-
1998 - Constituição Federal, ofertar e garantir a Educação Infantil de 0 à 6 anos - Criança como sujeito de direito.
-
-
Validou a concepção de criança como cidadã de direitos.
-
Outros avanços impulsionaram, o MEC a produção do PNE - Plano Nacional da Educação e a promulgação da suas diretrizes.
-
Foram criados critérios para o atendimento às crianças em creches e reeditado em 2009,em defesa pela infância e respeito aos direitos fundamentais das crianças.
-
A LDB de 1996, consolidou a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica como direito da criança.
-
RCNEI - 1998/1999 - Documento para a Educação Infantil que orienta e normatiza o trabalho pedagógico, destacou a indissociabilidade entre cuidar e educar trazendo as especificidades para a atuação com crianças até 6 anos de idade.
-
-
Controle de taxas de matrículas.
-
-
Garantir o direito da criança de 0 à 6 anos a educação e orientar os municípios sobre como investir na Educação Infantil, esse documento veio amparado pelos Parâmetros Nacionais de Infraestrutura para instituições indicando reforma e adaptações, e os Parâmetros Nacionais da Qualidade indicando necessidades de investimento.
-
Estabeleceu que o Ensino Fundamental, passava a ter 9 anos, promovendo a inclusão de crianças de 6 anos na Educação Fundamental, alterando a idade limite para a educação infantil
-
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização do Profissionais da Educação, são recursos ofertados para toda a educação Básica Estadual e Municipal.
-
-
Parecer nº 20 aprovado em 18 de Novembro de 2009 com a revisão da DCNEI e a resolução nº 5 de 17 de Dezembro de 2009 que fixa as DCNEI, documento em vigência.
-
-
Que respeite os direitos fundamentais das crianças.
-
-
-
Determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024.
-
Mec publicou em 2015, a primeira versão preliminar da BNCC, documento de carater normativo que orienta a construção das propostas pedagógicas para Educação Básica no Brasil.
-
Publicado pelo MEC a segunda versão do documento.
-
Publicado pelo MEC a 3ª versão do documento