História do Brasil

  • Sociedade e cultura no primeiro reinado

    Sociedade e cultura no primeiro reinado
    Foi o período da história do Brasil iniciado a partir da independência do país, em quando o imperador D. Pedro I abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II.
    Imagem: DEBRET, Jean Baptiste. Jantar no Brasil. 1835/1839. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Paris.
  • Guerra das independências

    Guerra das independências
    A declaração proferida por d. pedro 1 foi apenas o início do processo de consolidação da independência do brasil.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    Movimento revolucionário e separatista que ocorreu no nordeste contra a Constituição criada por dom Pedro I que mantinha o Brasil preso a um governo centralizador, sob o comando dos portugueses.Exército Imperial do Brasil, sob comando do mercenário britânico Thomas Chaneco, ataca as forças confederadas no Recife.
  • Constituição de 1824

    Constituição de 1824
    Foi aprovado dom pedro 1 a carta magna brasileira garantia a unidade territória. D. Pedro I com o exemplar da Constituição brasileira de 1824. Manuel de Araújo Porto Alegre. .
  • Guerra da Cisplatina

    Guerra da Cisplatina
    Confronto armado envolvendo o Império do Brasil, as Províncias Unidas do Rio da Prata e os habitantes da Província Cisplatina pelo controle regional do atual Uruguai.Após anos de sangrentas batalhas, o Império não saiu vencedor e teve que aceitar um tratado imposto pela Grã-Bretanha
  • Crise e abdicação de d. pedro 1

    Crise e abdicação de d. pedro 1
    A abdicação do Imperador Dom Pedro I do Brasil, , em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. O ato marcou o fim do Primeiro Reinado e o início do período regencial, no Brasil.Juramento da Constituição Outorgada de 1824 pela nova rainha de Portugal, Maria da Glória (D. Maria II). Desenho de Domingos António de Sequeira, 1826. Domínio público, Museu Nacional de Arte Antiga
  • Rusga

    A chamada Rusga foi um movimento de revolta que ocorreu no contexto do Período Regencial brasileiro, na então Província de Mato Grosso, atual Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Constitui-se num reflexo da então crescente rivalidade entre portugueses e brasileiros o que na verdade ocorreu em Cuiabá.
  • Revolta dos Malês

    Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite que Foi o levante de maior relevância da então província da Bahia. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.
  • Cabanagem

    Cabanagem foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil.
  • Revolução Farroupilha

    Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi como ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que
  • Sabinada

    Sabinada foi uma revolta autonomista de caráter separatista transitório, tendo ocorrido de na Província da Bahia à época do Brasil Imperial, seus líderes foram o médico e jornalista.
  • Balaiada

    A Balaiada, chamada ainda Guerra dos Bem-te-vis, foi a mais longa e numerosa revolta popular ocorrida no Maranhão.
  • Golpe da maioridade

    Pedro II o cargo de imperador quando ele tinha.Oficialmente chamado de Declaração de Maioridade, foi a estratégia do partido liberal para dar fim ao Período Regencial , em que o Brasil passou a ser governado por regentes, após a abdicação de D.
  • Revolução praieira

    A Revolução Praieira, também denominada como Insurreição Praieira, Revolta Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil.
  • Lei das terras

    No Brasil, a Lei de Terras foi uma das primeiras leis brasileiras, após a independência do Brasil a dispor sobre normas do direito agrário brasileiro Trata-se de uma legislação específica para a questão fundiária.
  • Guerra do paraguai

    Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro.
  • Imigração no segundo reinado

    A partir da década de a entrada de trabalhadores europeus no Brasil passou a ser oficialmente organizada pelo governo. ... Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café.
  • Movimento abolicionista

    O movimento abolicionista cresceu no Brasil a partir e mobilizou diferentes grupos da sociedade brasileira em defesa da abolição da escravidão. A abolição da escravatura aconteceu no Brasil e foi uma conquista tardia — uma demonstração do conservadorismo das elites brasileiras.
  • Lei áurea

    A Lei Áurea (Lei nº 3.353), foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro 2. A lei concedeu liberdade total aos escravos que ainda existiam no Brasil, um pouco mais de 700 mil, abolindo a escravidão no país.
  • Parlamentarismo do segundo reinado

    Era o início do Segundo Reinado. Dom Pedro I havia abdicado do trono 16 anos antes e seu jovem sucessor, que veio a ser Dom Pedro II, havia crescido e estava pronto para comandar o Império brasileiro
  • Proclamação da república

    A Proclamação da República Brasileira, também referida na História do Brasil como Golpe Republicano, foi um golpe de Estado político-militar.