Realismo

  • Revolução Francesa

    Revolução Francesa
    O Realismo surge no momento pós Revolução Francesa e durante a Segunda Revolução Industrial. A Revolução Francesa consolida a burguesia como poder e a Revolução Industrial estabelece o proletariado, o que forma a luta de classes burguesia x proletariado. Além disso, há um grande avanço na ciência e na tecnologia.
  • Início do movimento Realista

    Início do movimento Realista
    O realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França pós Revolução Francesa. Como o próprio nome sugere, essa manifestação cultural significou um olhar mais realista e objetivo sobre a existência e as relações humanas, surgindo como oposição ao romantismo e sua visão idealizada da vida.
  • Os Quebradores de Pedras, de Gustave Courbet

    Os Quebradores de Pedras, de Gustave Courbet
    Uma das obras mais polêmicas de Gustave Courbet, retrata dois camponeses, um jovem e um velho, quebrando pedras.
  • Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857.

    Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857.
    A vertente se manifestou principalmente na literatura, sendo seu marco inicial o romance realista Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857.
  • Publicação de "A origem das espécies", de Charles Darwin

    Publicação de "A origem das espécies", de Charles Darwin
    Foi nessa época que Charles Darwin publicou seu livro A origem das espécie, cuja teoria evolucionista influenciou diversas áreas do saber, incluindo a literatura. A ideia de que os seres vivos passam por um processo de seleção natural, que determina as espécies que sobrevivem e as que são extintas, estendeu-se para a dimensão das relações humanas: o chamado "darwinismo social".
  • Sonetos de Antero, de Antero de Quental

    Sonetos de Antero, de Antero de Quental
    Interessado pela política, filosofia e literatura, Antero em 1862, com 20 anos, publicou seus primeiros sonetos intitulados “Sonetos de Antero”.
  • Segunda Revolução Industrial

    Segunda Revolução Industrial
    Nesse período, os países europeus passavam pela Segunda Revolução Industrial, período de bastante movimentação cultural, social e política. A época também foi marcada pelo pensamento científico, tecnológica e filosófico, que se traduzem nas escritas e nas esculturas.
  • O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz

    O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz
    O Crime do Padre Amaro é uma das obras do escritor português Eça de Queirós mais difundidas por todo o mundo. Trata-se de uma obra polêmica realista, que causou protestos da Igreja Católica, ao ser publicada em 1875, em Portugal.
  • Machado de Assis

    Machado de Assis
    Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura brasileira e do Realismo brasileiro.
    • a data colocada é a de sua primeira obra realista publicada: Memórias póstumas de Brás Cubas.
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

    Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
    No Brasil, o Realismo teve como principal representante Machado de Assis, autor de célebres livros, como Memórias póstumas de Brás Cubas
  • Parnasianismo

    Parnasianismo
    O parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França no final do século XIX, tendo como principal objetivo a oposição ao realismo e ao naturalismo, movimentos que ocorriam nesse contexto.
  • Os Comedores de Batata, de Vincent van Gogh

    Os Comedores de Batata, de Vincent van Gogh
    Como analisada em sala de aula essa obra retrata uma vida sofrida e árdua, tanto no trabalho diurno quanto no descanso noturno.
  • Dom Casmurro, de Machado de Assis

    Dom Casmurro, de Machado de Assis
    No Brasil, o Realismo teve como principal representante Machado de Assis, autor de célebres livros, como Dom Casmurro
  • O Cortiço, de Aluísio Azevedo

    O Cortiço, de Aluísio Azevedo
    Outros autores de destaque em terras nacionais são Aluísio Azevedo, autor de O mulato e O cortiço, romances considerados realistas naturalistas;
  • Simbolismo

    Simbolismo
    Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao realismo, ao naturalismo e ao positivismo da época e movido pelos ideais românticos.
  • Pré-modernismo

    Pré-modernismo
    O pré-modernismo foi uma fase literária que marca a transição entre o simbolismo e o movimento modernista.
  • O Início do Modernismo-Semana de Arte Moderna de 1922

    O Início do Modernismo-Semana de Arte Moderna de 1922
    O modernismo é um estilo de época marcado pela inovação que vigorou durante grande parte do século XX. No Brasil, ele teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna cujo o objetivo dos seus idealizadores era destruir as velhas formas artísticas na literatura, música e artes plásticas, encravadas na produção brasileira desde meados do século XIX, tais como o parnasianismo na literatura e o realismo acadêmico nas artes plásticas.