Images

Breve Histórico da Informática na Educação no Brasil

  • Década de 70

    Acontece a I Conferencia Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior (I Contece) no Rio de Janeiro. No mesmo ano foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (SP) um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física, ministrado por E. Huggins, especialista da Universidade de Dartmouth, EUA.
  • Década de 70

    O Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (Nutes/Clates) usou software de simulação no ensino de Química. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nesse mesmo ano, realizaram-se algumas experiências, usando simulação de fenômenos de Física com alunos de graduação.
  • Década de 70

    Foi criado o LEC (Laboratório de Estudos Cognitivos) por pesquisadores preocupados com as dificuldades da aprendizagem de Matemática apresentadas por crianças e adolescentes da escola pública.
  • Década de 70

    O Centro de Processamento de Dados desenvolveu o software SISCAI para avaliação de alunos de pós-graduação em Educação a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi desenvolvido com um aluno de iniciação científica, Marcelo Martelini, um software tipo CAI, implementado em linguagem BASIC.
  • Década de 70

    aconteceu a primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao Brasil, que lançaram as primeiras sementes das idéias do Logo.
  • Década de 70

    Um grupo de professores do Departamento de Ciência de Computação produziu o documento “Introdução a Computadores” (Takahashi et al, 1976), financiado pelo Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (Premen/MEC), o grupo de pesquisa foi consolidado com a criação do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED), em maio de 1983.
  • Década de 80

    Começa a ser delineadas politicas de implantação sobre o uso da Informática na Educação Publica no Brasil.
  • Década de 80

    Acontece o Primeiro Seminário Nacional de Informática
    em Educação realizado na Universidade de Brasília (UNB).
  • Década de 80

    Foi realizado na Universidade Federal da Bahia o segundo Seminário Nacional de Informática na Educação.
    no mesmo ano o SISCAI foi traduzido para os microcomputadores de 8 bits como CAIMI (CAI para Microcomputador), funcionando como um sistema CAI e foi utilizado no ensino do 2º grau pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Educação (Faced), liderado pela profa. Lucila Santarosa.
  • Década de 80

    Foi implantado na Secretaria Geral do MEC o Plano Nacional de Informática Educativa – Proninfe. Esse programa consolidou as diferentes ações que tinham sido desenvolvidas em termos de normas; e uma rubrica no Orçamento da União realizou o Formar III (Goiânia) e Formar IV (Aracaju), destinados a formar professores das escolas técnicas, e implantou os Centros de Informática Educativa nas Escolas Técnicas Federais (CIET).
  • Década de 90

    Foi criado o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), vinculado à Secre-
    taria de Educação a Distância (SEED), do MEC, e sob a coordenação de Cláudio Salles.