Liberalismo

Portugal: Do Liberalismo à 1º República

  • Revolução Liberal no Porto

    Revolução Liberal no Porto

    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em 1820 e ocorrido na cidade portuguesa de Porto. Ela defendia a formação de uma monarquia constitucional, exigindo o retorno imediato de D. João VI, que estava no Brasil desde 1808.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil

    A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre o então Reino do Brasil e o Reino de Portugal e Algarves, que ocorreu no período de 1821 a 1825, colocando em violenta oposição as duas partes (pessoas a favor e contra).
  • Aprovação da primeira Constituição Liberal

    Aprovação da primeira Constituição Liberal

    A Constituição Portuguesa de 1822 foi o mais antigo texto constitucional português, tendo assinalado uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional.
  • Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    D. Miguel jura novamente a Carta. Porém, decorrido pouco tempo, falta ao compromisso assumido com seu irmão, nomeia um novo ministério, dissolve as Câmaras e, convocadas as cortes à maneira antiga, é proclamado, pelos três estados do reino, rei absoluto.
  • Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil. Derrota dos Miguelistas

    Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil. Derrota dos Miguelistas

    Após desembarcar no Pampelido em 8 de julho de 1832, o exército liberal liderado por D. Pedro IV vindo dos Açores parte para a cidade do Porto, onde entra às primeiras horas da manhã do dia 9. Ao meio-dia chegava à Praça Nova, atual Praça da Liberdade.
  • Nova Constituição de 1838

    Nova Constituição de 1838

    A Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1838 foi o terceiro texto constitucional português.
  • Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

    Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

    Maria da Fonte, ou Revolta do Minho, foi uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral.
  • Golpe do Gen. Saldanha. Início da Regeneração.

    Golpe do Gen. Saldanha. Início da Regeneração.

    Regeneração é a designação dada ao período da Monarquia Constitucional portuguesa que se seguiu à insurreição militar de 1 de Maio de 1851 que levou à queda de Costa Cabral e dos governos de inspiração setembrista.
  • Fontismo

    Fontismo

    Fontismo é a designação dada ao período que se seguiu à Regeneração, entre 1868 e 1889, e à consequente diminuição, ainda que temporária, da crónica instabilidade política em que tinha mergulhado a monarquia constitucional portuguesa.
  • 1ª Linha de Caminho-de-ferro

    1ª Linha de Caminho-de-ferro

    A história dos caminhos de ferro em Portugal reveste-se de uma elevada importância para o conhecimento da evolução histórica deste país a partir de meados do século XIX. O desenvolvimento operado no país nos séculos XIX e XX fica a dever-se, no âmbito das vias de comunicação, maioritariamente ao meio ferroviário.
  • Telégrafo em Portugal

    Telégrafo em Portugal

    A data 16 de setembro de 1855 marca um dos momentos mais relevantes da história das Telecomunicações em Portugal, a inauguração da rede telegráfica elétrica.
  • A Companhia União Fabril (CUF) foi uma importante empresa portuguesa do sector químico, fundada pelo empresário Alfredo da Silva.

    A Companhia União Fabril (CUF) foi uma importante empresa portuguesa do sector químico, fundada pelo empresário Alfredo da Silva.

    A Companhia União Fabril (CUF) foi uma importante empresa portuguesa do sector químico, fundada pelo empresário Alfredo da Silva.
  • Fundação do Partido Republicano Português

    Fundação do Partido Republicano Português

    Em 25 de Março de 1876 foi legalmente criado, com consentimento do rei D. Luís, o Partido Republicano e, em 3 de Abril do mesmo ano foi eleito o seu primeiro diretório, de que faziam parte Oliveira Marreca, Latino Coelho, Elias Garcia, Consiglieri Pedroso.
  • Instalação da 1ª central telefónica

    Instalação da 1ª central telefónica

    primeira central telefônica do mundo foi inaugurada em 28 de janeiro de 1878 em New Haven, Connecticut, tendo sido iniciada com oito assinantes.
  • Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    A Ponte D. Luís I (ou Ponte Luiz I, na grafia original nela inscrita), é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1886, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia (margem norte e sul, respetivamente) separadas pelo rio Douro, em Portugal.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês

    Em 11 de janeiro de 1890, o Reino Unido lança um ultimato a Portugal, exigindo a retirada militar dos territórios entre Angola e Moçambique, sob a ameaça do rompimento de relações entre as duas nações europeias. O Governo português, com o apoio do rei D.
  • Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    A Revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi o primeiro movimento revolucionário que teve por objetivo a implantação do regime republicano em Portugal. A revolta teve lugar na cidade do Porto.
  • Regicídio

    Regicídio

    O Regicídio de 1908 foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro aparente, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por assassinos simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa, políticos desencantados e antimonarquistas.
  • Implantação da República.

    Implantação da República.

    Diversas forças militares sublevam-se na noite de 3 para 4 de outubro 1910 contra a monarquia. Após acesos combates esta é derrubada e dois dias depois proclama-se a República.