HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL

  • ABRIL, 1923 FUNDAÇÃO DA RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO

    ABRIL, 1923 FUNDAÇÃO DA RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO
    EDGAR ROQUETE PINTO E HENRY MORIZE FUNDARAM A RÁDIO SOCIEDADE DO RIO DE JANEIRO – DEU-SE INÍCIO AOS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS EDUCATIVOS.
  • RADIO DIFUSÃO EDUCATIVA

    RADIO DIFUSÃO EDUCATIVA
    O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE CRIOU O SERVIÇO DE RADIOFUSÃO EDUCATIVA SOB A INFLUÊNCIA DA DITADURA VARGAS
  • Period: to

    A HORA DO BRASIL

    Quando o DPDC se transformou no Departamento Nacional de Propaganda (DNP), em 1938, inaugurou-se o programa "Hora do Brasil", transmitido diariamente por todas as estações de rádio, com duração de uma hora, visando à divulgação dos principais acontecimentos da vida nacional. A partir de 1939 a "Hora do Brasil" passou a ser feita pelo DIP, que tomou o lugar do DNP. O programa destinava-se a cumprir três finalidades: informativa, cultural e cívica
  • A Marinha utiliza ensino por correspondência

    O Exército oferece cursos por correspondência, para preparação de oficiais para admissão à Escola de Comando do Estado Maior, e o Centro de Estudos de Pessoal (CEP) desenvolve cursos de atualização, utilizando material impresso e, alguns, multimídia.
  • INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO

    INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO
    O Instituto Universal Brasileiro, sediado em São Paulo com filiais no Rio de Janeiro e Brasília, como entidade de ensino livre, oferece cursos por correspondência. Foi fundado em outubro de 1941 e pode ser considerado como um dos primeiros em nosso país.
  • A UNIVERSIDADE DO AR

    A UNIVERSIDADE DO AR
    Surge no Brasil a Nova Universidade do Ar, patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem comercial (SENAC) e serviço social do comércio (SESI).
  • A TVE NO MARANHÃO

    O sistema de Televisão Educativa (TVE) do Maranhão teve início em 1969 e até hoje oferece, em recepção organizada, com o apoio de orientadores de aprendizagem, estudos de 5* a 8° séries do ensino fundamental, utilizando programas de televisão e material impresso, que permitem aprofundar os conteúdos trabalhados e realizar pesquisas.
    A recepção organizada ocorre em escolas da rede oficial e é administrado pelo Centro Regional de Televisão Educativa do Nordeste.
  • Period: to

    O DECRETO PRESIDENCIAL

    Projeto Minerva criada pelo decreto presidencial nº 408/70 que determina a transmissão de programação educativa em caráter obrigatório, fundamentado posteriormente pela Lei nº 5692/71 no seu capítulo IV e artigos 24 e 25.
  • O PROJETO MINERVA

    O PROJETO MINERVA
    O Projeto Minerva, transmitido pela Rádio MEC, com apoio de material impresso, permitiu a milhares de pessoas realizarem seus estudos básicos, o projeto tinha função de suplementação à educação continuada.
  • DÉCADA DE 90

    É MARCADA PELA DISSEMINAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, QUE CULMINOU COM O INCREMENTO DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET E O FORTALECIMENTO DA EAD. CRIAÇÃO DO CEAD (Centro Nacional de Educação à Distância (CEAD), CRIAÇÃO DA SEED (Secretaria de Educação à Distância ).
  • CREDENCIAMENTO DA ABT PARA EAD

    ABT- Associação Brasileira de Tecnologia Educacional A ABT cria o programa de aperfeiçoamento do magistério de 1° e 3° grau.
  • PROGRAMA TV ESCOLA

    Programa TV Escola- Ministério da Educação O Programa TV Escola produz material televisivo com transição pelo Brasil Sat e recepção por parabólica. Centro Nacional de Educação a Distancia O CEAD era responsável por projetos que incorporassem novas tecnologia.Criado pelo Departamento Nacional do Senac.
  • A EAD NA LDB 9394/96

    A LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 dispôs a educação a distância em dispositivos, sendo um artigo, quatro parágrafos e três incisos. Artigo 80. O poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
  • REGULAMENTAÇÃO DA EAD NO BRASIL

    O Decreto 5.622 em seu artigo 1º. DEFINE A EAD COMO:
    ...modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
  • ALTERAÇÕES PELO DECRETO 6303/2007,

    O Decreto 6303/2007 determina que altere dispositivos dos Decretos 5.622, de 19 de Dezembro de 2005, que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e o Decreto 5.773, de 9 de Maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de Instituições de Educação Superior e Cursos Superiores de Graduação e Seqüencial no sistema nacional de ensino.
  • NOVOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE EM EAD

    Para subsidiar os instrumentos de credenciamento
    e avaliação desses cursos em graduação
    e especialização, o Parecer CNE/CES Nº 197/2007 atualiza e detalha os Referenciais de Qualidade estabelecidos no Decreto 5622/05 e complementa o Decreto 5773/06.