AUTO AVALIAÇÃO - SUBGRUPO 3

  • AUTO AVALIAÇÃO

    Certas coisas a gente realmente só percebe quando pratica. Quando estamos do "outro lado", muitas questão que antes eram invisíveis aparecem.
    Que tipo de proposta fazer para que a discussão não morra na primeira resposta?
    Como alimentar a discussão conforme ela vai acontecendo pra estimular os participantes?
  • CONTINUAÇÃO 3

    Entendi melhor a educação a distância como um ambiente de aprendizagem colaborativa, um não funciona sem o outro...
  • CONTINUAÇÃO 1

    Isso é bem menos simples do que parece. Para nós, a mensagem do aluno pode ser "mais uma" mensagem que precisamos responder. Para ele, pode ser a única, a decisiva, aquela que se não for respondida é a gota d´agua para o desânimo e a desistência.
  • CONTINUAÇÃO 2

    Voltando ao texto da semana 02, acho que a constância nas interações é fundamental, bem como a prontidão nas respostas, assim como, claro, a empatia para entender o que é expresso pelas pessoas.
    Do lado de cá, a gente responde um fórum quando consegue um tempinho no atribulado dia-a-dia. Do lado de lá, existe toda a ansiedade, "se ninguém responder ao meu fórum, quais estratégias vou utilizar para chamar todo mundo a participar?"
  • CONTINUAÇÃO

    Foi bom sentir a colaboração dos colegas do grupo, muito me motivou a cada resposta, todas interessantes, as citações e situações de experiências compartilhadas... Como é minha ultima disciplina, senti como estagiara, mesmo como relâmpago. Obrigada a todos e a você Carminha! Abs,
  • AUTO AVALIAÇÃO

    Fiquei na expectativa do horário para postar na data agendada para o inicio da interação como tutora nos dois dias, até despertado coloquei para alertar 00:00hs, assim como os colegas, senti uma grande ansiedade, afinal estava sendo avaliada também. E confesso entrei diversas vezes ao dia como se estivesse vigiando cada momento, para responder aos participantes.
  • CONTINUAÇÃO 1

    Senti em minha posição de tutor uma grande satisfação, no uso de tudo aquilo que aprendemos no decorrer do curso, como se fosse um fechamento de um ciclo. As ansiedades foram a espera da participação dos membros, as respostas das perguntas, bem como, que tipo de contéudo estaria em seu bojo.
  • CONTINUAÇÃO 2

    Quando o colega não aprecia, ficava imaginando como deveria mantê-lo no debate, e percebi que uma boa estratégia foi aquela adotada pela também aluno Thais, onde manteve contato direto com os alunos pedindo a participação. Quanto as principais competencias percebi que são: ser um bom mediador, um facilitador, estar sempre presente e atuar de fato sobre a questão.
  • AUTO AVALIAÇÃO

    Percebi como pontos positivos, especialmente a ajuda e participação de meus colegas de grupo, o apoio mutuo, dentre outros fatores de grande importância, também apontaria como aspecto positivo o alto nível do debate, as repostas dos participantes, as citações, ou seja, a riqueza do debate. Quanto aos pontos negativos, percebi minha falta de experiência e alguma dificuldade em continuar fomentando o bom debate.
  • AUTO AVALIAÇÃO

    Me auto avaliando, considero como ponto positivo a oportunidade de ser tutora por dois dias. Agora como ponto negativo são vários: insegurança na disciplina, ansiedade, elaboração da proposta que ao meu ver não foi instigante, pois tinha elaborado uma situação problema e antes de postar fui dar uma olhada nos outros fórum e para minha surpresa já tinha uma proposta parecida com a minha, então não tive mais tempo de preparar outra. Tive também a mesma dificuldade do Marcos em fomentar o debate.
  • CONTINUAÇÃO 1

    Mas mesmo assim fiquei satisfeita em participar, pois aprendi bastante nessa ciranda. Como competência, um bom tutor tem que está bastante preparado e seguro, pois mediar o saber, ser facilitador do conhecimento não é fácil, mas não é impossível, só basta ter tempo para uma boa preparação.
    Obrigada Carminha pela a oportunidade e aos colegas pela a interação no fórum.
  • AUTO AVALIAÇÃO

    A ansiedade foi grande, até por que, foi a primeira vez que passei por essa situação que é bem diferente da aula presencial. O ponto positivo fundamental se deve ao fato de nos colocar frente a frente com a função de tutor e a experiência é interessante tanto pelo lado psicológico quanto de conhecimento do tema abordado.
  • CONTINUAÇÃO

    Senti uma pequena demora as respostas, acho que foi normal, e quanto à segunda pergunta obtive a adesão de apenas uma colega, talvez devesse ter alertado-os por e-mail, mas faz parte da minha falta de experiência. Quanto às competências que o tutor deve desenvolver são todas aquelas que o professor deve ter mais as que já estudamos no curso e muito jogo de cintura para trazer e manter o aluno no curso de forma participativa.
  • PARABÉNS!

    Olá Marcelo, Thais, Marcos, Maria das Graças e Raquel Nessa experiência vocês puderam “sentir na pele”, como mencionou a nossa colega Raquel no fórum 2, uma vez que não puderam intervir presencialmente, além de exercitar as competências de um mediador: cordialidade, aceitação, honradez e empatia. Parabéns e sucesso!!! Grande Abraços. Carminha.