Educacao

Informática na Educação

By ewerock
  • História da Informática

    História da Informática
    A História da Informática na Educação no Brasil data de mais de 20 anos. Nasceu no início dos anos 70 a partir de algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP. Nos anos 80 se estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje tenha uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade.
  • CAI - Computer Aided Instruction

    CAI - Computer Aided Instruction
    Computer Aided Instruction, ocorreu no Rio de Janeiro, em 1973, na I Conferência Nacional de Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior. Nessa mesma época, o Brasil iniciava os seus primeiros passos em busca de um caminho próprio para a informatização de sua sociedade, fundamentado na crença de que tecnologia não se compra, mas é criada e construída por pessoas.
  • Experimentos de simulação em física

    Experimentos de simulação em física
    UFRGS -- Experimentos de simulação em física com alunos de graduação. O primeiro estudo utilizava terminais de teletipo e display num experimento simulado de física para alunos do curso de graduação. Destacava-se também o software SISCAI, desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados - CPD, voltado para a avaliação de alunos de pós-graduação em educação.
  • Period: to

    Linha do Tempo

  • Programa de Reformulação do Ensino - PREMEN/MEC

    Programa de Reformulação do Ensino - PREMEN/MEC
    • Introdução de computadores nas escolas de 2º grau.Em 1975, um grupo de pesquisadores da UNICAMP, coordenado pelo Prof. Ubiratan D'Ambrósio, do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação, escreveu o documento Introdução de Computadores nas Escolas de 2º Grau, financiado pelo Acordo MEC-BIRD, mediante convênio com o Programa de Reformulação do Ensino (PREMEN/MEC), atualmente extinto.
  • I Seminário Nacional de Informática na Educação

    I Seminário Nacional de Informática na Educação
    Após um período de total ausência de financiamento, foram transferidos recursos para as entidades gestoras dos centros-piloto depois de um longo período de carência. A implementação do programa ocorreu, portanto, a partir de 1986, mediante a alocação de novos recursos para pesquisa, o lançamento do primeiro concurso Nacional de Software Educativo e a implementação do projeto.
  • Projeto FORMAR I

    Projeto FORMAR I
    O Projeto FORMAR, implementado em 1987, foi criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC, sob a coordenação do NIED/UNICAMP, e ministrado por pesquisadores e especialistas dos demais centros-piloto integrantes do projeto EDUCOM. Destinava-se, em sua primeira etapa, à formação de profissionais para atuarem nos diversos centros de informática educativa dos sistemas estaduais/municipais de educação.
  • PRONINFE - Programa Nacional de Informática Educativa

    PRONINFE - Programa Nacional de Informática Educativa
    A partir de todas essas iniciativas foi estabelecida uma sólida base para a criação de um Programa Nacional de Informática Educativa - PRONINFE, o que foi efetivado em outubro de 1989, através da Portaria Ministerial nº 549/GM. O PRONINFE tinha por finalidade: "Desenvolver a informática educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica.
  • Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo

    Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo
    Tem por objetivo promover o uso da Telemática como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. Seu funcionamento se dá de forma descentralizada, em cada unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual ProInfo, cujo trabalho principal é introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) nas escolas públicas.