-
O ponto de partida para o início da informática atual, foi em 1642 com a máquina La Pascaline do filósofo, matemático e físico francês Blaise Pascal, sendo a primeira calculadora mecânica capaz de realizar operações de adição e subtração. Foi construída com o objetivo de ajudar o pai de Pascal que era coletor de impostos, a realizar cálculos com mais rapidez e confiabilidade.
-
O primeiro computador eletromecânico a utilizar binário foi o modelo Z1 criado pelo engenheiro alemão Konrad Zuse entre 1935 e 1938 durante a Segunda Guerra, o computador trabalhava com lógica booleana utilizando um sistema de relés, mas possuía uma programação limitada e durante um ataque aéreo foi destruído, por fim em 1989 ocorreu sua reconstrução para expor no museu de Berlin
-
Devido à sua tecnologia eletrônica, ao contrário de eletromecânica, é mil vezes mais rápido do que qualquer outro computador de sua época. O ENIAC usou fiação de painel a painel para programação, usou cerca de 18 mil válvulas, incluindo 70 mil resistores, 10 mil capacitores, 6 mil switches e 1500 relés, ocupou 1800 metros quadrados e pesou cerca de 27 toneladas.
-
O Baby foi construído para testar uma nova tecnologia de memória desenvolvida por Williams e Kilburn, sendo a primeira random access memory ou RAM para computadores. O primeiro sistema era composto por dezessete instruções escrito por Kilburn em 21 de junho de 1948.
-
No Brasil o uso do computador na educação teve início com algumas experiências em
universidades, no princípio da década de 70 do século XX, motivadas pelo que estava acontecendo
em outros países como nos Estados Unidos da América e na França. -
No entanto, as iniciativas voltadas à inserção das tecnologias de informação e comunicação
(TIC)2 na educação básica se deram no início da década de 1980, com a proposição de políticas
públicas por órgãos do governo federal, especialmente o Ministério da Educação (MEC) -
seminários estabeleceram as bases para o
lançamento do documento Projeto EDUCOM em 1983, que apresenta a proposta de trabalho para a área de informática na educação. A partir do Projeto EDUCOM, uma série de outros projetos e programas foi proposto como parte da política de informática na educação no Brasil, entre os quais, o Programa Nacional de Informática Educativa (PRONINFE), e o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). -
Até os dias de hoje, a educação brasileira se depara com dilemas básicos no que concerne à apropriação das TIC. De um lado, as atividades realizadas pela esfera administrativa da educação com o uso das TIC se desenvolvem por meio de sistemas de gestão, de logística, de distribuição de tempos e espaços, locação de professores e controle acadêmico; de outro, as atividades-fim da educação ainda apresentam dilemas sobre utilizar ou não as TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.