Liberalismo

  • Revolução Liberal do Porto

    Revolução Liberal do Porto

    Movimento político que surgiu na cidade de Porto.
  • Aprovação da Primeira Constituição Liberal

    Aprovação da Primeira Constituição Liberal

    A consagração dos direitos e deveres individuais de todos os cidadãos Portugueses.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil

    O processo histórico de separação entre o então Reino do Brasil e o Reino de Portugal e Algarves.
  • Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    D. Miguel jura novamente a carta, tendo chegado a Lisboa em fevereiro de 1828. Pouco tempo depois, falta ao compromisso assumido com o seu irmão, nomeia um novo ministério, dissolve as Câmaras e, invocadas as cortes à antiga maneira, é proclamado rei absoluto.
  • Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro

    Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro

    Após desembarcar no Pampelido, o exército liberal liderado por D. Pedro IV, vindo dos Açores, parte para a cidade no Porto. Ao meio-dia chegava à Praça Nova, atual Praça da Liberdade.
  • Period: to

    Guerra Civil Portuguesa

    A Guerra Civil Portuguesa, também conhecida como Guerra Miguelista, Guerra dos Dois Irmãos ou Guerras Liberais, foi a a guerra civil travada em Portugal entre os constitucionalistas, os absolutistas e os liberais sobre a sucessão real.
  • Nova Constituição de 1838

    Nova Constituição de 1838

    Foi decretada num contexto de instabilidade política e conflito entre os liberais e conservadores.
    D. Maria II desempenhou um papel importante na aprovação da constituição. Os liberais buscavam reformas políticas e uma maior concentração de poder no Parlamento, enquanto os conservadores eram mais favoráveis ao poder imperial.
    A Constituição de 1838 procurou criar um sistema de governo que equilibrasse o poder entre o monarca e o Parlamento, também concedendo direitos e liberdades aos cidadãos.
  • Period: to

    Maria da Fonte e Patuleia

    • Maria da Fonte, ou Revolta do Minho, foi uma revolta popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista presidido por António Bernardo da Costa Cabral.
    • A Patuleia, Guerra da Patuleia, ou Pequena Guerra Civil foi uma guerra civil em Portugal, assim chamada para a distinguir da 'grande' guerra civil entre D. Pedro e D. Miguel que terminou em 1834. A Patuleia ocorreu após a Revolução de Maria da Fonte, e estava intimamente associado a ela.
  • Golpe do Gen. Saldanha ; Início da Regeneração

    Golpe do Gen. Saldanha ; Início da Regeneração

    Regeneração é a designação dada ao período da Monarquia Constitucional portuguesa que se seguiu à insurreição militar em 1851 que levou à queda de Costa Cabral e dos governos de inspiração setembrista.
  • Period: to

    Fontismo

    Fontismo é a denominação ao período que se seguiu à Regeneração e à consequente diminuição, ainda que temporária, da crónica instabilidade política em que tinha mergulhado a monarquia constitucional portuguesa.
  • 1ª Linha de Caminho-de-ferro

    1ª Linha de Caminho-de-ferro

    Em 1856, foi inaugurado o primeiro troço ferroviário entre Lisboa e o Carregado, na Linha do Leste, agora designada Linha do Norte.
  • Telégrafo em Portugal

    Telégrafo em Portugal

    O telégrafo foi introduzido em Portugal no século XIX como parte da revolução das comunicações. O primeiro sistema telegráfico contribuiu para melhorar a conectividade e a comunicação em todo o país.
  • Desenvolvimento da Indústria ; Fundação da Companhia União Fabril (CUF)

    Desenvolvimento da Indústria ; Fundação da Companhia União Fabril (CUF)

    1- O desenvolvimento da indústria foi um processo que adaptou a economia e a sociedade em todo o mundo. Foi impulsionado por inovações tecnológicas, urbanização e globalização.
    2- A Companhia União Fabril foi um dos maiores e mais antigos conglomerados portugueses e mais tarde uma empresa química que fazia parte do Grupo José de Mello.
  • Fundação do Partido Republicano Português

    Fundação do Partido Republicano Português

    O Partido Republicano Português foi um partido político português formado durante os últimos anos da monarquia constitucional que propôs e conduziu a substituição da monarquia pela Primeira República Portuguesa.
  • Instalação da 1ª central telefónica

    Instalação da 1ª central telefónica

    A primeira central telefônica em Portugal foi instalada na cidade de Lisboa, tornando-se um marco importante na história das telecomunicações no país. Marcou o início de uma era de comunicação mais eficaz e desempenhou um papel fundamental na transformação da sociedade e da economia do país ao longo do século XX.
  • Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    A Ponte Dom Luís I é uma ponte em arco metálico de dois andares que atravessa o rio Douro entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, em Portugal. Quando foi construído, o seu vão de 172 metros era o mais longo do seu tipo no mundo.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês

    O Ultimato consistiu num telegrama enviado ao governo português pelas autoridades inglesas. A missiva exigia a retirada imediata das forças militares portuguesas mobilizadas nos territórios entre Angola e Moçambique.
  • 31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    A revolta do 31 de janeiro foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.
  • Regicídio

    Regicídio

    O regicídio é o assassinato proposital de um monarca ou soberano de um sistema político e é frequentemente associado ao roubo do poder. Um regicida também pode ser o responsável pelo assassinato. A palavra vem das raízes latinas de regis e cida, que significam “do monarca” e “assassino”, respetivamente.
  • 5 de Outubro – Implantação da República

    5 de Outubro – Implantação da República

    A revolução de 5 de Outubro foi a derrubada da centenária monarquia portuguesa e a sua substituição pela Primeira República Portuguesa. Foi o resultado de um golpe de Estado organizado pelo Partido Republicano Português.