Historia do Brazil

By NNB
  • Apr 22, 1500

    Chegada no Brasil

    Chegada no Brasil
    Pedro Álvares Cabral atinge o litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro.
    Os portugueses comecaram a explorar muito o pau- brasil. Os indios traziam para eles a árvore e entroca os portugueses dvam espelhos e coisas do tipo e isso é cahamado de escanbo.
  • Feb 9, 1530

    Cana-de-acucar

    Cana-de-acucar
    Historicamente a cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a época da colonização. Quem fazia este trabalho era os escravos. pois os indios se recusaram, por que agricultura para eles só mulheres podiam fazer.
  • Feb 17, 1530

    Inicio da Colonia

    Inicio da Colonia
    Em 1530 chega ao Brasil a expedição de Martim Afonso de Souza com objetivo de dar início a colonização do Brasil e iniciar o cultivo da cana-de-açúcar.
    A região Nordeste é escolhida para o cultivo da cana-de-açúcar em função do solo e clima favoráveis.
  • Mineração

    Mineração
    Em meados do século XVIII começam a serem descobertas as primeiras minas de ouro na região de Minas Gerais.
    O centro econômico desloca-se para a região Sudeste.
    A mão-de-obra nas minas, assim como nos engenhos, continua sendo a escrava de origem africana. Neste periodo teve muitas revoltas, tais como:
  • A vinda da familia real

    A vinda da familia  real
    Em janeiro de 1808, Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil.
  • Period: to

    Primeiro Reinado

  • Império

    Império
    "A História do Brasil Imperial tem início em 7 de setembro de 1822 com a proclamação de Independência do Brasil por D. Pedro I. Durante esta época, o Brasil foi governado por dois imperadores: D.Pedro I (de 1822 até 1831) e D.Pedro II (de 1840 até 1889). "
  • Period: to

    Independência do Brasil

    A Independência do Brasil é um fato muito importante, pois é quando marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

    Nada mudou muito para o povo, pois a estrutura social se manteve e a distribuição de renda continuou desigual.
  • Primeira Constituição Brasileira

    Primeira Constituição Brasileira
    O fechamento da Assembléia Constituinte provocou reacoes dos representantes do chamado partido brasileiro, groupo formado por propriétarios de terrase grandes comerciantes das províncias do Centro-Sul, que tinham apoiado o processso da independencia. Entao para contornar a situacao, o imperador nomeou uma comissao de dez homens nascidos na Brasil, e os incumbiu de elaborar uma nova Constituicao em 40 dias.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    A Confederação do Equador foi um movimento político ocorrido nordeste brasileiro,Grupos uniram-se pois eram contrários á monarquia e a concentracao do poder nas maos do imperador. Líderes como Cipriano José Barata de Almeida e Frei Joaquim defendiam a instalacao de um regime replubicano e automonia para os governos das províncias, itens que caracterizavam os políticos liberais. No final o governo acabou com a revolta.
  • Primeiro motivo - Confederacao do Equador

    Primeiro motivo - Confederacao do Equador
    O primeiro motivo foi a violenta repressao aos rebeldes da confederacao do Equador. D.Pedro 1 era muito autoritario e entao nao soube como lidar muito bem com a situacao.
  • Period: to

    Malês

    O motivo foi o movimento liderado pelos escravos africamos conhecidos como malês, a maioria dos quais eram muculmanos vindos da áfrica ocindental. O movimento vinha ocorrendo, mas a revolta só ocorreu em um dia.
  • Abdicação de Dom Pedro I

    Abdicação de Dom Pedro I
    Vários motivos levaram á queda da popularidade do imperador, unindo diversos groupos em opisicao aao seu governo: a dissolucao da Assembleia Constituinte, a imposicao da Constituicao de 1824, a violenta repressao aos rebeldes da confederacao do Equador e a falência do Banco do Brasil, que revelou uma grande crise economica no Brasil.
  • Regência Trina Provisória

    Regência Trina Provisória
    Foi estabelecida para governar até que a Assembléia Geral se reunisse.
  • Period: to

    Período Regencial

    Nesse período, o Legislativo adquiriu maior poder do que tinha no Primeiro Reinado, pois quem escolhia os regentes eram os deputados e os senadores. Após a abdicacao de Pedro primeiro, a disputa pelo poder envolveu Três grupos principais: restauradores, liberais exaltadoos e liberais moderadores.
  • Morte de D.Pedro I.

     Morte de D.Pedro I.
  • O Ato Adicional

    O Ato Adicional
    Em 1834 os parlamentares moderados propuseram e o poder Legislativo aprovou um reforma na Constituicao do Império.
  • Period: to

    Farroupilha

    Ocorreu no Rio Grande do Sul e foi a mais longa revolta da história do Brasil. insatisfação junto às políticas imperiais e a proximidade das jovens repúblicas latino-americanas demarcaram o contexto inicial do conflito.
  • Period: to

    Cabanagem

    Uma grande revolta popular iniciada na província do Grão- Pará. Dela participaram milhares de homens e mulheres pobres, negros, indígenas e mesticos. Essas pessoas moravam em cabanas perto do rio, por isso o nome Cabanagem.
  • Period: to

    Sabinada

    A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.
  • Period: to

    Balaiada

    Este era contrário ao poder e aos aristocratas rurais que, até então, dominavam aquela região.
  • Period: to

    República da Espada

    Esse nome foi empregado devido ao fato de o Brasil ter sido governado por uma junta militar, formada pelos militares Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Para alguns, esta foi a primeira ditadura militar da história da nação brasileira.
  • Fim do Imperio

    Fim do Imperio
  • Proclamação da República no Brasil

    Proclamação da República no Brasil
    No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
  • República Oligárquica

    República Oligárquica
    a Oligarquia cafeeira paulista, estavam articulando para assumir o poder e controlar a República. Os paulistas apoiaram Floriano Peixoto. Dessa aliança surgiu o candidato eleito nas eleições de março de 1894, Prudente de Morais, filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP). A partir de então, o poder político brasileiro ficou restrito às oligarquias agrárias paulista e mineira, de 1894 a 1930.
  • Crise de 1929

    Crise de 1929
    tingiu em cheio a economia do Brasil, muito dependente das exportações de um único produto, o café. Além da queda nos preços, a crise provocou uma diminuição na renda e no consumo no mundo todo, prejudicando ainda mais as vendas de café. As exportações do produto, que chegaram a US$ 445 milhões em 1929, caíram para US$ 180 milhões em 1930. A cotação da saca no mercado internacional, caiu quase 90% em um ano.
  • Period: to

    Governo Provisório de Vargas

    Em sua grande parte, os principais representantes das alas militares que apoiaram Vargas obtiveram as chamadas interventorias estaduais. Pela imposição do presidente, vários militares passaram a controlar os governos estaduais. Tal medida tinha como propósito anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.
  • Revolução de 1930

    Revolução de 1930
    Crise das oligarquias foi um passo crucial para a revolução. Com o impacto da crise de 1929, o então presidente paulista Washington Luís resolveu apoiar a candidatura de seu conterrâneo Júlio Prestes. Conhecida como “Política do Café Puro”, a candidatura de Júlio Prestes rompeu com o antigo arranjo da “Política do Café com Leite”, em que os latifundiários mineiros e paulistas se alternariam no mandato presidencial.
  • Period: to

    Governo Provisório de Vargas

    observou-se a ascensão de dois grandes movimentos políticos em terras brasileiras. De um lado estava a Ação Integralista Brasileira (AIB), que defendia a consolidação de um governo centralizado capaz de conduzir a nação a um “grande destino”.
  • Period: to

    Estado Novo

    Foi implantado por Getúlio Vargas sob a justificativa de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil. a nova constituição ampliou os poderes presidenciais, dando a Getúlio Vargas o direito de intervir nos poderes Legislativo e Judiciário.
  • Period: to

    Governo Dutra

    Eurico Dutra foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto após o Estado Novo. Vivenciou as tensões e problemas que marcavam o desenvolvimento da Guerra Fria no cenário político internacional.
  • Period: to

    Vargas ( Suicidio)

    Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim.
    -Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.
  • Period: to

    JK

    Fez a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.
  • Governo de Janio Quadros

    Governo de Janio Quadros
    insistia em moralizar o cenário político nacional e “varrer” a corrupção do país. Contando com essas premissas, Jânio conseguiu uma expressiva votação, indicando a consolidação do regime democrático no país. No entanto, as contradições e a falta de um claro posicionamento político fizeram com que o mandato de Jânio Quadros fosse tomado por situações nebulosas.
  • Castelo Branco

    Castelo Branco
    cassações políticas
    - fim da eleição direta para presidente, criação do bipartidarismo
    - limitação de direitos constitucionais
    - suspensão da imunidade parlamentar
  • Atos Institucionais

    AI 1- Francisco dos Santos Nascimento , foi editado em 9 de abril de 1964 pela junta militar.
    AI 2 - instituiu a eleição indireta para presidente da República, dissolveu todos os partidos políticos existentes desde 1945, aumentou o número de ministros do Supremo Tribunal Federal de 11 para 16, reabriu o processo de punição aos adversários doregime.
    AI 3 - m 5 de fevereiro de 1966, o presidente Castelo Branco editou o Ato Institucional Número Três, ou AI-3, que estabelecia que os governadores.
  • Period: to

    Regime Militar

    o país esteve sob controle das Forças Armadas Nacionais. gesto era interpretado como saneador da vida social, econômica e política do país, livrando a nação da ameaça comunista e alinhando-a internacionalmente com os interesses norte-americanos, trazendo de volta a paz e ordem sociais.
  • Arthur da Costa e Silva

    Arthur da Costa e Silva
    Ato Institucional nº 5 (AI-5)
    - política econômica voltada para o combate da inflação e expansão do comércio exterior.
    - investimentos nos setores de transporte e comunicações
  • Period: to

    Milagre Brasileiro

    O período da História do Brasil entre os anos de 1969 e 1973 foi marcado por forte crescimento da economia. Nesta época o Brasil era uma Ditadura Militar, governado pelo general Médici. O termo “milagre” está relacionado com este rápido e excepcional crescimento econômico pelo qual passou o Brasil neste período. Este crescimento foi alavancado pelo PAEG (Programa de Ação Econômica do Governo) implantado em 1964, durante o governo de Castelo Branco.
  • Emílio Garrastazu Médic

    Governo (realizações, acontecimentos, atos):
    - repressão política; "Anos de Chumbo" - exílios, tortura, prisões, desaparecimento de pessoas, combate aos movimentos sociais e censura.
    - "Milagre Econômico" - forte crescimento do PIB
    - propaganda patriótica
  • Regência Trina Permante

    Regência Trina Permante
    A nova Regência era formada pelos deputados José da Costa Carvalho e pelo brigadeiro Francisco de Lima e Silva, que representavam os liberais moderadores.