Hsainformatica 1304992147 9

A Informática na Educação Brasileira

By loh
  • Primeiros eventos relacionados ao uso da informática

    Realizado um Seminário na Universidade Federal de São Carlos (RJ), sobre o uso de computadores no ensino da física; Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior.
  • ínício do uso de softwares propriamente no campo de ensino

    Na URFJ, o núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Latino-Americano usou softwares e simulação no ensino de química.; SISCAI foi traduzido para os microcomputadores de 8 bits como CAIMI (cai para microcomputadores), funcionando como um sistema CAI, sendo utilizado no ensino de 2º grau pelo grupo de pesquisa da FACED.
  • Presença de grandes inflências do meio tecnógico no país

    Primeira visita de Seymour Papert e Marvin Minsky ao Brasil, lançando as primeiras sementes das iéias do Logo.
  • Primeiras produções, tendo o uso da tecnologia computacional como objeto de estudo

    Um grupo de professores do departamento de Ciência da Computação produziu o documento “Introdução a Computadores” financiado pelo programa de Expansão e Melhoria de Ensino.
  • Expansão de laboratórios e novos eventos

    Em 1981, o Logo foi intensamente utilizado por um grupo de pesquisadores liderados pela profa. Léa da Cruz Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS; Primeiro e o segundo Seminário Nacional de Informática em Educação, realizados, respectivamente, na Universidade de Brasília (UNB) em (Seminário Nacional de Informática na Educação 1 e 2, 1982)
  • Eventos

    Seminário Nacional de Informática na Educação, na Universidade Federal da Bahia.
  • Evento significativo para educação utilizando as tecnologias

    Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior (I CONTECE).
  • Surgimento de novos ambientes destinados ao uso exclusivo da informática na educação

    Implantação nos estados dos CIEds – Centros de Informática em Educação.
  • Desenvolvimento do campo tecnológico nos cursos de formação

    A implementação do Formar – Curso de Especialização em Informática na Educação.
    Foi implantado na Secretaria Geral do MEC o Plano Nacional de Informática Educativa – Proninfe. Esse programa consolidou as diferentes ações que tinham sido desenvolvidas em termos de normas; e uma rubrica no Orçamento da União realizou o Formar III (Goiânia) e Formar IV (Aracaju), destinados a formar professores das escolas técnicas, e implantou os Centros de Informática Educativa nas Escolas Técnicas Federais (CIET
  • Atribuições do MEC

    Livros publicados que descrevem as ações do MEC na área de Informática na Educação (Andrade, 1993; Andrade & Lima, 1993).
  • Novas contribuições e a criação de um programa chamado PROINFO

    Maria Cândida Moraes, que esteve envolvida com as atividades de Informática na Educação do MEC desde 1982 até 1997 e que foi responsável pela ações de Informática em Educação desenvolvidas nesse ministério; Foi criado o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), vinculado à Secretaria de Educação a Distância (SEED), do MEC, e sob a coordenação de Cláudio Salles
  • Ampliação atual

    119 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) em 27 Estados e no Distrito Federal e capacitou, por intermédio de cursos de especialização em Informática em Educação (360 horas), cerca de 1.419 multiplicadores para atuarem nos NTEs.