-
Morre o príncipe herdeiro de Portugal, João Manuel. A sua viúva está grávida.
-
Nasce em Lisboa Sebastião, o filho póstumo do príncipe João Manuel.
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-ler/era-uma-vez-um-rei.html -
Joana de Áustria, a sua mãe, volta para Espanha a pedido do seu pai o Emperador Carlos I. Dom Sebastiao fica com a sua avó Catarina de Austria, irmã do dito Carlos I como educadora e regente. Mãe e filho nunca mais estarão juntos.
-
Dom Sebastião é aclamado rei. Tem apenas três anos. A sua avó, luta pelos seus intereses.
-
Catarina de Austria cede a regência ao Cardeal Henrique, o seu cunhado.
-
A educação do rei Sebastião é entregue a dois jesuitas muito próximos do fundador da nova ordem religiosa. Eles fazem com que, o jovem rei, quiera ser um guerreiro cristão.
-
Dom Sebastião faz 14 anos e começa a reinar em Portugal. O rei tem um caráter imaturo e fantasioso e sonha com grandes conquistas na África.
-
O rei inicia a sua primeira expedição a Marrocos.
-
Dada a falta de organização e os problemas em Portugal o rei e o seu exército voltam para Portugal.
-
O rei Sebastião e o seu tio Felipe II de Espanha mantêm um encontro no mosteiro de Guadalupe. O rei espanhol tenta evitar mais uma cruzada em Marrocos.
-
O rei Sebastião e mais de 800 navios saem de Lisboa com rumo Larache. Lá concorrem terços de Espanha, Italia e Alemania.
-
Na Batalha de Alcazarquivir, perto de Larache, morre o rei. Na luta, mais dois reis mouros morrem também ração pela qual a batalha é conhecida como a Batalha dos três reis.
https://www.youtube.com/watch?v=mEZKsvkSLuQ -
A batalha é uma grande pérdida para Portugal. O exército é morto ou apressado. O corpo desfigurado do rei chega a Lisboa. Muita gente não acredita que o seu rei morreu e acham que está desaparecido.
https://www.youtube.com/watch?v=dO4XOoO9Tsw -
Pelo rei ter falecido sem se casar nem ter filhos, o cardeal Henrique assume el trono.
-
Felipe II de Espanha, tio do rei Sebastião assume finalmente o trono de Portugal como parte do Imperio.
-
A União Ibérica é una época de grande descontento e os portugueses esperam o retorno do seu rei Sebastião “O desejado” para voltar a ser um pais independente.
https://www.youtube.com/watch?v=n807BE22dcI -
Os portugueses ficaram sempre à espera de aquele rei muito novo que tinha de voltar no seu navio numa tarde de nevoeiro mas nunca voltou. Desde esa altura, a expressão “ficar a ver navios” serve para expressar uma decepção.