-
José Maria de Eça de Queirós nasceu no centro da cidade de Póvoa de Varzim. É filho de José Maria Teixeira de Queirós e dee Carolina Augusta Pereira d'Eça.
-
-
Eça esteve em casa da madrinha quatro anos até a data de 1849, onde os seus pais legitimaram a sua situação. Ficou em casa dos avós paternos até aos 10 anos e após isso juntou-se aos pais no Porto, onde efectuou os seus estudos secundários.
-
Matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra até onde em 1865 se juntou a um grupo de escritores e em 1866 fixou-se em Lisboa.
-
Inicia a sua actividade como advogado e dirige o jornal "Distrito de Evora", onde em junho a deixa e volta para a "Gazeta de Portugal" de outubro a dezembro.
-
Regressado a Lisboa para publicar no Diário de Notícias os relatos da viagem ao Médio-oriente. É também nomeado Administrador do Concelho de Leiria.
-
É nomeado cônsul de 1ª classe nas Antilhas espanholas. No final do ano será empossado no seu cargo em Havana, aí permanecendo durante dois anos.
-
Casamento com Emília de Castro Pamplona (Resende), no oratório particular da Quinta de Santo Ovídio no Porto.
-
É nomeado cônsul em Paris e publica "Os Maias".
Forma o grupo d'Os Vencidos da Vida em Lisboa. -
Morreu Eça de Queiroz de doença prolongada, em Neully e é transportado para Portugal em setembro para ser realizado o funeral em Lisboa.