-
Aproveitando-se das lutas internas que dividiam os visigodos, os muçulmanos do Norte de África decidiram invadir a Península Ibérica. A invasão foi cumandada pelo general Tarik ibn-Ziyad ou (Tárique).Desembarcou facilmente em Gibraltar, avançando pela Península e defrontando as hostes visigóticas nas margens do Guadalete, no dia 31 de Julho de 711. O exército do rei Rodrigo, muito inferior em número às hostes árabes, não teve a menor possibilidade de resistir ao invasor.
-
Os Almorávidas invadem a Península ibérica em auxílio dos reis de Badajoz e Granada e de Sevilha. A vitória seria dos muçulmanos.
-
Afonso VI de Leão e Castela confia, nos últimos meses de 1095, as terras do Minho para sul ao governo de seu genro o conde D. Henrique a título hereditário.
-
Após a morte de D. Henrique, que morre a 24 de Abril de 1112, D.Teresa fica à frente do governo do condado.
-
A 24 de Junho de 1128 trava-se no campo de S. Mamede, perto de Guimarães uma batalha entre Dom Afonso Henriques e as tropas de sua mãe, D. Teresa e do conde galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. Sai vitorioso D. Afonso Henriques que assume o governo do Condado.
-
O Tratado de Zamora foi um diploma resultante da conferência de paz entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela. Pelos termos do tratado, Afonso VII reconhece o Condado Portucalense como Reino, tendo sido concedido a D. Afonso Henriques o título de "rex" (rei). Embora reconhecesse a independência de Portugal, D. Afonso Henriques continuava a ser vassalo de D. Afonso VII.
-
Em 1179 o papa Alexandre III, através da Bula Manifestis Probatum, reconhece Portugal como país independente e soberano.
-
-
O Califado de Córdova (929 – 1031) foi a forma de governo islâmico que dominou a maior parte da península Ibérica e do Norte de África a partir da cidade de Córdova. O Califado sucedeu ao Emirado Independente instaurado por Abderramão I em 756. O Califado de Córdova foi a época de máximo esplendor político, cultural e comercial de Al-Andalus.