cronologia da história de Portugal

  • 1143 BCE

    Tratado de Zamora

    O Tratado de Zamora foi um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão, assinado a 5 de Outubro de 1143. Alguns historiadores consideram a assinatura do tratado como a declaração de independência de Portugal e o início da dinastia afonsina.
  • 1096

    D. Henrique governa o condado potucalense

    D. Henrique governa o condado potucalense
    O Condado Portucalense foi um condado que surge ao longo do processo de reconquista da península ibérica pelos cristãos e que é dissolvido com a assinatura do Tratado de Zamora. Deste nome provém o atual Portugal, pois durante a Alta Idade Média a atual Região Norte portuguesa foi denominada como Condado Portucalense, para diferenciá-la do Reino da Galiza.
  • Jun 24, 1128

    batalha de São Mamede

    batalha de São Mamede
    A Batalha de São Mamede foi uma batalha travada a 24 de Junho de 1128 (Juliano) ou 1 de Julho 1128 (Gregoriano) entre Afonso Henriques e as tropas dos barões portucalenses contra as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, amante da sua mãe, condessa D. Teresa de Leão, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas fações confrontaram-se no campo de São Mamede, em Guimarães.
  • 1249

    conquista defenitiva do Algarve

    conquista defenitiva do Algarve
    O Reino do Algarve foi um reino nominal (sem instituições próprias nem autonomia) que existiu na região do Algarve, em Portugal.
  • Sep 12, 1297

    tratado de Alcanizes

    tratado de Alcanizes
    O tratado de Alcanizes (em castelhano, Alcañices). E foi assinado entre os soberanos de Leão e Castela, Fernando IV (1295-1312), e de Portugal, D. Dinis (1279-1325), a 12 de setembro de 1297,na povoação leonesa-castelhana de Alcanizes.[4][5] O tratado fazia parte de uma estratégia defensiva do rei D. Dinis.
  • Aug 14, 1385

    Batalha de Aljubarrota

    Batalha de Aljubarrota
    A Batalha de Aljubarrota decorreu no final da tarde de 14 de agosto de 1385 entre tropas portuguesas com aliados ingleses, comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o exército castelhano e seus aliados liderados por João I de Castela. A batalha deu-se no campo de São Jorge, na localidade de S. Jorge, pertencente à freguesia de Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós, nas imediações da vila de Aljubarrota, entre o referido concelho e Alcobaça