1

História da Informática na Educação

By Tennnaa
  • experiências com o uso do computador

    experiências com o uso do computador

    As experiências com o uso do computador na educação no Brasil teve início em universidades no século XX na década de 70, estimulada por outros países como Estados Unidos da América e na França, assim como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional, por meio de simulações, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Princípios de programação

    Princípios de programação

    Em 1974, foi lançado um software CAI, na Universidade Estadual de Campinas. Financiado pelo Programa de Reformulação do Ensino, Ministério da Educação, em 1975 foi elaborado o registro Introdução de Computadores no Ensino do 2º Grau, no mesmo ano, aconteceu no país a primeira visitação de Marvin Minsky e Seymour Papert, na UNICAMP, lançaram as sementes das ideias do Logo.
  • Inclusão das TIC na educação

    Inclusão das TIC na educação

    A inclusão das TIC na educação teve início em 1980, com a proposta de políticas públicas por entidade do governo federal, principalmente o MEC. Em agosto de 1981, foi realizado a Universidade de Brasília, o I Seminário Nacional de Informática em Educação, deu início a primeira ideia de experimental em universidades como incentivo a uma futura Política Nacional de Informatização da Educação.
  • Aprovado o Conselho Nacional

    Aprovado o Conselho Nacional

    Em dezembro de 1981 foi aprovado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Subsídios para a Implementação do Programa de Informática, para a consolidação em agosto de 1982, foi realizado na Universidade Federal da Bahia, o II Seminário Nacional de Informática em Educação, estabelecendo o lançamento da proposta de trabalho para a área de informática na educação.
  • Projeto EDUCOM

    Projeto EDUCOM

    Projeto EDUCOM em 1983. Sendo propostos outros programas e projetos da política de informática na educação no Brasil, como PRONINFE e o ProInfo. A educação é vista como um dos pilares das políticas de inclusão digital dos cidadãos, formação profissional, preparação de professores, implantação de infraestrutura nas escolas e conexão à internet, nos setores produtivos não encontra a mesma atuação no processo de apropriação das TIC nos distintos níveis educativos.