Forum marketing

Resumo da Semana 1 - GCD

  • ANGELA MARIA

    ANGELA MARIA
    Penso que o desafio está em “fazer tudo isto” acontecer, de modo a garantir o acesso e a qualidade àqueles que não tiveram.
    Então, me reportei ao material de apoio, que cita a necessidade das Universidades atenderem às exigências do Decreto 5.622, onde ficou estabelecida a política de garantia de qualidade no tocante aos variados aspectos ligada à modalidade de educação à distância, notadamente ao credenciamento institucional, supervisão, acompanhamento e avaliação...
  • ANGÉLICA

    Com relação ao tema proposto, o arcabouço legal brasileiro, reflete uma visão segmentada tratando, de uma maneira geral, educação a distância como uma alternativa para situações emergenciais. Essa visão reducionista não corresponde ao enorme potencial da educação a distância para democratizar o acesso e melhorar a qualidade da educação superior, além de contribuir para a incorporação de atitudes autônomas que levam o cidadão a aprender ao longo da vida.
  • CARLOS

    CARLOS
    ...acredito que seja a flexibilidade do tempo, onde facilita a participação do aluno em horários diferentes, oportunidade aquele aluno que tem que trabalhar devido suas condições financeiras. oportunidade as pessoas do interior do país onde existem pessoas com um sonho único, poder um dia fazer uma faculdade.
  • HASLA

    HASLA
    Acredito que outras formas de aumentar a oferta de cursos EAD, não só para a formação de professores, seria fazer com que os outras instituições federais também assumissem a coordenação e implementação em suas regiões. Conforme o texto "Em qualquer dos cenários e independente das dimensões da organização, para Rumble
    (2003), a gestão dos sistemas de EAD deverá partir sempre da consideração das funções
    técnicas do planejamento, organização, direção e controle."
  • ADELAIDE

    ADELAIDE
    Todos sabemos que no Brasil, a demanda da EAD tem crescido aumentado assustadoramente, devido as facilidades e vantagens dessa modalidade de ensino. Entretanto como nosso país é enorme, há uma necessidade urgente de uma articulação entre os governos municipais, estaduais e federal para que aja implantação de novas unidades de ensino e que atendam as demanda de cursos em todas as regiões igualmente.
  • ANÁDIA

    ANÁDIA
    Com tantos avanços tecnológicos, o sistema educacional passa por uma série de transformações , uma vez que o acesso à informação se torna cada vez maior . Este avanço tecnológico tem incentivado o poder público a desenvolver políticas públicas voltadas para os programas de educação a distância.
  • CAMILA PESSANHA

    CAMILA PESSANHA
    No Brasil, a demanda da educação a distância tem crescido a cada ano, devido as vantagens dessa modalidade de ensino. O nosso país é enorme, por isso há necessidade de uma articulação entre os governos federal, estaduais e municipais na implantação de novas unidades de ensino. Sendo que em muitas localidades, é necessária uma infra-estrutura para o recebimento dessas unidades...
  • ELIZABETH

    ELIZABETH
    A questão é que apesar do Brasil ser esse país continental, ou devido a isso, algumas regiões ficam com atrasos tecnológicos difíceis de se transpor. Mesmo que as universidades públicas invistam em Ead, buscando levar conhecimento a áreas com maior defasagem de ambientes educacionais, é necessário uma infraestrutura capaz de dar acesso aos meios de comunicação necessária para Ead.
  • SÉRGIO

    SÉRGIO
    Com relação as Políticas Públicas para EAD, confesso que sinto arrepios quando penso em tentar entender a lógica da filosofia social que deve estar por trás de qualquer sucessão de iniciativas políticas visando a construção de novas realidades sociais no Brasil. Culturalmente, nós brasileiros somos péssimos roteiristas cinematográficos e ótimos autores de novelas, pois para essas últimas podemos ir ajustando o seu desenvolvimento a medida que apuramos os erros de planejamento...
  • EDILAINE

    EDILAINE
    ...acredito que o grande impulso para o desenvolvimento da EaD está nos investimentos que os governos podem fazer , visando uma melhor qualidade para essa modalidade de ensino e mesmo que os referenciais não tenham força de lei, podem auxiliar para se ter uma educação com qualidade.
  • GUSTAVO

    GUSTAVO
    O tema de valorização docente está em alta atualmente... Após diversas manifestações, continuamos na mesma, infelizmente... Tanto o docente presencial como o docente virtual (que se quer tem carteira assinada). Enfim, se queremos formar bons professores precisamos enfrentar todos os desafios diários, e que os governos promovem políticas para desenvolverem boas práticas e programas de formação e valorização de professores.
  • ADRIANO

    ADRIANO
    ...os curso de EaD não chegam ao norte do nosso país devido a pouca infraestrutura de acesso a internet, falta de interesse dos políticos em disponibilizar educação para o povo, condições geográficas que dificultam a mobilidade aliado baixa densidade demográfica da população todos este aspectos contribui para ter pouca oferta de ensino nesta região, desta forma os brasileiros que pagam impostos como todos deste país ficam sem a assistência educacional de qualidade.
  • CAMILA LACERDA

    CAMILA LACERDA
    Apesar de todas as dificuldades do ensino a distância, ele vem crescendo cada vez mais e seus motivos são: o modelo inclusivo, valor das mensalidades o investimento das renomadas universidades, o tempo dos alunos, o custo e entre outros.
    E dados da Abed afirmam que em 2011 mais de 3,5 milhões de alunos matriculados no ensino a distância e que deste número 2,1 milhões de matrículas são da região sudeste...
  • JAILSON

    JAILSON
    ...a cultura e a crença de que cursos a distância são fáceis e não precisam de dedicação, esforço, disciplina e financeiramente viável para uma grande parte da população brasileira, está caindo por terra. Vale ressaltar, o processo seletivo que tivemos que enfrentar para ocuparmos a vaga aqui no PIGEAD. Aqui em Vitória-ES muitas pessoas nem conhecem essa excelente pós. Por se tratar de uma pós, capitaneada pela Universidade Federal Fluminense...
  • SORAYA

    SORAYA
    A EaD é uma nova realidade que vem crescendo cada dia mais onde é possível nos capacitar através da tecnologia como acontecia a muito tempo através do ensino por correspondência onde era possível estudar seja qual fosse a distância como acontece nos dias atuais, pois muitas pessoas aproveitam esta modalidade devido a facilidade para estudar em qualquer lugar e a qualquer hora de acordo com a sua jornada de trabalho.
  • ÉRIKA

    ÉRIKA
    ...acredito que uma boa sugestão é o apoio em conjunto das esferas políticas de nosso país, é de fundamental importância o interesse dos governos para melhorar a cada dia a Educação. Outra sugestão é tentar quebrar o preconceito que muitos tem em relação a esta modalidade de ensino, pois, esse preconceito é uma grande barreira para o desenvolvimento dessa modalidade em nosso país.