Cronologia das revoluções

  • Congresso de Viena: Restauração

    Em 1815, o congresso de Viena visava reconstruir a ordem do antigo regime ,porém a herança revolucionária de transformação das instituições e de emancipação nacional, fez vários setores da sociedade começaram movimentos de contestação das ideias e ações da Santa Aliança.
  • Revoluções na Espanha e na Itália

    Itália: a onda revolucionária começou na Sicília.
    Espanha: Na Espanha, a sucessão de Isabel, herdeira de Fernando VII, foi contestada por D. Carlos, apoiado em forças absolutistas; graças à ação do General Spatero, de tendências liberais, os Carlistas foram derrotados e uma Constituição liberal promulgada.
  • Inicio da guerra de independência grega

    A guerra revolucionaria grega teve apoio das potências europeias para lutar contra o império Otomano e foi a única bem sucedida.
  • Revolução na França: início do reinado de Luís Filipe

    Em 1830, ocorreu em Paris, os Três Gloriosos.Nos quais as barricadas não impediram a queda do rei Carlos 10°. A coroa foi entregue ao Luis Filipe, escolhido pela burguesia ficou conhecido como rei das barricadas.
  • Revolução e independência da Bélgica

    Revolução belga de 1830 fez os habitantes das províncias do sul do Reino dos Países Baixos rebelarem-se contra a hegemonia das províncias do norte. Houve altos níveis de desemprego. Dentro de algumas semanas e resultou-se na formação da Bélgica.Depois ocorreu a Conferência de Londres de 1830, onde representantes diplomáticos de cinco países se reuniram: A Áustria, a França, o Reino Unido, a Prússia, e a Rússia. Inicialmente, houve discordâncias sobre uma Bélgica independente
  • Revolução na Polônia

    Em 29 de novembro de 1830 ,na Polônia, um grupo de jovens conspiradores da escola de oficiais do exército em Varsóvia foram apoiados por boa parte da sociedade polonesa na sua revolta. Apesar de obter algumas vitórias locais, o levante foi finalmente sufocado pelo exército russo.
  • revolução na França: proclamação da segunda república

    Com a derrubada de Luis Filipe, houve a proclamação da república. Então, ocorreu um golpe de estado que elegeu Luis Bonaparte.
  • Revolução na Áustria: fim da servidão.

    A revolução no império austríaco foi favorecida pelo enfraquecimento da monarquia e pela reivindicação de um reconhecimento dos povos de idioma não germânico, como os poloneses, italianos do norte e os húngaros. No dia 13 de março de 1848, a assembléia da Baixa Áustria marchou para o palácio de Hofburg, obrigando Metternich e o imperador Fernando 1° a fugirem. Foi formado um governo liberal, e a Assembléia Constituinte reunida em julho votou a abolição dos direitos feudais.
  • Revolução na Itália, Hungria.

    Itália: A republica chegou a ser proclamada na Toscana e em Roma
    Hungria: reivindicaram a autonomia local apoiados pelos latifundiários proclamarão a independência em 1849.
  • Revolução na Prússia e em outros Estados alemães

    As revoluções de 1848 na Alemanha são chamadas geralmente de Revolução de Março.Temendo o mesmo destino de Luís Filipe da França, alguns monarcas na Alemanha aceitaram algumas exigências dos revolucionários. Haviam exigido liberdade de imprensa, liberdade de se reunir, constituições escritas, armamento para o povo e um parlamento para o povo alemão.
  • Vitória da reação conservadora e antinacionalista.

    Depois do fim do regime absolutista, a Europa asumiu um governo liberal e burguês.
  • Proclamação do Segundo Império francês por napoleão terceiro

    Depois que Napoleão 3°(sobrinho de Napoleão) foi eleito no golpe de estado, ele proclamou a república.