-
A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) foi a pioneira a articular a ideia de levar computadores à educação básica.
-
Discutiu-se pela primeira vez o uso do computador no ensino da física, no seminário promovido pela USP de São Carlos.
-
Os registros apontam como instituição pioneira na utilização do computador em atividades acadêmicas a Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Departamento de
Cálculo Científico, criado em 1966, e que deu origem ao Núcleo de Computação Eletrônica -NCE. Nessa época, o computador era utilizado como objeto de estudo e pesquisa, dando ensejo a uma disciplina voltada para o ensino de informática. -
Em dezembro de 1981, foi divulgado o documento Subsídios para a Implantação doPrograma Nacional de Informática na Educação (Brasil, 1982b), que apresentou o primeiro modelo de funcionamento de um futuro sistema de informática na educação brasileira elaborado pela equipe intersetorial. Esse documento recomendava que as iniciativas nacionais deveriam estar centradas nas universidades e não diretamente nas secretarias de educação, pois era necessário construir conhecimentos técnico-científicos.
-
O MEC assumiu compromissos de criação de instrumentos e mecanismos necessários, capazes de colaborar para o estudo e encaminhamento da questão, colocando-se à disposição para à implementação de projetos que permitissem o desenvolvimento das primeiras investigações na área.
-
Foi criada, no âmbito da SEI, a Comissão Especial nº 11/83 -Informática na Educação, através da Portaria SEI/CSN/PR nº 001/83. Essa Comissão tinha por Revista Brasileira de Informática na Educação – Número 1 – 1997 finalidade, dentre outros aspectos, propor a orientação básica da política de utilização das tecnologias da informação no processo de ensino-aprendizagem, observando os objetivos e as diretrizes do Plano Setorial de Educação, Cultura e Desporto, da Política Nacional.
-
A proposta do Projeto Educom seria de levar computadores às escolas públicas brasileiras. Seu principal objetivo foi estimular o desenvolvimento da pesquisa multidisciplinar voltada para a aplicação das tecnologias de informática no processo de ensino-aprendizagem.
-
O projeto Formar tinha como objetivo principal a formação dos professores e técnicos da rede pública do Brasil para o trabalho com informática educativa.
-
O governo federal lança, em 1989, o PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa), com objetivo de desenvolver a informática educativa, no Brasil, através de projetos e atividades apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, assegurando a unidade política, técnica e científica.
-
Em 1990 foram estabelecidas no Brasil políticas
públicas voltadas para a disseminação e uso das tecnologias digitais nas escolas da Educação Básica brasileiras. -
Foram enviados para as escolas em 1997, pela Secretaria de Estado e Educação (SEE) em São Paulo, 984 computadores com um conjunto de software pedagógico com o propósito de sensibilização e capacitação de professores e também para o emprego educacional da informática (utilização de softwares educacionais em aulas e/ou pesquisa).
-
Lançamento do Programa Nacional de Informática na Educação
PROINFO. -
Em 2003, o governo federal determinou a adoção preferencial de softwares livres nas suas repartições públicas.
-
No ano de 2007, foi formalizado o projeto Um Computador por Aluno por meio de documento denominado PROUCA, sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância
(SEED) do MEC. A fase pré-piloto foi iniciada em cinco escolas públicas de ensino básico.