Image

Trabalho de Historia

  • Sociedade e cultura do 1 reinado

    Sociedade e cultura do 1 reinado
    No seculo XIX, o Brasil passava por uma séria crise economica que agravava as desigualdades sociais. Em razão do panorama economico, D.Pedro I foi obrigado contrair empréstimo com a Inglaterra e ainda lidar com focos de oposição ao seu governo.
    Jean-Baptiste Debret 150x90
  • Period: to

    Independência

    Guerra de independência a região Norte e Nordeste teve grande resistências, teve participação de mercenários estrangeiros porém eram pagos,empréstimo Inglês para ajudar a pagar os juros porém tinham que aos poucos acabar com a escravidão, também teve participação feminina.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    O poder ficou dividido em 4 esferas o poder Moderador era soberano e podia interferir no exercício dos outros poderes. A Constituição de 1824 garantia o estudo público e gratuito para as crianças.Garantia do direito de posse das propriedades e dos escravizados adquiridos antes da independência. Estabelecimento do catolicismo. Instauração do voto censietário. Instauração do voto censietário.
    História do liberalismo brasileiro.150x90
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Na província de Pernambuco,
    tinham a intenção de convocar as províncias vizinhas para formar um novo país e estabelecer o regime republicano.
    Os pernambucanos estava revoltado com a interferência politica de D.Pedro I na politica local. contou o apoio de vários grupos da camada social.
    consequências como: todos os líderes foram da Confederação foram presos e julgados. Dois lideres foram condenados a morte reafirmando, assim, a autoridade do imperador sobre todo o território do Brasil.
    Não á
  • Period: to

    Guerra da Cisplatina

    Guerra da Cisplatina aconteceu no Uruguai,teve participação da Inglaterra, exército brasileiro,províncias unidas do Rio do Prata , Uruguai queria se unir a Província unida do Rio do Prata e acabou com a derrota do Brasil que ficou atolado em dívidas e Uruguai conseguiu sua independência.
  • Crise e abdicação de D.Pedro I

    Crise e abdicação de D.Pedro I
    A Noite das Garrafadas foi um conflito nas ruas cariocas em 13 de março de 1831, que envolveu portugueses e brasileiros, levando à abdicação de Dom Pedro I.
    Landing of the 33 Patriots Day
  • Rusga

    Durante o Perídio Regencial, dois grupos politicos desputavam o poder na Provincia de Mato Grosso.De um lado, estava a Sociedade dos Zelosos da Independencia. Em 1834, membros da Sociedade dos Zelosos planejaram tomar o poder provincial, que estava nas mão depessoas ligadas á Sociedade Filantropica. Na tentativa de evitar um conflito armado, o conselho de governo nomeou como presidente da provincia um menbro da Sociedade dos zelosos da Indedpencia, João Popino Caldas.
  • Revolta dos malês

    Nas ruas de Salvador em janeiro de 1835, ocorreu a Revolta dos Malês, os Malês eram africanos. afro-brasileiros muçulmanos, escravizados ou libertos, o motivo da revolta foi contra a escravidão, a imposição do catolicismo e os maus tratos que sofriam todos os dias. A revolta foi violentamente reprimida pela Guarda Nacional e o Exército oficial. os participantes da rebelião sofreram execuções, prisões, torturas e muitos também foram deportados marcando de uma forma trágica o desfecho da rebelião.
  • Period: to

    Revolta da Cabanagem

    Cabanagem é uma revolta do período regencial que aconteceu 1835-1841 no Belém do Pará, aconteceu devido a situação complicada dos mais pobres, os chamados Cabanos houve conflito entre pobre e ricos resultando na morte de muitos.
  • Revolução farropilha

    A revolta foi iniciado por Bento Gonçalves, líder da Guarda Nacional na província, que, apoiado por outros estancieiros e líderes militares da região, invadiu Porto Alegre, capital da província, obrigando seu presidente a fugir. Em 1836, os farroupilhas proclamaram a República Rio-Grandense, com sede na Vila de Piratini.
  • Parlamentarismo

    Em 1847,foi instituído no Brasil o regime de governo denominado parlamentarismo, baseado no modelo inglês. O parlamentarismo funcionava de forma contrária ao inglês.
  • Period: to

    Sabinada

    Sabinada é uma revolta do período Regencial que aconteceu em 1837-1838 na Bahia, aconteceu a sabinada porque foi uma reação ao governo Regencial, Francisco Sabino foi o líder da revolta,eles queriam que a Bahia separar do Brasil durante este período.
  • Balaiada

    A provincia de Maranhão, etava em crise, pois as exportações do algodão dinimuiram principalmente em virtude da concerrencia dos Estados Unidos.Em 1838,percebendo na instisfação da população pobre uma possibilidade de desestabilizar o governo conversador, os liberais apoiaram movimentos populares que pediam melhores condições de vida.O movimento ganhou força em julho 1839, os balaios, invadiram e tomaram o poder em Caxias, uma das maiores cidades de Maranhão.
  • Revolução Praieira

    Revolução Praieira é uma revolta do Segundo Reinado aconteceu em 1848 em Pernambuco,ocorreu esta revolução pois os Conservadores estavam no poder e a oposição dos liberais deu início a esta revolução,eles fizeram um documento chamado “Manifesto do Mundo”
  • Imigração

    Desde 1850, com a implementação da Lei de Terras, o direito de uso da terra só pode ser obtido por meio de compra. Pela nova lei, todas as demais formas de acesso ao bem antes utilizado serão suspensas. O objetivo principal é evitar que imigrantes entrem nas terras do país, especialmente os pobres e ex-escravos.
  • Lei de Terras

    A "Lei de Terras" foi a primeira iniciativa de organizar a propriedade privada no Brasil. Nesse mesmo ano, foram aprovadas a "Lei de Terras" e a Lei Eusébio de Queirós, que marcou o fim do tráfico de escravos e marcou a abolição da escravatura no Brasil. Grandes proprietários e proprietários tomaram medidas para impedir que negros se tornassem proprietários.
  • Period: to

    Guerra do Paraguai

    A Guerra do Paraguai aconteceu em 1864 a 1870, Paraguai apreendeu embarcações do brasil,fazendo com que Brasil Argentina e Uruguai se juntassem contra Paraguai, as condições do local era desfavorecido para o Brasil,Argentina e Uruguai pois o território não era desconhecido e por ser alagado era mais difícil a movimentação do exército.
  • MOVIMENTO ABOLICIONISTA

    FOI UM MOVIMENTO QUE TINHA A INTENÇÃO DE ACABAR COM A ESCRAVIDÃO;CONTOU COM A PRESENÇA DE MILITARES, EX-ESCRAVIZADOS LIVRES E PESSOA QUE ERAM CONTRA A ESCRAVIDÃO FORAM FORMADOS VÁRIOS CLUBES QUE CRITICAVAM-LUTAVAM CONTRA A ESCRAVIDÃO, ELES ALMEJAVAM JUNTAR DINHEIRO PARA COMPRAR A ALFORRIA PARA ESCRAVOS, FOI UM MOVIMENTO MUITO IMPORTANTE PARA O FIM DA ESCRAVIDÃO POIS GEROU GRANDE TENSÃO NO GOVERNO E A CRIAÇÃO DE LEIS, TAMBEM AJUDOU A LEVAR PESSOAS A SEREM REPUBLICANAS, COMO, OS EX-ESCRAVOCATAS.
  • Lei Áurea

    A pressão levou a princesa levou a princesa Isabel a assinar a abolição definitiva da escravidão, batizada de Lei Áurea. Ea abolição sem a indenização aos antigos senhores de escravizados acabou por retirar de forma definitiva o apoio deles ao governo, não trouxe aos escravos libertados nenhuma melhora de vida
  • Proclamação da republica

    Em 15 de novembro de 1889, Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil. O movimento que deu origem ao Brasil Republicano teve origem nas insatisfações de importantes grupos políticos durante o Segundo Reinado.É importante pontuar que os militares defendiam, nesse momento, os ideais positivistas franceses, que pregavam a valorização da ciência e da razão em contraposição à religião. É por isso que, ao se tornar República, o Brasil passa a ser um Estado Laico.