Capa

Evolução Histórica do Ensino a Distância no Brasil e no Mundo

  • Oct 1, 1400

    Imprensa de Gutemberg

    Imprensa de Gutemberg
    Criada na Alemanha no século XV, a imprensa de Gutemberg pode ser considerada como um dos primeiros indícios de Educação a Distância, pois, os livros eram impresso e enviados aos alunos.
  • Aulas por correspondência

    Aulas por correspondência
    Com as aumas ministradas por Caleb Philips, através da Gazette de Boston, EUA, o professor enviava suas lições todas as semanas para os alunos inscritos.
  • Curso de Taquigrafia

    Nesta data, Isaac Ptman, na Grã Bretanha, ofereceu um curso de Taquigrafia por correspondência
  • EaD na Univerdade de Chicago - EUA

    EaD na Univerdade de Chicago - EUA
    Na Inglaterra, em 1880 há relatos de uma tentativa para estabelecer um curso por correspondência, com direito a diploma (Niskier , 1999), mas esta idéia de metodologia foi rejeitada pelas autoridades locais e, os autores da proposta, foram para o Estados Unidos, onde encontraram espaço, na Universidade de Chicago, para colocar em prática suas ideias. Assim, em 1882, sur ge o primeiro curso universitário EaD na referida Instituição, em que o material didático era enviado pelo correio
  • Curso por correspondência - EUA

    Curso por correspondência - EUA
    Nesta data é ofertado, nos Estados Unidos, pelo professor Thomas J. Foster nos Estados Unidos um curso sobre segurança nas minas.
  • Calvert School

    Calvert School
    Calvert School, em Baltimore, EUA, tornou-se a primeira escola primária a oferecer cursos por correspondência.
  • Segunda Geração de EaD

    Segunda Geração de EaD
    Apartir de 1950 o ensino a distânca trás nova característica com a integração dos meios de comunicação audiovisuais. T rata-se, desta geração, o marco inicial do uso de outros modelos de EaD, como o rádio e a televisão - apesar de se ter registros anteriores de iniciativas com esses modelos, por exemplo no Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, que transmitia programas educacionais. Porém, foi nos anos 60, que se efetivaram as maiores experiências como esses novos modelos.
  • Open University (OU)

    Open University (OU)
    Localizada na Inglaterra a Open University assou a ser referência mundial em Ensino a Distancia. Nesta década, havia pouca possibilidade de interação entre aluno e a instituição limtando-se apenas nos momentos dos exames. Os alunos recebiam o material impresso para estudo acompanhados de exercícios de fixação.
  • Programa Nacional deTeleducação–Prontel

    Programa Nacional deTeleducação–Prontel
    Na estrutura do Ministério da Educação foi criado em 1972 o Programa Nacional de Teleducação – Prontel, que ficou responsável por coordenar e apoiar a teleducação no Brasil. Depois esse ór gão foi substituído pela Secretaria de Aplicação T ecnológica – SEAT,que acabou sendo extinta.
  • Fundação Roberto Marinho

    É criado o Telecurso 2º grau, através de uma parceria da Fundação Padre Anchieta e Fundação Roberto Marinho. Seu foco era a preparação de alunos para exames supletivos de 2º grau.
  • Funtevê.

    Funtevê.
    O Sistema Nacional de Radiodifusão se fortaleceu com a criação do Fundo de Financiamento da televisão Educativa (Funtevê). Esta passou a colocar programas educativos no ar em parceria com diversas rádios educativas e vários canais de TV.
  • Terceira Geração Ead

    Terceira Geração Ead
    Esta se caracterizadou pela integração de redes de conferência por computador e estações de trabalho multimídia. Esta proposta ainda está vigente e em fase de realização, portanto conta com poucas análise. Neste perído também houve a implantação da Rede Européia de Educação a Distância.
    baseada na declaração de Budapeste
  • Secretaria de Educação a Distância

    Secretaria de Educação a Distância
    Nesta data há a reformulação do Telecurso 2º Grau, que passa a se chamar Telecurso 2000, incluindo nesse o curso técnico de mecânica. Também é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) desenvolveu e implantou, em 2000, um curso a distância vinculado ao Projeto TV Escola, também objetivando a formação de professores.
  • EaD no Séxulo XXI

    EaD no Séxulo XXI
    No século XXI houve a criação de instituições especializadas na
    metodologia e no gerenciamento de cursos a distância sempre utilizando-se das novas tecnologias para possibilitar a interação do aluno com o ensino da melhor forma possível.