A Legislação Brasileira sobre o Ensino de História

  • Period: 1988 BCE to 1988 BCE

    Ensino de História e Educação Infantil

    No Brasil a Constituição de 1988 confere ao Estado o dever da Educação Infantil, que se traduz no direito da criança ser cuidada e educada em creches e pré-escolas. Essa posição se solidifica com a promoção do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990 e, em 1996, com a aprovação das Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).
  • Period: to

    Uma pequena história da História Local

    A Micro-História se refere a uma abordagem emergente não Itália entre os anos 1960 e 70, na qual se destacaram nomes como Pasquale Villani, Edoardo Grendi, Giovanni Levi, Carlo Poni e Carlo Ginzburg, que não necessariamente se vincula com recortes espaciais localizados, mas com um tipo de observação analítica que adota um olhar denso e microscópico em relação a objetos que, inclusive, podem não ter paralelos para comparação em termos de análise histórica.
  • Period: to

    O sabor eurocêntrico de nosso conhecimento

    Tanto para Anibal Quijano como para Jack Goody excepcionalidade em termos de civilização,ciência cultura que a Europa se atribuiu e a que a ela foi atribuída se assenta sobre o silenciamento,desconhecimento,desprezo e preconceito em relação a saberes de alguns povos na apropriação dos conhecimentos e técnicas de outros,assumindo para si a autoridade da história e assinando o conhecimento que trata dessa mesma história,nomeadamente nos aspectos relacionados ao tempo,o espaço.
  • Period: to

    O Caráter Eurocêntrico da História Escolar no Brasil

    McArthur's Universal Corrective Map of the World é uma projeção feita pelo australiano Stuart McArthur, lançada em 1979 apresenta o mundo de ponta à cabeça ou de pernas para o ar Na projeção do australiano uma inversão do mapa mundi eurocêntrico e sua compressão o centro do mundo é a Austrália não a Europa Mas esse não é o único exemplo de mapas não eurocêntricos as escolas do Japão também fazem uso de uma projeção cartográfica em que o centro do planeta é o próprio Japão e não a Europa.
  • Period: to

    Ensino de História e Educação Infantil

    A História enquanto disciplina ajudará a criança a se tornar questionadora a respeito das informações que até ela chega, articulando essa habilidade com o conhecimento sobre grupos sociais que podem estar distantes no tempo e no espaço, devendo, portanto, aprender sobre os interesses presentes nas fontes de informações, mas também das articulações que se dão entre distintos grupos sociais.
  • Period: to

    Conceitos Básicos: Tempo e Anacronismo

    O cuidado com os anacronismos nos auxilia a situar uma determinada forma de pensar e modos agir em relação ao tempo em que lhe são característicos e é um caminho seguro para que as crianças possam estabelecer comparações, identificar permanências e mudança na história, tanto do seu grupo, como daqueles que lhe são contemporâneos e em relação aos que lhe antecederam em outras temporalidades e espacialidades.
  • Period: to

    Ensino de História e Educação Infantil

    Do Ensino Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental o Ensino de História tem por como um dos objetivos apresentar as alunas e alunos as mudanças e permanências no seu grupo social, nos grupos que lhe são contemporâneos e naqueles que estão distantes no tempo e no espaço. O respeito as múltiplas diferenças sociais e a formação/consolidação da consciência temporal (o antes, o agora, o simultâneo) deverão ter espaço especial na educação deles e delas
  • Period: to

    O Lugar do Local, do Regional e do Nacional no Ensino de História Conclusões localizadas

    O estudo da História Local representa a possibilidade de pensar os processos históricos que estão imediatamente em nossa volta em suas interseções com arranjos mais amplos, do regional, passando pelo nacional e se articulando com o mundial. Aqueles trabalhos publicados por memorialistas não podem ser esquecidos, tanto por que representam um primeiro esforço de sistematização do conhecimento histórico de muitas localidades, mas também por que recorrentemente identificaram e catalogaram fontes.