-
José Maria de Eça de Queiroz nasceu a 25 de novembro de 1845 em Póvoa de Varzim
-
Eça, apresentava episódios incestuosos em criança relatados no diário de sua prima. Por via dessas contingências foi internado no Colégio da Lapa, no Porto,
-
Em 1866, Eça de Queiroz terminou a Licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra e passou a viver em Lisboa, exercendo a advocacia e o jornalismo.
-
Primeiro texto literário publicado na «Gazeta de Portugal»
-
Foi director do periódico O Distrito de Évora e colaborou em publicações periódicas
-
Eça de Queiroz fez uma viagem de seis semanas ao Oriente , na companhia de D. Luís de Castro, 5.º conde de Resende, irmão da sua futura mulher, D. Emília de Castro.
-
Ingressou na Administração Pública, sendo nomeado administrador do concelho de Leiria. Foi enquanto permaneceu nesta cidade, que Eça de Queiroz escreveu a sua primeira novela realista, O Crime do Padre Amaro, publicada em 1875
-
Os anos mais produtivos de sua carreira literária foram passados em Inglaterra, durante os quais exerceu o cargo em Newcastle e Bristol. Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, como A Capital.
Publicou esporadicamente no Diário de Notícias, em Lisboa, a rubrica «Cartas de Inglaterra». -
Aos 40 anos casou com Emília de Castro, com quem teve 4 filhos: Alberto, António, José Maria e Maria.
-
Os Maias é uma das obras mais conhecidas do escritor português Eça de Queiroz. O livro foi publicado no Porto.
-
Faleceu na sua casa de Neuilly-sur-Seine, perto de Paris. Teve funeral de Estado, foi sepultado em Cemitério dos Prazeres de Lisboa, mas mais tarde foi transladado para o cemitério de Santa Cruz do Douro em Baião.