-
Devido à contribuição de D. Afonso Henriques na luta contra os "infiéis", em 1179, o papa Alexandre III reconheceu a independência de Portugal na Bula Manefestis Probatum.
-
A D. Henriques sucedeu ao trono D. Teresa. Porém, a mesma começou a dar-se com uns nobres da Galiza, o que não agradou em nada aos nobres de Portugal que temiam a anexação do condado à Galiza.
Então, os mesmos convenceram D. Afonso Henriques a lutar contra sua mãe, na batalha de S. Mamede (Guimarães).
D. Afonso Henriques venceu e ficou a governar o Condado Portucalense. -
Durante a Reconquista, os reis Cristãos que viviam na Península Ibérica pediram ajuda àscruzadas. Então, o papa os incluiu na luta contra os "infiéis" e mandou-lhes uns soldados Francos. Um dos soldados que mais se destacou foi D. Henrique que, logo se tornou vassalo de D. Afonso VI (rei de Leão e Castela) recebendo como feudos o Condado Portucalense e D. Teresa em casamento.
-
-
Agora à frente do condado, D. Afonso Henriques sonhava com independência de Portugal, mas ainda mantinha relações feudo-vassálicas com Leão e Castela.
Por isso, em 1143 deu-se o Tratado de Zamora em que Afonso VII reconheceu a independência politica de Portugal. -
As fronteiras com Castela ficaram definidas no reinado de D. Dinis, através do Tratado de Alcanices, em 1297. Desde então as fronteiras de Portugal mantiveram-se praticamente iguais.