-
Idade da pedra lascada, que se iniciou em 2.500.000 a.C e foi caracterizada pelo nomadismo, onde a obtenção de alimentos é feita através da caça, pesca e coleta.
-
Idade da pedra polida, que se iniciou em 10.000 , caracterizada pela sedentarização, domesticação dos animais, agricultura e uso do fogo.
-
Período onde ocorreram invasões de povos indo-europeus na ilha de Creta e fundam civilizações micênicas. Ocorre a invasão dos dórios na ilha o que promove a primeira diáspora em direção a península Balcânica.
-
Esse código era um conjunto de leis, criado na Mesopotâmia , marcada pela defesa do direito de propriedade da honra e da família. Seu trecho mais conhecido é a Lei de Talião que pode ser resumido na seguinte frase: " Olho por olho, dente por dente".
-
Com a diáspora os grupos se instalaram na Península de Creta e passaram por um processo de ruralização, formando os genos( pequenas comunidades rurais), comandados pelos Pater-famílias.
-
Roma cresce na república e como consequência cria um império.
-
Clístenes era um político grego que é considerado um dos pais da democracia, e realizou uma grande reforma política que proporcionou aos cidadãos terem direito ao voto e a ocupação de diversos cargos independentemente do critério de renda.
-
Guerra entre a Liga de Delos ( Atenas) e a confederação do Peloponeso( esparta). Espartas ganham esse conflito e torna-se a cidade-estado da Grécia.
-
Guerra entre Roma e Cartago onde Roma vence e passa a controlar o mar Mediterrâneo.
-
Relação de fidelidade mútua estabelecida entre chefes de tribos e seus guerreiros. É uma das principais heranças germânicas
-
O fim de vários conflitos gerou a diminuição e encarecimento da entrada de escravos, o que diminui a mão de obra e gera uma crise na produção agrícola. Essa crise diminui a arrecadação de imposto e assim o império começa a ter dificuldades para sustentar seu grande exército. Com isso ocorreram várias coisas que contribuíram para o surgimento do feudalismo e o aumento do domínio da igreja.
-
Sofrendo forte oposição dos governantes da cidade de Meca, centro comercial e religioso da península Arábica, Maomé migrou para a cidade de Medina. Essa migração foi adotada como ponto de partida do calendário muçulmano
-
Prolongada guerra contra os povos islâmicos que ocorreu na Península Ibérica, marcada pela presença muçulmana desde a Alta Idade Média, iniciada no século XI. Os reinos cristãos da Península Ibérica procuraram dominar a região durante o período do Al-Andaluz
-
Os califas foram derrotados, no sul da França, ao tentarem expandir o domínio árabe pela costa do Mediterrâneo, chegando na Península Ibérica, por onde pretendiam avançar sobre a Europa ocidental, então dominada pelo Reino Franco
-
Caracterizado pela anexação de territórios, ampliação da área de influência da Igreja e expansão das fronteiras do reino feita por Carlos Magno. Visando melhorar a organização, ele também criou um corpo de funcionários (missi dominicci) e um sistema educacional voltado para o estudo de textos gregos e latinos em meio a uma atmosfera cristã e costumes germânicos.
-
Após a morte de Carlos Magno, as guerras pela sucessão do trono enfraqueceram a autoridade do monarca, fortalecendo o poder local dos nobres e consolidando a Igreja como única instituição organizada.
-
Evidencia os atritos entre a Igreja e as monarquias nacionais na transação para a Idade Moderna. Foi um momento marcado pela existência de dois papas: um'na cidade de Avignon, submetido ao rei da França, e outro em Roma, que recusava a autoridade do monarca nos assuntos da Igreja
-
Avanço militar em direção ao Oriente Médio que ganhou espaço em meio às transformações sociais e sob a orientação da Igreja Católica. Seu objetivo era a conquista de Jerusalém das mãos dos muçulmanos, que dificultavam a peregrinação cristã à Terra Santa. Durou aproximadamente 200 anos
-
Documento que impunha limitações ao poder real, imposto ao João Sem-Terra pela nobreza, na formação da monarquia inglesa
-
Caracterizada pela epidemia de peste negra, pela fome e por grandes guerras que assolaram a Europa. Dentre os principais efeitos da crise, podemos citar o recuo da atividade mercantil e o decréscimo da população europeia, estimado em um terço
-
Conflito entre França e Inglaterra, iniciado devido a disputas pela sucessão do trono francês e pelo domínio da região de Flandres. Favoreceu a consolidação de ambas as monarquias. Em meio à guerra, ocorreram a epidemia de peste negra e a propagação de rebeliões camponesas. França vence
-
Ocorre após a ascensão de D. João de Avis ao trono, com o apoio dos mercadores de Lisboa, inaugurando um período de importante expansão portuguesa
-
Movimento que teve início na Itália. Transição da Idade Média para a Idade Moderna.
-
Marcado pelo coroamento de Oto, realizado pelo papa em Roma
-
Rota desenvolvida por Portugal para atingir o Oriente contornando o litoral da África
-
Disputa entre as famílias York e Lancaster pelo trono da Inglaterra, resultado dos problemas sociais e financeiros decorrentes da Guerra dos Cem Anos, combinados com o reinado considerado fraco de Henrique VI, que perdeu muitas das terras francesas conquistadas por seu pai, o rei Henrique V de Inglaterra, e foi severamente questionado pela nobreza.
-
-
Chegada dos espanhóis na América na expedição liderada por Cristovão Colombo. Iniciou-se um grande processo de ocupação desse território.
-
Bula do Papa Alexandre VI, que divide o "novo mundo" entre Portugal e Espanha através de um meridiano situado a 100 léguas a oeste do arquipélago do Cabo Verde: o que estivesse a oeste do meridiano seria espanhol, e o que estivesse a leste, português.
-
Definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela.
-
Chegou ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e o nominaram de Monte Pascoal.
-
Período que corresponde aos primeiros anos de colonização no Brasil, que vai de 1500 até 1530. A principal atividade econômica foi a exploração do pau-brasil.
-
Tinha sua sede em Sevilha e garantia o monopólio do comércio das Índias
-
Franceses invadem o Maranhão e ocorre a formação de São Luís
-
Órgão máximo de administração das colônias do comércio das Índias
-
-
Sistema de administração territorial criado pelo rei de D. João III. Este sistema teve como objetivo colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras.
-
Criado para substituir o sistema das Capitanias Hereditárias que não funcionou muito bem.
-
Franceses invadem a Baia de Guanabara criando da França Antártica
-
-
Processo em que ocorreu a unificação das Coroas portuguesa e espanhola
-
Procura pelos bandeirantes por indígenas no interior da colônia
-
Movimentos religiosos que contestavam abertamente os dogmas da igreja católica e a autoridade do papa.
-
O poder do papa entrou em declínio, ocorreram confrontos com reis, divisões entre os próprios clérigos e a necessidade de reforma.
-
Levou puritanos e perseguidos para os Estados Unidos. Formando as colônias do norte e sul
-
Tinha o objetivo de promover uma guerra econômica contra a Espanha e Portugal
-
Holandeses invadem Salvador mas são expulsos por não conseguirem acessar o interior
-
Os jesuítas chegam no sul com suas missões
-
Holandeses invadem a região de Pernambuco e tiveram facilidade por oferecerem investimentos aos colonos
-
Nassau veio para a colônia para consolidar a dominação holandesa
-
Movimento em que a burguesia passa a exigir mudanças na estrutura do "antigo regime". Marcado por diversos filósofos, como John Locke e Mostequieu
-
Bandeirantes vão a procura de ouro no interior
-
Ocorreu em Caeté, Minas Gerais
-
Foi um órgão criado para cobrar os impostos e superintender todo o serviço de mineração
-
Conflito entre os paulistas e os recém-chegados
-
Ocorreu nas regiões de Olinda e Recife
-
Recolhiam o ouro extraído pelos mineiros, purificavam-no, transformavam-no em barras e retiravam a parcela do quinto
-
O tropeiro Felipe dos Santos liderou um levante em Vila Rica, que duramente repreendido pela Coroa
-
-
Foi o principal acordo de delimitação das fronteiras do Brasil
-
-
-
Sistema que prevaleceu nos países da Europa durante todo o Antigo Regime.