cronologia de historia

  • – Revolução Liberal no Porto

    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento político que eclodiu na cidade de Porto, em Portugal, no ano de 1820, e tinha inspiração liberal. Esse movimento visava a derrubar o absolutismo em Portugal, forçar d. João VI a retornar a Lisboa, e recolonizar o Brasil.
  • Revolução Liberal do Porto

    Revolução Liberal do Porto

    Os objetivos da Revolução Liberal do Porto foram: Pronto retorno de Dom João VI e da família real portuguesa; Formação de uma monarquia constitucional, acabando com o absolutismo; Retomada da colonização do Brasil e garantia do predomínio de Portugal sobre o comércio brasileiro.
  • Aprovação da primeira Constituição Liberal

    A Constituição Portuguesa de 1822 aprovada em 23 de setembro de 1822 foi o mais antigo texto constitucional português, tendo assinalado uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional.
  • Aprovação da primeira Constituição Liberal

    Aprovação da primeira Constituição Liberal

    A Constituição Portuguesa de 1822 aprovada em 23 de setembro de 1822 foi o mais antigo texto constitucional português, tendo assinalado uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil

    A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
  • Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    Chegado a Lisboa em fevereiro de 1828, D. Miguel jura novamente a Carta. Porém, decorrido pouco tempo, falta ao compromisso assumido com seu irmão, nomeia um novo ministério, dissolve as Câmaras e, convocadas as cortes à maneira antiga, é proclamado, pelos três estados do reino, rei absoluto.
  • Period: to

    – Desembarque liberal no Porto liderado por D. Pedro. Guerra Civil. Derrota dos Miguelistas

    Após desembarcar no Pampelido em 8 de julho de 1832, o exército liberal liderado por D. Pedro IV vindo dos Açores parte para a cidade do Porto, onde entra às primeiras horas da manhã do dia 9. Ao meio-dia chegava à Praça Nova, atual Praça da Liberdade.
  • Nova Constituição de 1838

    Nova Constituição de 1838

    A Revolução Francesa de 1830 trouxe uma corrente defensora de um liberalismo mais purista. Esta pretendia que a Carta não dependesse da vontade do rei, mas que fosse reconhecida pela soberania do povo, representado na Assembleia Nacional e instituído de poderes constituintes.
  • Period: to

    Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleia.

    Nada fazia prever que o protesto de um grupo de mulheres fosse o primeiro ato do fim do cabralismo em Portugal. Na primavera de 1846, as foices e as gadanhas minhotas estenderam o rastilho do ódio ao reino. Tudo acabou na guerra civil da Patuleia.
  • Golpe do Gen. Saldanha. Início da Regeneração.

    Golpe do Gen. Saldanha. Início da Regeneração.

    Conceito da maior importância na história do liberalismo português, a Regeneração define um período da vida portuguesa do século XIX iniciado em 1851 pela insurreição militar liderada pelo marechal duque de Saldanha contra o último ministério de Costa Cabral
  • Period: to

    Fontismo

    É um período de estabilidade política, a meio do século XIX, que permitiu o surgimento de importantes melhoramentos no país, como a construção da rede de caminhos de ferro, o primeiro telégrafo, telefones, alargamento de serviços postais e a criação de carreiras regulares de barcos a vapor.
  • 1a Linha de Caminho-de-ferro

    1a Linha de Caminho-de-ferro

    A primeira linha de caminho de ferro com tração a vapor para serviço público foi inaugurada em Inglaterra no ano de 1825 entre Stockton e Darlington. Portugal só conheceu o caminho de ferro em 1856; inaugurava-se então o troço de 26 km, entre Lisboa e o Carregado.
  • Telégrafo em Portugal

    Telégrafo em Portugal

    A realidade foi que o aumento de linhas telegráficas em Portugal foi acontecendo de uma forma célere, passando de 32 km de linhas telegráficas existentes em 1855, para 677 km um ano mais tarde e para 1571 km no final de 1857. Até finais de 1863, a cobertura telegráfica foi grandemente expandida, chegando até Espanha.
  • Desenvolvimento da Industria. Fundação da Companhia União Fabril (CUF)

    Desenvolvimento da Industria. Fundação da Companhia União Fabril (CUF)

    A história industrial e financeira do século XX, em Portugal, ficou marcada pela CUF, a Companhia União Fabril. Acompanhe o historiador Fernando Rosas enquanto conta a história daquele que chegou a ser o maior grupo industrial da Península Ibérica.
  • Fundação do Partido Republicano Português

    Fundação do Partido Republicano Português

    Em 25 de Março de 1876 foi legalmente criado, com consentimento do rei D. Luís, o Partido Republicano e, em 3 de Abril do mesmo ano foi eleito o seu primeiro directório, de que faziam parte Oliveira Marreca, Latino Coelho, Elias Garcia, Consiglieri Pedroso.
  • Instalação da 1a central telefónica

    Instalação da 1a central telefónica

    Com a invenção do aparelho de transmissão da voz, no ano de 1876, Alexander Graham Bell obteve um êxito sensacional. Tanta gente queria ter o chamado telefone, que já não eram mais possíveis ligações individuais entre cada aparelho. Necessitavam-se centrais telefônicas para fazer a conexão correta.
  • Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    Projetada por Teófilo Seyrig, a Ponte D. Luís I foi inaugurada em 1886 para ligar a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. A ponte, que tem 395 metros de comprimento.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês

    O Ultimato britânico de 1890 foi um ultimato do governo britânico — chefiado pelo primeiro-ministro Lord Salisbury — entregue a 11 de Janeiro de 1890 na forma de um "Memorando" que exigia a Portugal a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto do território compreendido entre as colónias de ...
  • 31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    31 de Janeiro – Tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    A revolta do 31 de janeiro de 1891 foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.
  • Regicídio

    Regicídio

    O Regicídio de 1908 foi o assassinato do Rei D. Carlos I de Portugal e dos Algarves e do seu herdeiro aparente, Luís Filipe, Príncipe Real de Portugal, por assassinos simpatizantes dos interesses Republicanos e auxiliados por elementos dentro da Carbonária Portuguesa, políticos desencantados e antimonarquistas. Os acontecimentos ocorreram a 1 de fevereiro de 1908 na Praça do Comércio, junto ao Rio Tejo, em Lisboa, vulgarmente conhecida pelo seu antigo nome de Terreiro do Paço.
  • 5 de Outubro – Implantação da República.

    5 de Outubro – Implantação da República.

    A Implantação da República foi resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal (...).