RESUMO DO FÓRUM 1- POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO

Timeline created by Mary Jane Fernandes Sant Anna
  • MIRIAM

    Como nosso país apresenta uma diversidade cultural e disparidade socioeconômica gigantesca, pensar em uma política publica com alcance geográfico e de avanço contínuo, realmente é um grande desafio! Mas possível!
  • CÍNTIA

    Acredito que na área da educação qualquer política publica que privilegie a expansão do ensino em todos os níveis; a inclusão social; a qualificação de professores por meio de programas de aperfeiçoamento; e a oferta de ensino de qualidade em todos os cantos do país, será bem recebida pelo sistema UAB.
  • LEIA

    Faz-se necessário primeiramente reconhecer e valorizar a modalidade EaD enquanto prática democrática de educação. Assim, a busca por essa garantia qualitativa e quantitativa deve priorizar ações que articule a escola.
  • MÁRCIA

    Compreendo que políticas públicas relevantes quanto a implementação e regulamentação da EaD já foram iniciadas pelo governo. Agora, acredito que seja necessário implantar programas que barateiem o custo da Internet de banda larga para que todo o cidadão possa tê-la em sua residência. Essa seria uma política pública definitiva para a expansão da EaD no país.
  • ROSINEI

    Para que uma política pública seja instituída, garanta avanço contínuo em qualidade e alcance geográfico, ela precisa estar focada na melhoria da qualidade da educação. Acredito que as IES precisam estar unidas por proximidade geográfica e oferecer cursos que atendam as necessidades da população.
  • JOSIANE

    Para que haja o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico, do Sistema UAB, é necessário expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, além de ampliar o acesso à educação superior pública levando tais cursos às diferentes regiões do país.
  • RICARDO

    Realmente a EAD é revolucionária, pois quebra barreiras, porém para que também quebre níveis sociais é indispensável o apoio dos pólos presenciais.
  • VALÉRIA

    A escola deve assumir seu papel político dimensionando e potencializando as suas reais necessidades, para que possa verdadeiramente receber do poder público as condições materiais e humanas para execução de um projeto que de fato dê conta da superação dos inúmeros e desafiadores problemas da educação pública em nosso país.
  • DORA

    ...cursos de mestrado e doutorado a distância, também entendo que seria uma oportunidade para democratizar a pesquisa e o conhecimento a todos, embora junto a essa oportunidade também teria que acompanhar a democratização tecnológica.
  • FERNANDA MARA

    Acredito que o sistema UAB está avançando de forma lenta mais correta, e com certeza logo deverá disponibilizar, principalmente para nós educadores, cursos de formação stricto senso de mestrado a distância, que seria excelente,
  • JAMES

    ...a distribuição estratégica dos pólos de apoio e a estruturação destes com equipamentos modernos possibilitarão diminuir as desigualdades regionais que temos hoje em nosso país.
  • ALESSANDRA

    Creio que a EaD exigiu das políticas públicas forte adaptação através de leis, normas, métodos. Movimentou o governo do estado e universidades federais na implantação. Através de UAB houve abertura para formação de professores de todo país. Os baixos custos na aquisição de equipamentos de informática, o fácil acesso a internet, já faz com que as pessoas tenham mais oportunidades de estudo através da EaD.
  • CAROLINE

    A análise critica das experiências desenvolvidas, das políticas implementadas e das estratégias de gestão adotadas pelas universidades brasileiras até então, pode contribuir, sem sombra de dúvidas, para a consolidação de um sistema de educação a distância capaz de romper definitivamente com o preconceito presente no interior das instituições...
  • MARALINA

    Penso que a EAD é uma inovação de grande importância para a sociedade, porém ainda não é acessível a todos. Na minha opinião, para que esse acesso tenha mais sucesso é necessário oferecer mais vagas aos cursos, promover ações que tornem os cursos com grande teor qualitativo, obtendo uma maior valorização desta modalidade.
  • VINICIUS

    Uma das características da Política Pública que garante uma educação voltada para este fator de inclusão social e educacional é a DESCENTRALIZAÇÃO e AUTONOMIA das Instituições. Neste sentido, a EaD, oferecida pelo Sistema UAB, encontra-se voltada para a emancipação social e educacional, superando exclusões e buscando melhorar a qualidade da educação...
  • CRISTIANE

    Acho fundamental a democratização da Educação á Distância da tecnologia, podendo assim disseminar a educação, prova disso foi essa pesquisa realizada pela UNESCO, que relata o Acesso ás Novas Tecnologiashttp://unesdoc.unesco.org/images/0015/001585/158502por,.pdf
  • CRISTIANO

    Fazendo uma reflexão sobre os textos e vídeos, fica claro a importância da criação, implantação e amadurecimento das políticas públicas. Acredito que um grande avanço foi conquistado com a criação da Secretaria de Educação a Distância, posteriormente a implantação da Universidade Aberta do Brasil bem como a Plataforma Paulo Freire... Porém vale ressaltar que não basta apenas criar políticas para a difusão do conhecimento, sem pensar em Políticas Públicas das Tecnologias.
  • FERNANDA EVELINE

    Acredito que uma política pública que poderia ser instituída para garantir o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico, do Sistema UAB seria a implementação de mais pólos para que mais pessoas possam ter acesso à Educação ... seja para formação inicial ou contínua e que haja mais opções de cursos para que cada um faça sua escolha de acordo com a área que escolheu,
  • LEILA

    O sistema UAB nasceu de uma proposição muito justa: a de socializar as vagas do ensino público para os mais diversos lugares do país. Pensou isso na modalidade a distância. Permitir que muita gente pudesse ter acesso a uma universidade de qualidade.
  • LUCIANA

    Acredito que uma Política Publica que garanta o avanço contínuo, em qualidade e em alcance geográfico, do Sistema UAB, deve contar tanto com um sistema eficiente de interação entre os participantes do grupo (alunos, professores, tutores, coordenadores, administração) como com uma parceria com instituições comprometidas com o processo de educação.
  • NINIVE

    A democratização da educação depende de políticas realistas em que a expansão seja convergente com o desenvolvimento dos projetos e não apenas com a ampliação.
  • SANDRA

    Políticas públicas eficazes é o grande diferencial para o sucesso da expansão da EAD. Acredito que essas políticas terão força quando forem políticas de Estado e não mais de governo.Pois, infelizmente, no Brasil, de extensão territorial quase continental, prevalece as políticas de governo, cada indivíduo que entra, quer mostrar seu plano, às vezes, não dando sequencia no que está em vigor.
  • SUMAIA

    Temos alunos com várias visões, com isso, entendo que a UAB já está trazendo a possibilidade de busca pelo conhecimento de acordo com a sua necessidade.
  • WALTER

    Acredito que sejam necessários projetos político pedagógicos de cursos que estejam voltados mais às necessidades regionais que propriamente um projeto nacional... A partir de então a inclusão social e educacional será a consequência.
  • ZENAIDE

    ...quanto a uma política pública, penso que, cabe as instituições públicas desenvolver ações com o emprego de tecnologias apropriadas de alta disseminação e baixo custo e que contemplem o caráter prático da educação, buscando envolver aluno e sistema num processo de permanente interação.