História da Educação Brasileira (até 1985)

  • Período Colonial
    1500

    Período Colonial

    A educação no período colonial, chego junto com os portugueses em sua vinda ao Brasil. Os primeiros "professores", foram os jesuítas que junto da família real ensinaram aos nativos com base no catolicismo.
    Mas, para a catequização dos indígenas ser possível eles precisaram aprender a ler e a escrever, e foi a partir daí que começou a educação no Brasil.
    Um dos principais nomes desse período foi Pombal, que deu início as Reformas Pombalinas, com o intuito de adequá-los para educação em geral.
  • Período Imperial

    Período Imperial

    Junta à independência do Brasil, tivemos períodos marcantes como como o 1° e 2° Reinado, além do Período Regencial. Mas, o ápice da educação foi quando tivemos a criação da 1° constituição e consequentemente a construção da escola de primeiras letras.
    Outro marco, foi a criação do Ensino Mútuo, onde o princípio é um único professor, lecionar para um grupo de alunos em uma sala retangular, até que os alunos compreendessem os que estava sendo passado para eles, muitas leis facilitaram essa ideia.
  • Período da Primeira República

    Período da Primeira República

    A conhecida como República do Café-com-leite foi importantíssima na evolução da educação e início da pedagogia. Nesse período, foi quando os estudantes começaram a ser divididos em turmas, assim como é até hoje.
    Com a chegada de uma nova constituição, foram desenvolvidas as primeiras universidades do Brasil. Em meio a isso, tivemos inúmeras reformas até que tudo fosse devidamente lapidado.
    Isso tudo foi graças a influência que foi deixada com o passar dos anos pelo princípio positivista.
  • Período Era Vargas

    Período Era Vargas

    A Era Vargas ficou muito marcada por muitas polêmicas, principalmente o fato de Presidente Getúlio Vargas.
    Pontos fundamentais como as constituições de 1934 e 1937 foram vitais para que nós tenhamos consolidado o que temos hoje em dia.
    Graças a Getúlio Vargas, nós temos ensinos como o SENAI e SENAC até hoje. Tudo isso só foi possível graças ao golpe do Estado Novo que o presidente realizou para que ele conseguisse ficar por mais tempo no poder e com isso ser um dos presidentes mais icônicos.
  • Período Populista

    Período Populista

    O período populista foi muito importante, visto que foi criado o Plano Nacional de Alfabetização (PNA) em 1864, que acabou melhorando muito o sistema de ensino para os alunos de todo o país.
    Com a chegada de constituição de 1946, temos um artigo muito marcante onde fala que a educação é um direito de todos e deve ser aplicada tanto no lar, quanto nas escolas e isso segue até hoje, junto ad primeira Lei de diretrizes e bases da educação nacional, que diferenciou escolas publicas de particulares.
  • Período da Ditadura Militar

    Período da Ditadura Militar

    A Ditadura Militar foi um dos episódios mais tristes do Brasil. Mas ao mesmo tempo foi fundamental para a educação em geral. A censura e a perseguição as pessoas foi sim, muito prejudicial. Porém, estimulou muitas pessoas a focarem as suas vidas nos estudos.
    Um dos principais pontos foi a Pedagogia tecnicista onde pautava-se o "Behavorismo", onde a ideia era focar em formar profissionais competentes e terem uma carreira boa, devido a influência do taylorismo que evoluiu muito isso nessa época.
  • 1985 até hoje