Histórico da evolução do Ensino a Distância no Brasil e no Mundo

Timeline created by Thalles_Chaves
  • Primórdios da EaD, Boston (EUA)

    Primórdios da EaD, Boston (EUA)
    Segundo Barros (2003), os primeiros indícios de utilização da Educação a Distância remontam ao século XVIII, quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA). A partir de então, é possível estabelecer uma cronologia da evolução da EaD no mundo.
  • As primeiras experiências - Europa.

    As primeiras experiências - Europa.
    As primeiras experiências surgiram no século XIX, apresentando uma concentração maior na Europa, com o oferecimento de cursos por correspondência na Suécia, Reino Unido e Espanha, além dos Estados Unidos.
  • A EaD se espalha pelo mundo.

    A EaD se espalha pelo mundo.
    No início do século XX, países como Austrália, Alemanha, Noruega, Canadá, França e África do Sul começam a realizar suas primeiras experiências com esse tipo de ensino.
  • Roquette-Pinto

    Roquette-Pinto
    Em 1934, Edgard Roquette-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio de Janeiro no projeto para a então Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal dirigida por Anísio Teixeira integrando o rádio com o cinema educativo (Humberto Mauro), a biblioteca e o museu escolar numa pioneira proposta de educação a distância.
  • Surgimento do Instituto Rádio-Técnico Monitor

    Surgimento do Instituto Rádio-Técnico Monitor
    No Brasil, o desenvolvimento da EaD tem seu início no século XX, com o estabelecimento do Estado Novo, em 1937, a educação passou a ter o papel de “adestrar” o profissional para o exercício de trabalhos essenciais à modernização administrativa. Dentro deste contexto de formação profissional, surge o Instituto Rádio-Técnico Monitor em 1939.
  • Instituto Universal Brasileiro

    Instituto Universal Brasileiro
    Surgimento do Instituto Universal Brasileiro, em 1941, como aponta Nunes (1992).
  • Universidade do Ar

    Universidade do Ar
    Em 1947 surge a Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas.
  • Fortalecimento da EaD.

    Fortalecimento da EaD.
    Entretanto, apenas na segunda metade do século XX é que a educação a distância começou a se fortalecer e a se estabelecer como uma importante modalidade de ensino.
  • Televisões educativas no Brasil.

    Televisões educativas no Brasil.
    No Brasil, nos anos 60, surgem as televisões educativas.
  • MEB

    MEB
    Durante a década de 1960, com o Movimento de Educação de Base (MEB), Igreja Católica e Governo Federal utilizavam um sistema radio-educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, etc..
  • Abertura da British Open University

    Abertura da British Open University
    Em 1969, na Inglaterra, é autorizada a abertura da British Open University, considerada como um importante acontecimento dentro da evolução da EaD por trazer inovações nos instrumentos de comunicação entre professores e alunos, assim como na recepção e envio dos materiais educativos, sendo pioneira nesta modalidade de ensino superior a distância.
  • Associação Brasileira de Teleducação (ABT)

    Associação Brasileira de Teleducação (ABT)
    Já na década de 70, a Educação a Distância começa a ser usada na capacitação de professores através da Associação Brasileira de Teleducação (ABT) e o MEC, através dos Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional.
  • Criação da UNED - Espanha

    Criação da UNED - Espanha
    Litwin (2001) e Barros (2003) também citam a criação da Universidade Nacional de Educação a Distância, na Espanha, em 1972, que surgiu com idéias atrativas para estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro, com grande parcela de alunos latino-americanos.
  • Criação do Projeto Minerva no Brasil.

    Ainda no contexto do rádio, é criado em 1973 o Projeto Minerva, que disponibilizou cursos para pessoas com baixo poder aquisitivo.
  • SACI

    SACI
    No Brasil, surge o Projeto Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI) que, dentro de uma perspectiva de uso de satélites, chegou a atender 16.000 alunos entre os anos de 1973 e 1974.
  • Ead na América Latina.

    Ead na América Latina.
    Na América Latina, países como Costa Rica, Venezuela, El Salvador, México, Chile, Argentina, Bolívia e Equador também implementaram programas de Educação a Distância, como aponta Barros (2003). Litwin (2001) afirma que instituições como a Universidade Aberta da Venezuela e a Universidade Estatal a Distância da Costa Rica, ambas criadas em 1977, adotaram o modelo da British Open University de produção e implementação.
  • Telecurso 2º Grau

    Em 1978 é criado o Telecurso 2º grau, através de uma parceria da Fundação Padre Anchieta e Fundação Roberto Marinho. Seu foco era a preparação de alunos para exames supletivos de 2º grau.
  • FCTVE, MOBRAL E CAPES

    FCTVE, MOBRAL E CAPES
    Em 1979 temos a criação da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCTVE), utilizando programas de televisão no projeto Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Neste mesmo ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) faz experimentos de formação de professores do interior do país através da implementação da Pós- Graduação Experimental a Distância.
  • Projeto Ipê

    Projeto Ipê
    Em 1984, em São Paulo, é criado o Projeto Ipê, com o objetivo de aperfeiçoar professores para o Magistério de 1º e 2º graus.
  • IES Brasileiras mobilizam-se

    IES Brasileiras mobilizam-se
    A maior parte das Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizou-se para a EaD com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação somente na década de 1990.
  • Universidade Aberta de Brasília.

    Universidade Aberta de Brasília.
    Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos: a ampliação do conhecimento cultural com a organização de cursos específicos de acesso a todos, a educação continuada, reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; e o ensino superior, englobando tanto a graduação como a pós-graduação.
  • Telecurso 2000

    Telecurso 2000
    Na década de 90 temos, em 1995, a reformulação do Telecurso 2º Grau, que passa a se chamar Telecurso 2000, incluindo nesse o curso técnico de mecânica. Nessa mesma década, surge o projeto “Um Salto para o Futuro” que objetivava o aperfeiçoamento de professores das séries iniciais. Ainda nos anos 90, podemos citar a criação do Canal Futura, uma iniciativa de empresas privadas para a criação de um canal com programas exclusivamente educativos.
  • SEED/MEC

    SEED/MEC
    Em 1995, também é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) que desenvolveu e implantou, em 2000, um curso a distância vinculado ao Projeto TV Escola, também objetivando a formação de professores.
  • Primeira legislação no Brasil.

    Primeira legislação no Brasil.
    No Brasil a primeira legislação específica para educação a distância no ensino superior surgiu em 1996. As bases legais para essa modalidade foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996.
  • NEaD - UFERSA

    NEaD - UFERSA
    O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), localizado na cidade de Mossoró/RN, foi institucionalizado a partir da resolução CONSEPE/UFERSA Nº 007/2010, de 19 de agosto de 2010, que cria o Núcleo de Educação a Distância na estrutura organizacional da Pró-reitoria de Graduação da UFERSA e aprova o regimento. O NEaD da UFERSA desenvolve seu primeiro curso de graduação na modalidade a distância: o Curso de Licenciatura em Matemática.