Contando a trajetória da Pedagogia.

  • 1549

    Quem Criou a Escola..?

    Foram os jesuítas que criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
  • Period: to

    Democratismo

    Defendido por Comenius, que dizia que a escola devia ser para todos sem ter em conta a condições sócias, e também que organizar o ensino da criança para que os mais capazes devessem ajudar os menos capazes; partindo de coisas concretas. Portanto a Educação na Idade Moderna tinha como objetivo preparar o homem para a vida; Devendo com isso adquirir certas qualidades como: reconhecimento, a vontade e a piedade.
  • Organização das escolas que Segundo Comenius “a organização do sistema educacional devia compreender 24 anos, divididos em etapas ou escolas”.

  • Pedagogia

    A palavra tem origem na Grécia Surgida no século XVII, tendo como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Comenius); ele foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
  • Period: to

    A História da Pedagogia

    Johann Friedrich Herbart era um filósofo, psicólogo, pedagogista, alemão, fundador da pedagogia como disciplina acadêmica. Dos doze aos dezoito anos cursou o ginásio, e aos dezoito anos foi aluno de Johann Fichte, na Universidade de Jena.
  • Pedagogia Moderna

    Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. ... O conceito moderno de pedagogia é de que ela é a filosofia, a ciência e a técnica da educação.
  • A história da formação docente no Brasil

    De acordo com Gatti (2010), começa com a formação de docentes para o ensino das “primeiras letras” em cursos específicos, que foi proposta no final do século XIX, com a criação das escolas normais, que correspondiam, na época, ao nível secundário e, posteriormente.
  • Period: to

    Formação de Professores..

    No Brasil, os professores eram formados pela Escola
    Normal, (BRZEZINSKI). Que na década de 1930 a figura Escola Normal vai sendo substituída pelos Institutos de Educação nos quais, segundo Tanuri, a formação do professor primário se dava em dois anos contendo tanto as disciplinas tradicionalmente conhecidas como Fundamentos quanto as Metodologias de Ensino. Assim, o curso de Pedagogia tem entre seus objetivos iniciais a formação de professores para a Escola Normal e os Institutos de Educação.
  • A Profissão de Professor..

    Surgiu a educação oficial no Brasil em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I, que determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Apenas famílias ricas tinham condições de contratar professores para educar seus filhos.
  • O conceito da Educação

    Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas – físicas, morais, intelectuais, estéticas, tendo em vista a reorientação da actividade humana na sua relação com o meio social num determinado contexto de relações socais.(LIBÂNEO)
  • As entidades se mobilizando para revogar as leis quando...

    Foi elaborado um documento por uma nova Comissão de Especialistas de Ensino de Pedagogia, em que a formação do pedagogo desdobrava-se em duas alternativas, com projetos acadêmicos distintos, sendo que em qualquer um deles a docência é indicada como base da organização curricular e, consequentemente, de sua identidade.
  • Diretrizes Curriculares

    A Pedagogia deve ser pautada pela docência, implicando a licenciatura como identidade conseqüente do pedagogo. As habilitações foram extintas, o curso de Pedagogia - licenciatura deverá agora formar integralmente para o conjunto das funções a ele atribuídas, como o pedagogo agora deverá ter uma formação teórica, como diversidade de conhecimentos e de práticas, que se
    articulam ao longo do curso.
  • A última vez que mudou Diretrizes Curricular

    As novas diretrizes curriculares são orientadas a elaboração dos novos currículos do ensino médio e, ao mesmo tempo, servem de parâmetro para a definição da BNCC; etapa do ensino médio. Com a homologação, as redes e sistemas de ensino já podem começar a organizar as formas de oferta do novo ensino médio, um dos pontos abordados pela nova diretriz. Ele continuará sendo executado em dois dias, sendo que o primeiro será para as habilidades e competências que serão previstas na BNCC.