Transferir (4)

biografia de Fernando pessoa

  • Ricardo Reis

    Ricardo Reis
    Ricardo Reis nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 19 de Setembro de 1887. Teve formação em escola de jesuítas e estudou medicina. Monarquista, exilou-se no Brasil, por não concordar com a Proclamação da República Portuguesa. Foi profundo admirador da cultura clássica, tendo estudado latim, grego e mitologia. A obra de Reis é a ode clássica, cheia de princípios aristocráticos.
  • Nascimento de Fernando Pessoa

    Nascimento de Fernando Pessoa
    Fernando pessoa nasceu em Lisboa. Filho de Joaquim de Seabra Pessoa, natural de Lisboa, e de Maria Madalena Pinheiro Nogueira Pessoa, natural dos Açores.
  • Alberto Caeiro

    Alberto Caeiro
    Alberto Caeiro nasceu em Lisboa, em 16 de Abril de 1889. Órfão de pai e mãe, só teve instrução primária e viveu quase toda a vida no campo, sob a protecção de uma tia. Para Caeiro, “tudo é como é”, “tudo é assim como é assim”, o poeta reduz tudo à objectividade, sem a mediação do pensamento. O poema “O Guardador de Rebanhos” mostra a forma simples e natural de sentir e dizer desse poeta. Alberto Caeiro morreu tuberculoso, 1915.
  • Álvaro de campos

    Álvaro de campos
    Álvaro de Campos foi o mais importante heterónimo de Fernando Pessoa, nasceu no extremo sul de Portugal, em Tavira, em 15 de Outubro de 1890. É o poeta moderno, aquele que vive as ideologias do século XX. Estudou Engenharia Naval, na Escócia, mas não podia suportar viver confinado em escritórios. De temperamento rebelde e agressivo, seus versos reproduzem a revolta e o inconformista, manifestados através de uma verdadeira revolução poética. Escreveu “Ode Triunfal”, “Ode Marítima” e “Tabacaria”.
  • momento em que fica órfão

    Ficou órfão de pai aos 5 anos de idade. Seu padrasto era o comandante militar João Miguel Rosa, que foi nomeado cônsul de Portugal em Durban, na África do Sul.
  • Fernando Pessoa, regresso a portugal

    Fernando Pessoa, regresso a portugal
    Em 1902 a família voltou para Lisboa. Em 1903 Fernando Pessoa retornou sozinho para a África do Sul e frequentou a Universidade de Capetown (Cabo da Boa Esperança). Regressou a Lisboa em 1905 e matriculou-se na Faculdade de Letras, onde ingressou no curso de Filosofia. Em 1907 abandonou a faculdade.
  • critico literário

    Em 1912 estreou como crítico literário na revista “Águia”.
  • participação na revista orpheu

    participação na revista orpheu
    A partir de 1915 liderou um grupo de jovens – Mário de Sá-Carneiro, Raul Leal, Luís de Montalvor, Almada-Negreiros e o brasileiro Ronald de Carvalho, que resolveu fundar a revista “Orpheu”, uma publicação que foi porta-voz dos ideais de renovação futurista desejados pelo grupo, a revista Orpheu teve vida curta, mas enquanto durou, Fernando Pessoa publicou poemas que escandalizaram a sociedade conservadora da época.
  • prémio da poesia

    prémio da poesia
    Em 1934, Fernando Pessoa candidatou-se ao prémio de poesia do Secretariado Nacional de Informações de Lisboa, com a obra “Mensagem” - seu único livro publicado em vida, obtendo o segundo lugar.
  • morte de Fernando pessoa

    Fernando Pessoa faleceu em Lisboa, Portugal, no dia 30 de Novembro de 1935, vítima de cirrose hepática.