HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL, com ênfase nas políticas públicas

  • .

    .
    A História da Informática na Educação no Brasil data de mais de 20 anos. Nasceu a partir de algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP
  • .

    .
    Foi produzido o documento "Introdução de Computadores no Ensino do 2° Grau", financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino (PREMEN/MEC) e, nesse mesmo ano, aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao país, os quais lançaram as primeiras sementes das ideias do Logo.
  • .

    .
    Estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje tivesse uma identidade própria, raízes sólidas e relativa maturidade. Apesar dos fortes apelos da mídia e das qualidades inerentes ao computador, a sua disseminação nas escolas está hoje muito aquém do que se anunciava e se desejava. A Informática na Educação ainda não impregnou as ideais dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema educacional.
  • .

    .
    A implantação do programa de informática na educação no Brasil inicia-se com o primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados respectivamente na Universidade de Brasília.
  • .

    .
    A implantação do programa de informática na educação no Brasil também ocorre com o primeiro e segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados respectivamente na Universidade Federal da Bahia.
  • .

    .
    Foi realizado o segundo curso, o FORMAR II. A estrutura dos cursos é muito semelhante, apesar de os objetivos específicos serem um tanto diferentes. Tanto o FORMAR I quanto o FORMAR II foram realizados na UNICAMP. Em cada um dos cursos participaram 50 professores, vindos de praticamente todos os estados do Brasil. Esses cursos tiveram duração de 360 horas, distribuídas ao longo de 9 semanas: 45 dias, com 8 horas por dia de atividade.
  • .

    .
    A Secretaria de Educação a Distância, SEED/MEC lança o Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO com os objetivos de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem; possibilitar a criação de uma nova ecologia cognitiva; proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico; e educar para uma cidadania global numa sociedade tecnologicamente desenvolvida.
  • .

    .
    O Governo Federal cria condições para a disseminação da Informática na Educação, é extremamente oportuna à reflexão sobre essa longa caminhada e a compreensão de como essa disseminação podem ser efetivamente mantidas dentro de propostas competentes e viabilizadas pela comunidade científica e educacional.
  • .

    .
    Nesses 30 anos, o Brasil vem buscando implantar a tecnologia informacional no processo pedagógico do sistema educacional público, com dificuldades financeiras, técnicas, humanas, etc.
  • Referências

    http://www.educacaoliteratura.com/ A INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO E
    AS POLÍTICAS PÚBLICAS Josué Geraldo Botura do Carmo [1] Maio/2002, acessado em 17 de junho de 2014 Revista Brasileira de Informática na Educação – Número 1 – 1997 VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: José Armando Valente NIED-UNICAMP / PUC-SP Fernando José de Almeida PUC-SP. Acessado em 17 de junho de 2014.