Salamanca

Declaração de Salamanca

  • Period: to

    Declaração de Salamanca

    A Declaração de Salamanca é considerada um dos principais documentos mundiais que visam a inclusão social, ao lado da Convenção de Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos de 1990. Ela é o resultado de uma tendência mundial que consolidou a educação inclusiva, e cuja origem tem sido atribuída aos movimentos de direitos humanos e de desinstitucionalização manicomial que surgiram a partir das décadas de 60 e 70.
  • Period: to

    Vinte anos da Declaração de Salamanca

    Em junho de 2014, a Declaração de Salamanca sobre Princípios Políticas e Práticas em Educação Especial, formulada na Espanha, está completando 20 anos. Essa data constitui um momento propício para refletirmos sobre os avanços e os desafios que ainda persistem no processo de inclusão escolar de crianças com deficiência ou com algum tipo de necessidade educacional especial.O Documento trouxe-se nos novas perspectivas para a educação brasileira ao propor que as escolas de orientações inclusivas.
  • Period: to

    A Lei Brasileira de Inclusão - LBI

    A lei federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão (LBI) tramitou pelo Congresso Nacional desde 2003 e sofreu diversas transformações até ser aprovada. Entre os avanços apresentados na lei, está o auxílio inclusão para trabalhadores com deficiência que exerçam atividade remunerada, a liberação de recursos do FGTS para aquisição de órteses e próteses e a proibição aos planos de saúde de praticarem qualquer tipo de discriminação em razão de sua deficiência.
  • Period: to

    Reflexão - Declaração de Salamanca

    Atualmente, cada vez mais se fala em inclusão, sendo esta temática alvo de diversos estudos. No meu ponto de vista, para falarmos em inclusão educacional temos antes de falar de falar de inclusão social, tornando a sociedade mais consciente, sendo capaz de incluir e aceitar a diversidade. Uma sociedade inclusiva, onde todos têm o mesmo valor, onde todos têm os mesmos direitos como cidadãos. Cabe, assim, à escola com as diferentes áreas públicas à consciencializar a população.