Instrumentos nauticos decoracion marinera

Instrumentos náuticos

  • 2000 BCE

    Bússola

    Bússola
    A bússola é um instrumento de navegação e orientação que se baseia em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos. A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de buxo.
    A bússola teve grande importância para o desenvolvimento das civilizações no século XVI, na Era dos Descobrimentos com as grandes navegações, mas a sua história começa no século I, na China, quando foi inventada, mas aperfeiçoada em 1302 por Flávio Gioia.
  • Period: 2000 BCE to

    Evento geral

  • 150 BCE

    Astrolábio

    Astrolábio
    O astrolábio era usado para determinar a altura dos astros, mas sobretudo a do Sol. O surgimento do astrolábio é o resultado de várias teorias matemáticas desenvolvidas por famosos estudiosos antigos: Euclides, Ptolomeu, Hiparco de Niceia e Hipátia de Alexandria. O astrolábio foi inventado em 150 a.c mas introduzido na cultura Europeia só nos séculos XV e XVI onde foi adaptado para a navegação.
  • 1338

    Ampulheta

    Ampulheta
    A ampulheta é um dos objetos mais antigos de medir o tempo. Eram frequentemente utilizadas em navios, em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, para contar o tempo perdido numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo, esta prática era comum em algumas casas comerciais).
    A sua invenção é atribuída a um monge de Chartres, de nome Luitprand que viveu no séc.VIII, no entanto as primeiras referências deste tipo de objeto aparecem apenas no séc.XIV em 1338.
  • 1450

    Anemómetro

    Anemómetro
    O anemómetro é um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento.
    Existem registros que atribuem a invenção a Leonardo da Vinci, mas considera-se como o inventor do primeiro anemómetro o humanista italiano Leon Battista Alberti, em 1450. Este instrumento consistia num disco colocado perpendicularmente à direção do vento, e através do ângulo de inclinação do disco, era medida a velocidade do vento.
    Não existem registos do anemómetro em Portugal ou que tenha sido utilizado por Portugal.
  • 1514

    Balestilha

    Balestilha
    A balestilha é um instrumento complementar da esfera armilar, que era utilizado para medir a altura em graus que une o horizonte ao astro.
    Foi um instrumento náutico bastante utilizado pelos Portugueses na Época dos Descobrimentos, e a sua primeira descrição encontra-se no Livro de Marinharia de João de Lisboa em 1514 e a primeira imagem da utilização de uma balestilha pode ser encontrada no Regimento de navegacion (1552) de Pedro Medina.
  • Quadrante

    Quadrante
    A sua função é a medição da altura, que é a distância angular de um objeto em relação ao horizonte.
    Tinha como finalidade tomar as alturas dos astros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era um quarto de círculo e possuía os graus de 0º a 90º e foi inventado por John Davis em 1594 e em 1998 começou a sua história em Portugal pelas mãos dos Engenheiros João Silveira Costa, Nuno Pais Costa e Nuno Batista Martins e posteriormente o Engenheiro Tiago Pais Costa.
  • Barómetro

    Barómetro
    O barómetro é um instrumento científico utilizado em meteorologia para medir a pressão atmosférica. Em 1643 o barômetro de mercúrio foi inventado por Evangelista Torricelli. Diversas pesquisas prosseguiram até que, em 1665, o cientista inglês Robert Hooke criou o barômetro de escala circular. Mas por volta de 1700, o matemático Gottfried Leibniz, lançou um conceito de barômetro sem líquido e a primeira versão desse objeto foi construída por Lucien Vidie.