Educação e mídias : uma relação delicada

  • Mar 28, 1000

    Apresentação

    Apresentação
    UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
    CURSO DE PEDAGOGIA
    DISCIPLINA TIC
    EXEMPLO DE TIME LINE baseado no texto Educação e mídias uma relação delicada de Marcia Barbosa da Silva , publicado na revista Olhar de Professor , nº 14, vol. 1.
  • Mar 28, 1010

    Criadores da Time Line

    Criadores da Time Line
    Acadêmicos do 4º ano em Licenciatura em Pedagogia
    Alice Wojciki e Jonathan Garcia
  • Ratio Studiorum

    Ratio Studiorum
    Em 1559 , foi publicada a primeira edição do Ratio Studiorum. A Ratio Studiorum era um “conjunto de normas criadopara regulamentar o ensino Este livro era o manual pedagógico de ensino que os jesuítas utilizavam . A educação brasileira teve influência da educação dos jesuitas . Os registros desta educação demonstram que os Jesuitas utilizavam como recursos didáticos os desenhos de nossa flora , fauna e outras imagens dando enfasse ao registro e a demonstração como auxiliares do aprendizado.
  • Didatica Magma de Comenios

    Didatica Magma de Comenios
    Jean Amos Comênios , muitas vezes citado como Comênio foi considerado o primeiro autor a utilizar imagens em suas produções , dentre elas a famosa Didatica Magna que tras orientações de recursos a ser utilizados o que demonstra a simulação do real e pela qual o aluno pode participar ativamente pela experimentação.
  • Educação nova

    Educação nova
    Nesta época a educação nova começa a influenciar as praticas de ensino predominatemente religiosas e aos poucos o ensino tradicional é incorcorado entretanto com referencias escolavinistas .
  • Manifesto dos Pioneiros

    Manifesto dos Pioneiros
    Quando as ideias de Dewey são trazidas ao Brasil, ganham o apoio de diversos educadores. Já na década de 1930 o ideário sobre a escola renovada ou escola nova baseado
    no educador norte-americano ganha destaque em nosso país através do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • Recursos Audiovisuais

    Recursos Audiovisuais
    Com os grandes avanços tecnológicos decorrentes da Segunda Guerra , os recursos ganham novos estatus , pois os novos recursos / meios e tecnicas são somados e definidos em uma nova nomenclatura, a audiovisual. Uma obra bastante difundida nessa fase é Recursos audiovisuais na Escola de Walter Arno Wittich e Charles Francis Schüller, Este livro traz uma série de sugestões de trabalhocom os meios na escola, com o intuito de facilitar a aprendizagem por meio destes recursos.
  • Meios de comunicação / mídias

    Meios de comunicação / mídias
    A disseminação do rádio e tv entre as famílias possibilitaram que estudiosos da educação desenvolvessem novas nomenclaturas e terias que passaram a integrar o cenário educacional , disseminando por estas novos valores , conceitos e conhecimentos .
  • Meios de comunicação/mídias

    Meios de comunicação/mídias
    A evolução das tecnologias trouxe algumas nomenclaturas novas como: meios de comunicação de massa ou mídias . Gradualmente estas tecnologias passaram a sr usadas em sala de aula como ferramenta pedagógica não sendo assim apenas privilégio da família . Os avanços possibilitaram a circulação diversas mídias como o cinema ,rádio televisão, e isto desncadeou um efeito de manipulação e consumo
  • Meios de comunicação / mídias

    Meios de comunicação / mídias
    A incersão das tecnologias no cenario familiar e educacional foi importante , no entanto devido ao pouco tempo de convivência das famílias , as tecnologias se ocuparam do vazio social causado pelo distanciamento de seus integrantes . Entre as mídias como cinema , rádio televisão e recentemente a internet passou a ocupar u lugar de destaque na sociedade fazendo que estudos fossem realizados para que se soubessem os efeitos das midias provocam , como o consumismo e e manipulação.
  • Corrente espontaneísta

    Corrente espontaneísta
    Em busca de uma educação alternativa para atender os alunos de escolas particulares quanto em projetos populares, como os centros de cultura ligados ao movimento estudantil e às escolas de aplicação ligadas a faculdades de Pedagogia foram incentivados a produzir slides, retroprojeções,filmes caseiros, a operar eles mesmos as máquinas e a ter contato direto com os materiais produzidos. O papel do professor
    preconizado é o de facilitador da aproximação entre o aluno e o conhecimento.
  • Corrente Tecnicista

    Corrente Tecnicista
    Surge no currículo uma nova disciplina que dá origem à outra denominação: as tecnologias educacionais.Uma leitura
    influenciada por políticas educacionais geradas em tempos de ditadura ganham relevância e as experiências feitas com
    fitas de videoaulas gravadas e com educação a distância via rádio e TV. Nesse contexto o papel de facilitador
    do professor ganha outros contornos e torna-se uma espécie de “funcionário da máquina” a serviço da tecnologia.
  • Conclusão

    Conclusão
    Embora tenhamos recursos diferentes e novas nomenclarturas em todas as épocas , é importante perceber que as mídias sempre estiveram em nosso meio e estes sempre estiveram ligados a forma de organização social presente em determinada época , No entanto as mudanças e transformações sáo necessárias para que ocorra a emancipação atraves do uso crítico destas recursos pelas praticas dos professores.
  • Reflexão

    Reflexão
    O texto contribuiu para que pudessemos conprender melhor os usos e atribuições das meios de comunicação ; mídias em determinado tempo histórico, e este conhecimnto possibilita que possamos utilizar estes recursos em nossas praticas pedagógicas de maneira consciente e trnsformadora da realidade de nossos alunos .