300px spanish american independence

Independência da América Espanhola

  • [PERU/BOLÍVIA] É executado Tupac Amaru II

    [PERU/BOLÍVIA] É executado Tupac Amaru II
    A Revolta de Tupac Amaru II foi um dos precursores do movimento independentista na América Espanhola. Estendeu-se por um vasto território entre o Peru e a Bolívia, na época o Alto Peru. Acontece devido ao mal tratamento dos colonos aos nativos. Foi sufocado por tropas espanholas, ao custo de cerca de 80 mil vidas indígenas.
  • [HAITI] O Haiti torna-se a primeira colônia americana a declarar independência

    [HAITI] O Haiti torna-se a primeira colônia americana a declarar independência
    Após uma revolta de escravos contra os senhores da ilha liderada por Toussaint L'Ouverture, e após anos de longas batalhas com os franceses, consolidada por Dessalines. A revolta teve uma consequência muito negativa para o país, que foi isolado internacionalmente pelo medo das outras potências da revolução de escravos tornar-se endêmica. O reconhecimento da ilha pela França só ocorreu em 1834, após um alto pagamento de indenizações. Os EUA, somente em 1862.
  • [ARGENTINA] Primeira invasão Inglesa a Buenos Aires

    [ARGENTINA] Primeira invasão Inglesa a Buenos Aires
    No contexto da guerra entre Inglaterra e França, tropas britânicas ocupam a cidade de Buenos Aires, capital do Vice-Reino do Rio da Prata, sendo expulsas 45 dias depois por um exército de Montevidéu, liderados por Santiago de Liniers, que reúne milícias em Buenos Aires, em um processo conhecido como Reconquista de Buenos Aires.
  • [ARGENTINA] Segunda invasão inglesa a Buenos Aires

    [ARGENTINA] Segunda invasão inglesa a Buenos Aires
    Tropas britânicas, depois de tomarem Montevidéu, foram expulsas quando tentaram ocupar Buenos Aires, por forças de defesa constituídas não só das tropas do governo a serviço do rei da Espanha, mas também de milícias urbana, armadas e organizadas militarmente.
  • [ESPANHA] Invasão da Espanha pela França

    [ESPANHA] Invasão da Espanha pela França
    A França volta-se contra a Espanha, sua aliada até então, e ocupa a capital, depondo o rei Fernando VII e colocando em seu lugar o irmão de Napoleão, José Bonaparte. A Espanha se fragmenta em várias juntas provinciais lutando entre si, em um estado de semi-anarquia. Este fato repercute nas colônias, com as formações das juntas americanas e
  • [VENEZUELA] Proclamada a Primeira República da Venezuela

  • [ARGENTINA] Assume a Primeira Junta de Governo

    [ARGENTINA] Assume a Primeira Junta de Governo
    Em 1810, cai a Junta Suprema de Sevilha, após resistência de dois anos. Praticamente toda a Espanha está em controle de Napoleão. Em Buenos Aires, instaura-se a Revolução de Maio, que resulta na na remoção do até então Vice-Rei Baltazar Cisneros, alegando-se que o governo que o nomeou já não existe, e na instalação um governo local. Tal contexta era de divergência e tensão entre realistas, que defendiam a permanência de Cisneros, e os nacionalistas, que defendem maior autonomia da província.
  • [CHILE] Primeira Junta do governo inaugura a Pátria Velha

    [CHILE] Primeira Junta do governo inaugura a Pátria Velha
    Forma-se no Chile o primeiro passo para uma nação independente, inaugurando o período chamado Pátria Velha.
  • [MÉXICO] Hildago é fuzilado

    [MÉXICO] Hildago é fuzilado
    Morre Miguel Hidalgo, líder de um dos movimentos precursores da independência no México, de caráter social e protagonizado pelas camadas populares. Em 1810, Hidalgo declara o "Grito de Dolores", marco da independência. Esta, de fato, só viria em 1821.
  • [ESPANHA] Promulgação da Constituição de Cádis

    [ESPANHA] Promulgação da Constituição de Cádis
    Constituição elaborada pelas cortes que se encontravam reclusas em Cádis, cercadas pelas tropas de Napoleão. Tem caráter liberal e republicano, limitando o poder do rei. Foi desconsiderada com o retorno de Felipe VII ao trono em 1814, com o rei, apesar de ter jurado proteger a constituição, perseguir os liberais.
  • [CHILE] A Espanha reconquista a colônia com a Batalha de Rancagua

    [CHILE] A Espanha reconquista a colônia com a Batalha de Rancagua
    O período da Reconquista Espanhola no Chile, entre 1814 e 1817, foi definido após a vitória de tropas realistas na Batalha de Rancagua, e marcou a restauração de órgãos coloniais e tribunais de condenação das forças patrióticas.
  • [ARGENTINA] Declaração de Independência

    [ARGENTINA] Declaração de Independência
    Por decisão tomada no Congresso de Tucumã, as Províncias Unidas do Rio da Prata rompem as relações de dependência com o governo espanhol.
  • [CHILE] San Martín libera o Chile do controle espanhol

    [CHILE] San Martín libera o Chile do controle espanhol
    Com a Batalha de Maipú, San Martín completa o seu intento de liberar o Chile do domínio espanhol e abrir o caminho para a sua independência. Tal campanha incluiu atravessar o Andes e invadir o Chile em diversos locais, de forma coordenada. Daqui, o próximo passo de seu plano seria libertar Lima e o Peru.
  • [MÉXICO] Assinado o Plano de Iguala, que confirma a independência do México

    [MÉXICO] Assinado o Plano de Iguala, que confirma a independência do México
    O plano era uma tentativa de estabelecer uma fundação constitucional para um Império Mexicano independente. Foi proclamado a partir da cidade de Iguala, no atual estado de Guerrero. O Plano de Iguala tinha três objetivos principais: definição do catolicismo como religião nacional do México;
    a proclamação da independência do México;
    a igualdade social para todos os grupos étnicos e sociais do novo país.
    Estes objetivos foram resumidos a Religião, Independência e União.
  • [PERU] San Martín declara a independência do Peru

    [PERU] San Martín declara a independência do Peru
    Em 1821, o argentino José de San Martín declarou a independência do país. A batalha contra os espanhóis durou até 1824, quando os realistas finalmente foram vencidos pelas tropas de Antonio José Sucre.
  • [URUGUAI] Brasil anexa a Província Cisplatina

    [URUGUAI] Brasil anexa a Província Cisplatina
    Com o retorno dos Bourbon na Espanha, D. João receia o fortalecimento de um império espanhol que controle o Rio da Prata. A banda oriental havia sido incorporada pelas Províncias do Rio da Prata através do Congresso de Tucumã. Por isso, envia tropas portuguesas à banda oriental, conflitando com José Artigas. Após vitória portuguesa na Batalha de Tacuarembó, em 1820, o país anexa o território, com o nome de província da Cisplatina, no ano seguinte.
  • [URUGUAI] Assinatura do Tratado de Montevidéu reconhece o estado Uruguaio

    [URUGUAI] Assinatura do Tratado de Montevidéu reconhece o estado Uruguaio
    O Uruguai declarou a sua independência em 1825, apoiado por forças das Províncias Unidas do Rio da Prata, o que levou o Brasil a declarar a Guerra da Cisplatina. O Brasil ganha por mar, mas perde por terra. O empate técnico faz com que a guerra não tenha vencedores, e ambos os países reconhecem a autonomia do novo estado, com a intermediação da Inglaterra.
  • [EQUADOR] O Equador se desmembra da Grã-Colômbia, tornando-se independente