Do liberalismo à 1ª república

  • Revolução Liberal do Porto

    Revolução Liberal do Porto

    A Revolução Liberal do Porto foi um movimento político que eclodiu na cidade de Porto, em Portugal, no ano de 1820, e tinha inspiração liberal. Esse movimento visava a derrubar o absolutismo em Portugal, forçar D. João VI a retornar a Lisboa, e recolonizar o Brasil
  • Aprovação da primeira Constituição Liberal

    Aprovação da primeira Constituição Liberal

    A Constituição Portuguesa aprovada em 23 de setembro de 1822 foi o mais antigo texto constitucional português, tendo assinalado uma tentativa de pôr fim ao absolutismo e inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional.
  • Independência do Brasil

    Independência do Brasil

    A independência do Brasil, foi realizado por Pedro de Alcântara. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.
  • Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    Revolta de D. Miguel que se faz proclamar rei absoluto

    D. Miguel jura novamente a Carta. Porém, decorrido pouco tempo, falta ao compromisso assumido com seu irmão, nomeia um novo ministério, dissolve as Câmaras e, convocadas as cortes à maneira antiga, é proclamado, pelos três estados do reino, rei absoluto.
  • Desembarque liberal do Porto liderado por D. pedro. Guerra Civil, derrota de 1838

    Desembarque liberal do Porto liderado por D. pedro. Guerra Civil, derrota de 1838

    Com o desembarque das tropas liberais de D. Pedro IV em Matosinhos às quais se juntaram muitos liberais, que conspiravam no país e no estrangeiro. Após dois anos de lutas intensas, em que as tropas miguelistas revelam as suas fraquezas, a guerra civil termina no Alentejo com a assinatura da Convenção de Évora Monte
  • Nova Constituição de 1838

    Nova Constituição de 1838

    A Constituição Política da Monarquia Portuguesa de 1838 foi o terceiro texto constitucional português
  • Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleira

    Revoltas Populares. Maria da Fonte e Patuleira

    Nada fazia prever que o protesto de um grupo de mulheres fosse o primeiro ato do fim do cabralismo em Portugal. Na primavera de 1846, as foices e as gadanhas minhotas estenderam o rastilho do ódio ao reino. Tudo acabou na guerra civil da Patuleia.
  • Golpe do Gen. Saldanha. Início da Regeneração

    Golpe do Gen. Saldanha. Início da Regeneração

    Designação dada ao período da Monarquia Constitucional portuguesa que se seguiu à insurreição militar que levou à queda de Costa Cabral e dos governos de inspiração setembrista.
  • Fontismo

    Fontismo

    Fontismo é a designação dada ao período que se seguiu à Regeneração, e à consequente diminuição, ainda que temporária, da crónica instabilidade política em que tinha mergulhado a monarquia constitucional portuguesa
  • 1ª Linha de Caminhos-de-fero

    1ª Linha de Caminhos-de-fero

    A 28 de outubro de 1856 foi inaugurado o primeiro troço ferroviário entre Lisboa e o Carregado, na Linha do Leste, agora designada Linha do Norte.
  • Telégrafo em Portugal

    Telégrafo em Portugal

    Em Portugal, a introdução da rede ferroviária foi muito mais lenta do que a do telégrafo. Em 1856 era inaugurada a primeira rede oficial de telégrafo, que fazia a ligação entre o Terreiro do Paço e as Cortes e entre o Palácio das Necessidades e Sintra.
  • Desenvolvimento da Industria. Fundação da Companhia União Fabril

    Desenvolvimento da Industria. Fundação da Companhia União Fabril

    A Companhia União Fabril (CUF) foi uma importante empresa portuguesa do sector químico, fundada pelo empresário Alfredo da Silva.
  • Fundação do Partido Republicano Português

    Fundação do Partido Republicano Português

    O Partido Republicano Português foi o partido que propôs e conduziu à substituição da Monarquia Constitucional por uma República Liberal Parlamentar, em Portugal.
  • Instalação da 1ª central telefônica

    Instalação da 1ª central telefônica

    A primeira exploração das redes telefónicas de Lisboa e Porto foi concedida, em Portugal, por contrato celebrado em 1882, à Edison Gower Bell Telephone Co. of Europe, Limited, ficando reservada ao Estado a implantação do serviço no resto do País. Em 1887, a concessão da Edison foi para The Anglo Portuguese Telephone Company (APT)1, dada a necessidade de criar uma empresa específica para o serviço telefónico português.
  • Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    Inauguração da Ponte D. Luís no Porto

    A Ponte D. Luís I, é uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1886, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro, em Portugal.
  • Ultimato Inglês

    Ultimato Inglês

    O Reino Unido lança um ultimato a Portugal, exigindo a retirada militar dos territórios entre Angola e Moçambique, sob a ameaça do rompimento de relações entre as duas nações europeias. O Governo português, com o apoio do rei D.
  • 31 de Janeiro- tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    31 de Janeiro- tentativa de golpe de estado republicano no Porto

    Foi um levantamento militar que teve lugar na cidade do Porto e que é considerado como a primeira revolta republicana, a primeira tentativa de derrube da monarquia e de implantação da República em Portugal.
  • Regicídio

    Regicídio

    Regicídio é o assassinato de um rei, seu consorte, de um príncipe herdeiro ou de outras formas de regentes, como presidentes e primeiros-ministros.
  • 5 de Outubro- Implantação da república

    5 de Outubro- Implantação da república

    A Implantação da República foi resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano