3 Etapa e 4 Etapa

Timeline created by Julia Marianno
In History
  • CABANAGEM

    Cabanagem foi uma revolta popular e social ocorrida no imperio do Brasil, influenciada pela revoluçao Francesa. O objetivo principal era a independencia de Grao-Para. Os cabanos pretendiam obter melhores condiçoes de vida. Ja os fazendeiros e comerciantes, que lideraram a revolta, pretendiam obter maior participaçao nas decisoes administrativas e politicas da provincia.
  • GOLPE DA MAIORIDADE

    Oficialmente chamado Declaraçao de Maioridade, foi a estrategia do partido liberal para dar fim ao Periodo Regencial, em que o Brasil passou a ser governado por regencias, apos a abdicaçao de D. Pedro I como imperador do pais.
  • IMIGRAÇAO NO SEGUNDO REINADO

    A entrada de trabalhadores europeus no Brasil passou a ser oficialmente organizada pelo governo. Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria de lavouras de cafe
  • PARLAMENTARISMO NO SEGUNDO REINADO

    Foi o sistema politico vigente no Imperio do Brasil durante o Segundo Reinado. Esse sistema alternava na chefia do executivo os partidos Conservador e Liberal, baseados na escolha do Poder Moderador e nos resultados eleitorais.
  • REVOLUÇAO PRAIEIRA

    Foi considerada a ultima revolta do periodo imperial, tendo como principal objetivo por fim ao sistema politico vigente das elites conservadoras, donde o poder local era monopolizado pelas familias aristocraticas.
  • LEI DE TERRAS

    A lei n. 601 amplamente conhecida como lei de terras, foi o dispositivo legal que, pela primeira vez, buscou regulamentar a questao fundiaria no imperio do Brasil. A lei de terras facilitava a ocupaçao de propriedades pelos imigrantes que passaram a chegar ao Brasil.
  • GUERRA DO PARAGUAI

    A Guerra do Paraguai fooi o maior conflito armado internacional, ocorrido na America do Sul. Foi travada entre o Paraguai e Triplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e uruguai.
  • MOVIMENTO ABOLICIONISTA

    O abolicionismo foi um movimento politico que visou a aboliçao da escravatura e do comercio de africanos. Eles eram intelectuais que viviam em grandes cidades.
  • LEI AUREA

    A princesa Isabel assinou a lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. "Áurea" quer dizer "de ouro" e a expressão refere-se ao caráter glorioso da lei que pôs fim a essa forma desumana de exploração do trabalho.
  • PROCLAMAÇAO DA REPUBLICA

    A proclamação da República consiste em uma manifestação política em que é anunciado o início do Regime em detrimento de outro. A proclamação da República no Brasil aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e instaurou o regime republicano, o que significou o fim da Monarquia Constitucional Parlamentar.