-
O Primero Reinado foi a epoca na que D. Pedro I foi o Imperador do Brasil
-
A Guerra da Cisplatina ocorreu de 1825 a 1828, entre Brasil e Argentina, pela posse da Província de Cisplatina, atual Uruguai. Localizada numa área estratégica, a região sempre foi disputada pela Coroa Portuguesa e Espanhola.
-
A partir de 1830, o mercado do café, no século XIX, propiciou o que se convencionou chamar de progresso brasileiro. Com a queda das exportações de algodão, açúcar e cacau os fazendeiros passaram a investir no café. Especialmente na região Sudeste, o poder econômico aliou-se ao fortalecimento político. Os paulistas fizeram fortuna com o comércio cafeeiro e investiram na indústria.
-
No 7 de abril de 1831, o monarca abdicou o trono em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, que na época tinha 5 anos.
-
Neste tempo, Pedro de Alcântara ainda era menor de idade pare ser Imperador então o governo tinha regentes.
-
A Regência Trina Permanente foi eleita, em julho de 1831, pela Assembléia Geral. A Regência Trina Permanente visava o equilíbrio político e regional, foram eleitos: Costa Carvalho, moderado, representando o Sul; Bráulio Muniz, exaltado, representando o Norte, enquanto ao centro, era mantido o brigadeiro Francisco de Lima e Silva.
-
Nesse dia, o chamado Ato Adicional aprovou uma série de mudanças que refletiam bem o novo cenário político experimentado.
-
Este período foi bastante bem para o Brasil. A industrialização do Brasil acorreu, assim como o começo do economia do cafe.
-
Para encerrar as Regências e acabar com as revoltas, a Câmara do Senado decidiu declarar Pedro de Alcântara maior de idade aos 14 anos.Ja que ele era só um menino, eles poderiam controlar ele.
-
D. Pedro II asignou a Lei Eusébio de Queirós, que deu fim ao trafico negreiro nos portos brasileiro (o trafico interno aind era legal).
-
Neste período vieram ao Brasil mais de 1,5 milhão de imigrantes para trabalhar ne indutria.
-
Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariado.