Revoltas Regenciais

  • Revolução Pernambucana ou Revolta Dos Padres

    A Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, foi o último movimento separatista do período colonial. Está relacionada com a crise socioeconômica que o Nordeste atravessava há quase um século em razão da desvalorização do comércio do açúcar e do algodão brasileiro no mercado externo. Além disso, a presença da família real portuguesa no Brasil aumentou o custo de vida em virtude da cobrança de impostos, o que causou revolta entre os pernambucanos.
  • Cabanagem

    Foi uma revolta que aconteceu no Grão-Pará, entre os anos de 1835 e 1840, durante o Período Regencial.
    - Suas causas foram a grave crise social e econômica vivida na região. Seus principais líderes tinham origem indígena, negra e da camada mais pobre. Foi derrotada pelas tropas regenciais.
    - 1835: A Cabanagem se intensifica no Pará.
    - 1836 : O conflito se alastra para o Maranhão.
    - 1839 : As forças imperiais sufocam a revolta.
  • Revolta dos Malês

    A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.
  • Guerra dos Farrapos

    A Revolta dos Farrapos foi um movimento de elite, e suas causas imediatas foram a insatisfação dos estancieiros com os altos impostos sobre o charque local e a escolha arbitrária de nomes não aprovados pelos estancieiros para o cargo de presidente da província
    - 1835 : Início da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul.
    1845 : Fim do conflito com a assinatura do Tratado de Poncho Verde.
  • Sabinada

    A Sabinada (1837-1838) foi um movimento de revolta que eclodiu na Bahia. Foi liderada pelo médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira, por isso ficou conhecida como Sabinada. O principal objetivo da revolta era instituir uma república baiana, mas só enquanto o herdeiro do trono imperial não atingisse a maioridade legal.
    - 1837 : Eclode a Revolta na Bahia, liderada por Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.
  • Balaiada

    A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" ( que são os cestos, objetos que ele fazia).
    - 1838 : Começa a revolta no Maranhão, liderada inicialmente por Raimundo Gomes, conhecido como "Balaio".
    - 1841 : Fim da revolta com a derrota dos rebeldes.