maior autonomia para as províncias;Revolta com os altos impostos cobrados no comércio de couro e charque, importantes produtos da ecoomia do
  • Revolta do Males

    Revolta do Males
    A chamada Revolta dos Malês registrou-se de 25 a 27 de Janeiro de 1835 na cidade de Salvador, capital da então Província da Bahia, no Brasil. Consistiu numa sublevação de caráter racial, de escravos africanos das etnias hauçá e nagô, de religião islâmica, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos. O termo "malê" deriva do iorubá "imale", designando o muçulmano.
  • Sabinada

    Sabinada foi uma revolta autonomista que ocorreu entre 6 de novembro de 1837 e 16 de março de 1838, na Província da Bahia, no Império do Brasil. Teve como líder Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira. Durante o Período regencial (1831-1840), o conflito se estabeleceu em torno da questão da centralização monárquica e do federalismo republicano, mobilizando principalmente setores das camadas médias urbanas - comerciantes, profissionais liberais e oficiais militares. Os ânimos na capital baiana s
  • Proclamação da Republica

    Proclamação da Republica
    Foi um acontecimento politico-militar que começou uma republica federativa presidencialist. DIsbancou uma monarquia monarquia constitucional parlamentarista e deu fim ao Imperador D. Pedro II.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    Após a proclamação, fo iinstituido o governo provisório republicano, com Marechal Deodoro como presidente e Floriano peixoto como seu vice.
  • Period: to

    República Militar

    Durnate esse período, o país foi governado por Marechal Deodoro e Floriano Peixoto. Eram comuns as revoltas e e resistências de restauração à monarquia.
  • Period: to

    Revoltas da Primeira Republica

    Revolta da Armada 1893-1894
    Revolucao federalista 1893- 1895
    Guerra de Canudos 1893- 1897
    Revolta da Chibata 1910
    Guerra do contestado 1912 - 1916
    Greves operarias 1917 - 1919
    Revolucao de 30 1930
  • Period: to

    Período da República do Café com leite.

    Revezavam no poder representantes do Partido Republicano Paulista e do Partido Republicano Minerio. Nesse per'iodo os latufindiarios eram chamados de coron'eis e existiam muitas formas de corrup'c~ao, como o clientelismo e o voto de cabresto.
  • Semana da Arte Moderna

    Semana da Arte Moderna
    Realizada em Sao Paulo para retornar as raizes da cultura brasileira.
  • Revolta do forte

    Revolta tenentista, em que revoltoso tomaram o forte de copacabanda, e houve comate com as forcas do governo, haviam 17 tenentes e um civil.
  • Revoltas de 1924

    Revoltosos tomaram a capital auliata por 23 dias e depois diante das forcas do governo tiveram que sair
  • Crise de 1929

    Foi quando a bolsa de NY caiu e os compradores do cafe nao compravam mais em tanta quantidade, que causou o preço do cafe a cair.
  • Period: to

    Governo e Suicídio de Vargas

    Vargas criou a Justiça do Trabalho, criou o salário mínimo, as Leis do Trabalho,. os direitos trabalhistas (carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.)
    Investiu muito na área de infraestrutura, e também criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
    Seu segunda mandato não teve muito sucesso e ele acabou cedendo à pressão e se suicidou com um tiro
  • Crise de 1930

    Foi uma revolução contra os paulistas que tinha eleito, talvez de forma fraudosa, o candidato a presidente Washington Luiz, outros estados fizeram uma aliança e apoiaam Getulio Vargas ao Poder.
  • Period: to

    Governo Provisorio

    Periodo do governo de Vargas em que ele suspendeu a constituicao, fechou orgao legislaivos e indicou militares ligados ao tenentsmo para comandar os estados
  • Period: to

    GOverno COnstitucional

    Periodo do Governo de Vargas em que ele fez mudancas na constituicao, tais como voto secreto, direitos trabalhistas, nacionalizacao da economia e o presidente devia ser eleito de forma indireta.
  • Period: to

    Estado Novo

  • Period: to

    Governo Dutra

  • Eleição de Vargas

    Getúlio foi candidato do PTB e foi eleito derrotando a UDN, que tinha como candidato Eduardo Gomes, e o PSD, que tinha como candidato Cristiano Machado.
  • Suicídio de Vargas

    Getúlio sente as primeiras dificuldades encontradas em seu governo e sentiu a pressão. Eles tomou a descisão de se suicidar e escreveu uma carta de suicídio e se matou com um tiro.
  • Eleição de JK

    Atravez de uma união de 6 partodos, JK foi eleito presidente do Brasil, com 35% dos votos. e foi eleito como seu vice João Goulart.
  • Period: to

    Governo de JK

    Durnante seu governo JK tinha o plano de metas que combinava com o lema 50 anos em 5, a maior realização de JK durante seu governo foi a construção de braília, a cidade localizada no centro do país, com isso ele pretendia trazer o desenvolvimento para o centro do país e tirar da costa.
  • Period: to

    Governo de Jânio Quadros

    Sem um projeto eficiente para resolver os principais problemas econômicos do país, Jânio viu sua popularidade cair em função do aumento da crise econômica, pelo crescimento da dívida externa e da inflação (heranças do governo JK).As medidas econômicas tomadas por seu governo surtiram pouco efeito. Seu governo também teve muitas polêmicas tais como:
    - Proibição das brigas de galo.
    - Proibição do uso de biquínis nas praias.
    - Proibição do lança-perfume.
  • Construção de Brasília

    Construção de Brasília
    Durante seu mandato, JK constriu brasília, com isso ele quis mudar a capital para o centro do país, dando fácil locomocão e acesso para todod o país e também trazer o desenvolvimento para o centro e tirar as pessoas da costa.
  • Eleição de Jânio Quadros

    Jânio Quadros foi eleito em 1960 e ganhou as eleições em cima de Henrique Lott e Ademar Barros. Essa acenssão do presidente populista foi quase irresistível, e o carisma desse homem o levou a presidência.
  • Period: to

    Ditadura Militar

    Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
  • AI-1

    AI-1
    Confere aos Comandantes-em-chefe das Forças Armadas o poder de suspender direitos políticos e cassar mandatos legislativos, excluída a apreciação judicial desses atos
  • Period: to

    Castelo Branco

    Declarou democrasia e quando assumiu ficou atutoritário. Decretou o AI-2 e criou uma nova constituição para o Brasil.
  • AI -2

    AI -2
    Modifica a Constituição do Brasil de 1946 quanto ao processo legislativo, às eleições, aos poderes do Presidente da República, à organização dos três Poderes
  • Period: to

    GOVERNO COSTA E SILVA

    eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país. A UNE organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil.
  • AI - 5

    AI - 5
    Suspende a garantia do habeas corpus para determinados crimes; dispõe sobre os poderes do Presidente da República de decretar: estado de sítio, nos casos previstos na Constituição Federal de 1967; intervenção federal, sem os limites constitucionais; suspensão de direitos políticos e restrição ao exercício de qualquer direito público ou privado; cassação de mandatos eletivos;, tambem chamado de "CALA BOCA GERAL"
  • Period: to

    GOVERNO MEDICI

    Emílio Garrastazu Medici. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como " anos de chumbo ". A repressão à luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artística são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas e escritores são investigados, presos, torturados ou exilados do país.
  • Period: to

    Milagre Economico

    O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhões de empregos pelo país. Algumas obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niteroi.Porém, todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros
  • Period: to

    GOVERNO DA JUNTA MILITAR

    Entrou no lugar do Costa e Silva que estava doente.Dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN sequestram o embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertação de 15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso. Porém, em 18 de setembro, o governo decreta a Lei de Segurança Nacional. Esta lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de "guerra psicológica adversa, ou revolucionária, ou subversiva".
  • Period: to

    GOVERNO GEISEL

    Geisel que começa um lento processo de transição rumo à democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.