-
De acordo com o livro Projeto EDUCOM (Andrade, P. F., & Albuquerque Lima, M. C. M.,
1993), documento referencial que resgata a história e consolida os diferentes fatos que
caracterizam a cultura de informática educativa existente no país, as primeiras iniciativas na
área tiveram suas raízes plantadas na década de setenta, quando, pela primeira vez, em 1971,
discutiu-se o uso de computadores no ensino de Física, em seminário promovido em
colaboração com a Universidade de Dartmouth/USA. Informa, -
Após esse evento o computador passou a ser visto, efetivamente, como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. E, consequentemente, alvo de políticas públicas do governo brasileiro, para a educação;
-
A proposta do Projeto Educom seria de levar computadores às escolas públicas brasileiras.
Seu principal objetivo foi estimular o desenvolvimento da pesquisa multidisciplinar voltada para a aplicação das tecnologias de informática no processo de ensino-aprendizagem. Com este fim, a Comissão Especial de Informática da Educação (CE/IE) elaborou e aprovou, em 1983, o Projeto Educom. Das vinte e seis instituições públicas que se candidataram para sediar um dos centros piloto, responsáveis pela pesqui -
O Projeto FORMAR, implementado em 1987, foi criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC, sob a coordenação do NIED/UNICAMP, e ministrado por pesquisadores e especialistas dos demais centros-piloto integrantes do projeto EDUCOM.
-
A finalidade do PRONINFE era “Desenvolver a Informática Educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica imprescindível ao êxito dos esforços e investimentos envolvidos”.
-
Ingresso aos 2 anos de idade no Colégio Júlia Fialho.
-
O PROINFO, praticamente uma releitura do projeto PRONINFE, teve maior incentivo financeiro e é o mais abrangente no território nacional entre todos os projetos, através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).
-
Ingresso aos 17 anos, na Universidade Estadual do Ceará.
-
Ingresso no ano de 2011, aos 18 anos, na Universidade Estadual do Ceará.
-
Ingresso aos 4 anos de idade no Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro